Ásia

39.3101.86
Fonte: Wikivoyage
Ásia

A Ásia é o maior continente do mundo em área e população, com 4,4 bilhões de pessoas, mais da metade da população mundial.

O continente é muito grande e diverso para ser conceituado como um único "destino" de viagem digerível. As opções de viagem variam muito, desde as ruínas do deserto e mega-shoppings modernos do Oriente Médio até os magníficos monumentos antigos e montanhas gigantes no Sul da Ásia, desde bangalôs na praia e caminhadas na selva do Sudeste Asiático até as megacidades e capitais de tecnologia do Leste Asia.

A Ásia recebe um grande número de viajantes, tanto para turismo quanto para negócios. Muitas das cidades mais visitadas do mundo estão na Ásia, incluindo Bangkok, Mumbai, Dubai, Hong Kong, Istambul, Macau, Meca, Seul, Xangai, Taipei e Tóquio.

A Ásia oferece destinos intrigantes para todos os tipos de viajantes, sejam eles novatos ou experientes das estradas. As opções mais fáceis incluem países modernos e prósperos como o Japão e os Tigres do Leste Asiático de Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul, onde as pessoas desfrutam de padrões de vida muito elevados. Existem também países pobres da Ásia com níveis significativos de desnutrição, como Camboja, Afeganistão, Laos e Timor Leste. Alguns países estão bem estabelecidos na rota turística de baixo custo, incluindo Tailândia, Vietnã e Indonésia, mas há outros países que restringem estritamente o turismo a certas regiões ou tipos de turismo, como o Butão e as Maldivas. A Coreia do Norte e o Turcomenistão, facilmente os Estados mais isolados e repressivos do mundo, vão ainda mais longe, com excursões em grupo constantemente observadas e dedicadas a seus "grandes líderes". Claro, também existem muitos países situados no meio-termo, que é onde se podem colocar as potências emergentes da China e da Índia; essas terras imensas e populosas são destinos de viagem maravilhosos devido à sua longa história, tradições e diversidade.

Regiões e países[editar]

RússiaEuropaExtremo OrienteOceaniaPapua New GuineaAustraliaSudeste AsiáticoÁfricaOriente MédioSul da ÁsiaÁsia CentralCáucaso
Clique em uma região para explorar!
Cáucaso (Abecásia, Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Ossétia do Sul)
O Cáucaso é uma cadeia montanhosa que liga a Europa ao Oriente Médio, com uma herança viva desde os tempos antigos.
Ásia Central (Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão)
O centro da Rota da Seda, esses países oferecem paisagens espetaculares de desertos a montanhas e uma verdadeira aventura com muitas mesquitas antigas.
Extremo Oriente (China (continente), Hong Kong, Japão, Macau, Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan)
A perfeita dicotomia antigo versus novo, a maior das megacidades na vanguarda do desenvolvimento tecnológico combina com templos bem preservados e locais de antigas culturas e filosofias ainda presentes na sociedade cotidiana. As vastas planícies abertas da China rural e da Mongólia oferecem algo bem diferente.
Médio Oriente (Bahrain, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen)
Lar de uma das civilizações mais antigas da história do mundo, bem como onde se originaram as três religiões abraâmicas, agora é uma das regiões de crescimento mais rápido do mundo, com desenvolvimento crescente e um rico patrimônio.
Rússia (Urais, Sibéria)
O norte da Ásia pertence à Rússia. Embora a região seja tradicionalmente conhecida como Sibéria, este também é o nome de uma região federal que forma a parte interna da Rússia asiática. Esta é uma região vasta e escassamente povoada que se estende do Ártico aos desertos da Ásia Central.
Sul da Ásia (Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka)
Cursos de água tropicais e úmidos no sul, algumas cidades caóticas e animadas e muitos locais históricos antigos que podem ser encontrados no meio. Há muita diversidade religiosa aqui.
Sudeste Asiático (Brunei, Camboja, Timor Leste, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar (Birmânia), Filipinas, Cingapura, Tailândia, Vietnã)
Quente e úmido, mosteiros budistas, praias tropicais, uma vida de rua agitada, bem como várias igrejas e mesquitas, o sudeste da Ásia oferece escapadelas descontraídas da turbulência, cidades agitadas populares entre os mochileiros.


A fronteira tradicional da Ásia-Europa com a Rússia são os montes Urais e o rio Ural. Por razões culturais e históricas, algumas partes do Cáucaso são consideradas europeias. O Bósforo que divide Istambul também é considerado a fronteira entre a Ásia e a Europa. Sinai fica geograficamente na Ásia, mas politicamente faz parte do Egito. E no outro extremo da Ásia, a placa continental da Austrália também inclui partes da Indonésia, que geralmente é contada como parte do Sudeste Asiático. Da mesma forma, a ilha de Chipre faz parte geograficamente da Ásia, mas geralmente é considerada parte da Europa.

Cidades[editar]

A Praça Vermelha, vista do noroeste, mostrando a Catedral de São Basílio e a Torre do Salvador, na Rússia
Visão noturna de placas coloridas em Kabukichō, Shinjuku, na capital japonesa Tóquio
  • 1 Bangkok— a movimentada capital cosmopolita da Tailândia com templos, vida noturna e fervor
  • 2 Pequim— capital da República Popular da China com a Cidade Proibida e muitos locais culturais.
  • 3 Dubai— mais moderna e progressiva nos Emirados Árabes Unidos, desenvolvendo-se em um ritmo inacreditável
  • 4 Hong Kong— uma metrópole verdadeiramente de classe mundial com uma mistura única de herança chinesa e britânica
  • 5 Jerusalém— contendo o Patrimônio Mundial da UNESCO da Cidade Velha, esta cidade é sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos
  • 6 Mumbai— capital financeira da República da Índia, cidade mais diversa, agitada e cosmopolita, conhecida por sua vida noturna e conhecida como a casa da indústria do entretenimento.
  • 7 Seul— belos palácios, boa comida e uma vida noturna agitada, Seul é uma maneira frenética de experimentar a Ásia do antigo e do novo
  • 8 Cingapura— cidade-estado moderna e rica com uma mistura de influências chinesas, indianas, malaias e britânicas
  • 9 Tóquio— a maior cidade do mundo traz uma metrópole enorme, rica e fascinante com visões de alta tecnologia do futuro lado a lado com vislumbres do antigo Japão

Entenda[editar]

A Ásia é o berço de onze religiões principais, incluindo hinduísmo, budismo, islamismo, cristianismo, judaísmo, xintoísmo, taoísmo, jainismo e a fé bahá'í, sem mencionar inúmeras outras religiões tribais. É também o lar das cidades de crescimento mais rápido do mundo, uma ampla variedade de cozinhas exóticas, as cadeias de montanhas mais altas do mundo e algumas das culturas mais antigas do mundo.

Geografia[editar]

O deserto de Wadi Rum é uma reserva natural na Jordânia com paisagens deslumbrantes e caracterizada por sua areia vermelha

A Ásia é de longe o maior continente e, como tal, é extremamente variado geograficamente. A Ásia contém todos os climas e terrenos possíveis, das planícies geladas da Sibéria às selvas da Indonésia e aos desertos da Arábia.

O ponto mais alto da Ásia (e do mundo) é o Monte Everest, no Himalaia, ao longo da fronteira do Tibete e do Nepal, que se eleva a 8.848 metros (29.029 pés) acima do nível do mar. Seu ponto mais baixo é o Mar Morto, localizado nos pontos de encontro de Israel, Palestina e Jordânia, cuja superfície está 400 metros (1.300 pés) abaixo do nível do mar. O rio mais longo da Ásia é o Yangtze, que corre 6.300 km (3.900 milhas) através da China desde o alto planalto tibetano até Xangai. Seu maior lago é o Mar Cáspio, de 386.400 km² (149.200 milhas quadradas), que é cercado por várias nações da Ásia Central. A Ásia é limitada pelo Oceano Pacífico a leste, pela Austrália a sudeste e pelo Oceano Índico ao sul. Faz fronteira com o Mar Vermelho a sudoeste, com a Europa e os Urais a oeste e com o Oceano Ártico a norte.

O Leste Asiático (China, Japão, Coreia) é relativamente temperado, com diferenças sazonais distintas. O Sul e o Sudeste Asiático (Tailândia, Indonésia, Índia, etc.) é geralmente quente durante todo o ano, mas com uma estação chuvosa e seca. A maioria das florestas tropicais e praias da Ásia podem ser encontradas aqui. A Ásia Ocidental (Irã, Arábia Saudita, Líbano etc.) é quente e geralmente seca. Os invernos podem ser amenos, mas o verão pode ser extremamente quente. O centro e o norte da Ásia têm clima continental com os invernos mais frios fora da Antártica e verões quentes; em alguns lugares, a diferença entre as máximas e mínimas históricas pode ser superior a 100° C.

História[editar]

A história da Ásia é longa, complexa e diversa o suficiente para que algumas universidades tenham departamentos inteiros dedicados a ela e uma história completa seria um trabalho em vários volumes.

A maioria dos artigos de países e alguns artigos de regiões ou cidades incluem resumos da história relevante. Consulte-os para obter informações básicas ou consulte a Wikipédia, outros sites ou uma biblioteca para obter mais detalhes. A maioria dos artigos da Wikivoyage inclui uma ligação para o artigo correspondente da Wikipédia.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Os aeroportos mais movimentados da Ásia incluem Hong Kong (IATA: HKG), Dubai (IATA: DXB), Pequim (IATA: PEK), Cingapura (IATA: SIN), Bangkok (IATA: BKK), Seul (IATA: ICN), Tóquio (IATA: NRT, IATA: HND) e Jakarta (IATA: CGK). Se você estiver indo para qualquer lugar da Ásia, é provável que você passe por pelo menos um desses aeroportos, seja como intermediário ou como parada final. Felizmente para aqueles com longos tempos de viagem, eles são alguns dos aeroportos mais bem equipados do mundo, conhecidos por seu serviço eficiente e grandes distrações. Além disso, Xangai (IATA: PVG), Guangzhou (IATA: CAN), Nova Delhi (IATA: DEL), Mumbai (IATA: BOM e Chennai (IATA: MAA) são os principais centros de viagens para a China e o subcontinente indiano. Para o Oriente Médio, Doha (IATA: DOH) e Abu Dhabi (IATA: AUH) também têm conexões razoavelmente boas.

De trem[editar]

Se você estiver vindo para a Ásia de trem, provavelmente virá pela Rússia ou Turquia, embora possam existir outras opções. Para uma experiência interessante, experimente a Ferrovia Transiberiana ou, alternativamente, algumas das linhas de Moscou à Ásia Central.

De barco[editar]

Os portos asiáticos são destinos de cruzeiros, e várias empresas, como a Royal Caribbean e a Princess, fazem cruzeiros na Austrália, enquanto a Holland America viaja pelo Pacífico a partir da América do Norte. Viajar de cargueiro é outra opção, inclusive se você deseja viajar para portos na parte asiática do Mediterrâneo. Vindo da África, a pirataria marítima é uma ameaça a ser levada a sério.

Há acesso de balsa da Ásia para a África e vice-versa, via Jordânia e Egito. Em 2019, as balsas ainda conectam o Egito africano com a Ásia via ABMarine. No entanto, você não terá permissão para deixar o Sinai rumo ao resto da África, a menos que pegue a balsa de Nuweiba, Egito, de Aqaba, na Jordânia. Sair da Ásia para a África via Israel fará com que você não consiga deixar o Sinai para o resto da África, pois você não pode obter permissão para ir mais longe na África ao usar as fronteiras israelenses ou mesmo o porto de Taba, Egito.

A balsa de Nuweiba é a única opção se você deseja viajar de balsa e por terra para a África. Se você entrar na Ásia nesta rota, várias nacionalidades podem entrar sem visto, desde que você saia da Jordânia pela mesma cidade dentro de 30 dias devido ao Acordo Comercial AZEA.

A pé[editar]

Algumas cidades, incluindo Ecaterimburgo e Istambul, são construídas sob o que é comumente considerado a linha divisória entre a Europa e a Ásia e você pode caminhar confortavelmente por essa linha se já estiver na cidade.

Circular[editar]

De avião[editar]

As viagens aéreas são um bom meio de transporte entre os muitos destinos turísticos desta grande região. As tarifas são, em média, mais baixas do que na Europa ou América, e as companhias aéreas de baixo custo na Ásia estão expandindo rapidamente suas redes, especialmente no Sudeste Asiático. Além disso, a Ásia também abriga algumas das companhias aéreas de serviço completo mais conceituadas do mundo, como Singapore Airlines, Cathay Pacific de Hong Kong, Korean Air e Asiana Airlines da Coreia do Sul, All Nippon Airways do Japão (ANA) e Japan Airlines (JAL), EVA Air de Taiwan e as três grandes companhias aéreas do Oriente Médio — Emirates, Qatar Airways e Etihad Airways —, que são boas opções para quem deseja gastar algum dinheiro extra para voar com relativo conforto e melhor serviço.

De barco[editar]

Os serviços de balsa conectam a China, a Coreia do Sul e o Japão no Leste Asiático. Existem também muitos serviços para as nações insulares do Sudeste Asiático, incluindo Filipinas, Indonésia, Singapura e Malásia.

De trem[editar]

Existem redes ferroviárias altamente desenvolvidas na Índia, China, Coreia do Sul, Taiwan e Japão, bem como serviços menos desenvolvidos em todo o Sudeste Asiático. A maioria desses países, mas principalmente a China, também tem investido muito em ferrovias de alta velocidade, e mesmo para distâncias mais longas, os trens podem ser uma opção vantajosa não apenas em termos de vistas e conforto, mas também em termos de preço e velocidade, especialmente se você calcular o tempo e o dinheiro economizados. Na Rússia e na Índia, grandes partes do país são servidas principalmente por trens lentos e é uma maneira excelente de entrar em contato com os locais ou apenas ver o país passar pela janela. A China e o Japão estão expandindo suas redes de alta velocidade, com a China até planejando construir ligações internacionais com o Sudeste Asiático e possivelmente com a Coreia do Sul ou do Norte. A rede relativamente jovem de linhas de alta velocidade da Coreia do Sul também está planejada para expandir nas próximas décadas; no entanto, devido à situação política, as ligações internacionais são improváveis ​​no futuro imediato.

De ônibus[editar]

Viajar de ônibus é uma opção para o viajante que se preocupa com o orçamento na maioria dos países asiáticos e, muitas vezes, uma boa maneira de entrar em contato com os habitantes locais. A qualidade dos serviços varia enormemente, desde ônibus luxuosos, confortáveis ​​e rápidos até ônibus escolares antigos, onde você poderia realmente sentar ao lado de uma galinha viva.

De carro[editar]

Como a Ásia tem uma alta densidade populacional em muitos lugares e a construção de novas estradas nem sempre acompanhou o crescimento do tráfego, o congestionamento é um grande problema, especialmente nos centros urbanos. Dito isto, um carro é geralmente uma boa e às vezes a única maneira de explorar áreas mais remotas. Lembre-se de que trazer um carro pode exigir uma série de formulários e autorizações; você provavelmente precisará de uma carteira de motorista internacional e outras burocracias.

A China Continental (excluindo Macau e Hong Kong) não aceita carteiras de motoristas internacionais. Se você quiser ir para ou através da China de carro, você precisa obter uma carteira de motorista local ou contratar um motorista.

Transporte local[editar]

Muitos lugares têm táxis, muitas das grandes cidades têm bons sistemas de trilhos ou ônibus urbanos, é possível caminhar ou andar de bicicleta em alguns lugares, e alguns viajantes se locomoverão principalmente em ônibus de turismo. O Japão, por exemplo, tem ferrovias urbanas de classe mundial (embora caras) por décadas.

Em muitos lugares outras opções também estão disponíveis e geralmente são essas as que os habitantes locais usam principalmente. Se "quando estiver em Roma, faça como os romanos" faz parte da sua filosofia de viagem, então você definitivamente deve considerá-los. Em grande parte da Ásia, existem vários tipos de caminhões ou vans modificadas para transportar passageiros. Em muitos lugares, também existem triciclos movidos a pedal ou motocicletas.

Algumas áreas também têm mototáxis (habal-habal em filipino). Estes são muito arriscados e desconfortáveis ​​para muitos viajantes, mas alguns gostam deles.

Veja[editar]

Todos os picos acima de 7.000 metros, incluindo o Monte Everest retratado, estão na Ásia

A Ásia possui uma incrível variedade de coisas para se ver. Da desolada tundra siberiana às coloridas cenas de rua indianas, das ruínas às metrópoles brilhantes e futuristas e dos camelos no deserto da Arábia aos dragões de Komodo. É seguro dizer que a Ásia tem algo para todos.

Estendendo-se desde o Ártico até além do Equador, a Ásia é o lar de praticamente todos os tipos de clima e ecossistema que existem no mundo e um número correspondente de diferentes plantas e animais. Quase todas as partes da Ásia apresentam animais icônicos, como pandas, ursos pardos, tigres, macacos, elefantes, crocodilos, camelos e pássaros — embora muitos deles estejam ameaçados na natureza. Também não faltam paisagens incríveis. Vastas florestas boreais cobrem a parte norte do continente intercaladas por alguns dos maiores rios do mundo. Mais ao sul, a Ásia é dominada por um enorme sistema de cadeias de montanhas que vão desde as terras altas da Turquia, passando pelo Irã, Paquistão e Ásia Central até a China — incluindo o Himalaia, que apresenta os picos mais altos do mundo. Muitas montanhas nas partes mais orientais do continente são vulcânicas. Finalmente, a Ásia tropical cobrindo uma parte do Leste e a maior parte do Sul e Sudeste da Ásia, onde não é cultivada ou urbanizada, é dominada por vários tipos de florestas tropicais e milhares de praias que vão desde ilhas paradisíacas isoladas para alguns dos resorts de praia mais populares do mundo na Tailândia.

Lar de mais da metade da população mundial, o berço de todas as principais religiões do mundo e usando todos os sistemas de escrita mais difundidos do mundo, os diferentes povos e culturas que você pode encontrar neste continente são provavelmente ainda mais variados do que as paisagens. Quase todas as regiões da Ásia têm ruínas de algumas das civilizações mais antigas do mundo, muitas vezes remontando a vários milênios. A Terra Santa das religiões abraâmicas pode ser encontrada no Oriente Médio. Da mesma forma, o subcontinente indiano é a fonte do Hinduísmo e Budismo; e o Leste Asiático do Taoísmo e Xintoísmo. A Ásia também testemunha a disseminação das grandes religiões na forma de arquitetura religiosa incrível, incluindo túmulos antigos e casas de culto. Existem também outros tipos de locais históricos, como a Grande Muralha, Petra e os palácios reais e imperiais das dinastias atuais e passadas.

Dança Rejang em Bali, na Indonésia

As influências coloniais não são tão proeminentes como na África, nas Américas ou na Oceania, mas isso não significa que não existam. Praticamente todo o sul e sudeste da Ásia foram durante séculos governados por vários impérios europeus que introduziram coisas como arquitetura ocidental e alimentos (alguns deles das Américas), bem como o cristianismo, as línguas europeias e o alfabeto latino. Não devemos esquecer a Ásia Russa, bem como a Ásia Central que fez parte do Império Russo e da União Soviética durante um século e meio. A história dos séculos XX e XXI, embora em grande parte da Ásia apresentando muitas guerras e outras coisas tristes, também está presente em memoriais e museus. Finalmente, se você deseja mergulhar nas cidades modernas com a maioria dos edifícios mais altos do mundo, vidro, aço e enormes telas de LED, sistemas de transporte extensos e modernos e centros de entretenimento e diversão, a Ásia também é o lugar para ir, especialmente os Estados do Golfo e o Leste Asiático.

Esportes[editar]

Os Jogos Asiáticos são um evento multiesportivo internacional semelhante às Olimpíadas, embora com participação restrita a países asiáticos, bem como a alguns territórios dependentes na Ásia. Os jogos foram realizados pela primeira vez em 1951 e, a seguir, foram realizados a cada quatro anos a partir dos jogos de 1954, dois anos após os Jogos Olímpicos de verão, e apresentam todos os esportes olímpicos, bem como vários esportes não olímpicos.

A edição anterior dos Jogos Asiáticos foi realizada em Jacarta e Palembang, Indonésia, em 2018, enquanto a próxima edição será realizada em Hangzhou, China, em 2022.

Faça[editar]

  • Faça um cruzeiro entre os dramáticos ilhotas e ilhas no mar azul-esmeralda da Baía de Ha Long.
  • Durma a bordo de uma casa flutuante nos remansos de Kerala, na Índia.
  • Experimente a arquitetura do Taj Mahal na Índia.
  • Mergulhe em um mar azul cristalino em Bunaken, Indonésia, para ver um recife de coral colorido e sua grande variedade de peixes tropicais.
  • Escale o Monte Everest, o ponto mais alto da terra (Nepal) ou K2, o segundo mais alto, em Gilgit-Baltistan.
  • Explore Bornéu, uma ilha dividida entre Indonésia, Malásia e Brunei que contém uma das florestas tropicais mais antigas do mundo.
  • Escale o Monte Bromo, Indonésia, uma montanha vulcânica ativa que tem uma paisagem incrível durante o nascer do sol.
  • Faça um tour por Yogyakarta, o centro cultural da Indonésia e porta de entrada para ver o magnífico templo budista Borobudur e o templo hindu de Prambanan.
  • Explore o Lago Toba, o maior lago vulcânico da Indonésia e do mundo.
  • Visite Lombok, uma ilha popular a leste de Bali, com suas belas praias de areia branca, a famosa ilha Gili Trawangan e o Monte Rinjani localizado na Indonésia.
  • Escale o Monte Fuji, um ícone do Japão
  • Assista anime e mangá no Japão.
  • Vá comprar tapetes persas nos bazares da Ásia Central.
  • Para o viajante experiente, visite os dois países stalinistas do mundo, o Turcomenistão ou a Coreia do Norte em uma excursão guiada.
  • Jogue em alguns dos maiores cassinos do mundo em Macau.
  • Relaxe em uma praia nas Maldivas.
  • Visite a Terra Santa em Israel e na Palestina.
  • Viagem através dos berços asiáticos da humanidade, como Mesopotâmia.
  • Visite os parques nacionais e áreas protegidas da Índia

Coma[editar]

A culinária asiática é incrivelmente diversificada, de pão árabe a macarrão chinês, não há realmente falta de comida diferente para você experimentar. O arroz, em suas muitas variedades, é um alimento básico muito comum em toda a Ásia. Comida de rua também está disponível em quase qualquer lugar em grandes variações. O Sudeste Asiático oferece uma grande variedade de frutas tropicais e comida maravilhosa a preços baratos. Muitas partes da Ásia também desenvolveram suas próprias versões da comida ocidental.

Beba[editar]

O chá é a bebida mais comum, especialmente no sul e no leste da Ásia. Nas áreas tropicais, desfrute de frutas frescas e sucos de coco. O suco fresco da cana-de-açúcar está disponível em muitas cidades da Índia. Pode ser servido puro ou com gengibre e limão. Em algumas áreas, água potável pode não estar facilmente disponível. As bebidas à base de iogurte são comuns em algumas áreas.

O álcool está amplamente disponível no norte, sudeste e leste da Ásia. Frequentemente, as grandes cidades ou áreas turísticas têm uma vida noturna moderna. O álcool é ilegal em algumas partes da Índia e em alguns países do Oriente Médio. Embora a cerveja esteja comumente disponível nos países que servem bebidas alcoólicas, ela geralmente usa o arroz como grão básico, o que afeta um pouco o sabor. Outra bebida comum — especialmente no Japão, Coreia e China — é o "vinho de arroz" (mais próximo da cerveja, pois contém mais amido do que açúcar), vendido e produzido sob vários nomes e com uma série de variações na receita básica.

Durma[editar]

Dependendo de onde você estiver, tudo está disponível, desde uma barraca com apenas as instalações mais básicas (se houver) até um hotel cinco estrelas completo. Os preços tendem a refletir isso.

Há todos os tipos de hospedagem tradicional local também: experimente um ryokan no Japão, uma yurt na Mongólia. Qualquer um deles não é apenas um lugar para descansar, mas uma experiência cultural única.

Fique seguro[editar]

Conflitos armados[editar]

Devido ao grande tamanho, a segurança na Ásia varia muito. É um lugar seguro em geral e a maioria das atrações turísticas do continente estão longe de conflitos. Existem, no entanto, algumas regiões em que existem conflitos e/ou ilegalidade em geral. Os exemplos mais óbvios são Afeganistão, Síria, Iêmen e grande parte do Iraque. Um grupo terrorista controla o Afeganistão e também o Iraque está em um estado de conflito armado contínuo. Existem guerras civis em grande escala na Síria e no Iêmen. Esses países são considerados áreas proibidas e devem ser completamente evitados pelos viajantes (se você realmente precisa ir, consulte a segurança da zona de guerra e as autoridades do seu país de antemão).

Embora grande parte do Oriente Médio possa ser visitado sem grandes riscos, é conhecido por suas tensões políticas. A Faixa de Gaza é às vezes uma zona de guerra entre facções palestinas e o exército israelense, e ocorreram sequestros de estrangeiros. Israel tem lidado com ataques de mísseis, bem como atentados suicidas por grupos militantes radicais, como Hamas e Hezbollah, mas principalmente em áreas próximas à Faixa de Gaza e do Líbano (e ataques do Líbano acontecem apenas ocasionalmente). Líbano e Cisjordânia geralmente lida com uma situação política instável e conflito interno.

Algumas regiões do Cáucaso são consideradas perigosas devido aos grupos insurgentes ativos. O Bahrein já experimentou alguma violência política no passado, portanto, verifique as condições atuais antes de ir.

Mais perigosamente, o Paquistão está ativo em conflitos locais. A Caxemira, reivindicada pelo Paquistão e pela Índia, também é uma região com dezenas de milhares de vítimas desde 1989 devido a conflitos políticos e insurgências. O nordeste da Índia lida com dezenas de grupos insurgentes, alguns dos quais têm facções armadas.

O sudeste da Ásia é uma importante região de viagens e a maior parte dela é perfeitamente segura para se visitar. Uma exceção notável é Timor-Leste, que continua a enfrentar tensões étnicas e políticas internas esporádicas, podendo ocorrer violência relacionada. Mas mesmo em alguns países populares, existem algumas áreas que devem ser evitadas. Bangsamoro, uma região autônoma muçulmana em Mindanao, no sul das Filipinas, é uma área de conflito entre o governo e os movimentos separatistas muçulmanos. O resto do país está seguro. A Tailândia, o país mais visitado do Sudeste Asiático, é geralmente seguro, com a notável exceção de quatro províncias do sul, onde os combates entre os militares tailandeses e grupos insurgentes islâmicos ainda continuam, embora os turistas raramente sejam alvos de violência. A Indonésia é um país muito diverso, com grupos armados lutando pela independência em Papua.

O Leste Asiático é geralmente a área mais segura do continente para visitantes, mas também existem tensões políticas nesta região. Você deve estar ciente de que a Coreia do Norte e a Coreia do Sul ainda estão oficialmente em guerra e as hostilidades poderiam, em teoria, recomeçar a qualquer momento, embora a fronteira entre elas ainda seja um destino turístico válido por si só (verifique as condições atuais se você planeja uma visita). Alguns visitantes também foram presos arbitrariamente na Coreia do Norte e, com menos frequência, na China. As tensões crescentes entre os habitantes locais de Hong Kong e o governo central chinês em Pequim levaram a protestos violentos e a um crescente movimento de independência.

Desastres naturais[editar]

Sendo de longe o maior continente, praticamente todo desastre natural imaginável é um risco, pelo menos em algum lugar da Ásia. A área da Rota da Seda é sujeita a terremotos e as áreas ao longo do "Anel de Fogo" do Pacífico — Japão, Filipinas e Indonésia — apresentam vulcões e terremotos. Especialmente no sul e sudeste da Ásia, as chuvas frequentemente resultam em inundações massivas. Tempestades tropicais (tufões e ciclones) são um risco em grande parte da Ásia tropical durante o verão e o outono do hemisfério norte. Tempestades de fumaça e poeira ocorrem frequentemente, especialmente na parte norte da China, tornando-as muito desagradáveis ​​para pessoas com dificuldades respiratórias.

Saúde[editar]

Muitas áreas da Ásia, especialmente o Sudeste Asiático e o Sul da Ásia, são tropicais úmidos e há riscos à saúde associados a viagens nessas regiões. Consulte as doenças tropicais e os artigos do país para obter informações específicas.

Partes da Ásia, como Mongólia e Sibéria, têm invernos extremamente rigorosos. Consulte os artigos dos países ou regiões para obter detalhes. Em algumas áreas, como o Tibete, os viajantes precisarão tomar precauções contra o mal da altitude.

Conectar[editar]

Algumas das melhores e mais baratas conexões de internet do mundo podem ser encontradas em partes da Ásia, com velocidades extremamente rápidas na Coreia do Sul, Japão, Cingapura e muitos outros países, tanto em linhas fixas quanto móveis. Por outro lado, muitos países também ficam para trás e as conexões podem ser difíceis de encontrar.

A censura é um grande problema para a conectividade em um punhado de países, incluindo China, Coreia do Norte e Turcomenistão, onde muitos sites e redes sociais populares estão ativamente bloqueados para uso.


Este artigo é um guia. Ele tem informações repletas sobre o assunto abordado, mas especificações podem faltar.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!