Burundi

-3.66666729.816667
Fonte: Wikivoyage
Burundi

Burundi está passando por revoltas civis com possibilidade de guerra. Recomenda-se evitar qualquer viagem que não seja essencial.
noframe
Bandeira
Informações básicas

Burundi é um país da África Central.

O Burundi é um pequeno país da África Oriental, embora tenha alguns laços culturais e geográficos com a África Central. É cercado por Ruanda, Tanzânia e República Democrática do Congo. Embora o país seja rico em cultura e história, o país está em um estado de instabilidade desde que ganhou independência na década de 1960. O Burundi é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo e tem uma miríade de problemas sociais, políticos e econômicos.

Fatos negativos à parte, Burundi guarda todos os elementos que constituem sua cultura muito rica: danças, ritmos musicais e artesanato. A herança cultural de seus antepassados e antepassados é evidenciada por suas heranças tradicionais e danças. Para aqueles com paciência e uma mente aberta, as recompensas são inesquecíveis.

Regiões[editar]

O país é dividido em 17 províncias (Cibitoke, Kayanza, Ngozi, Kirundo, Muyinga, Bubanza, Muramvya, Gitega, Karuzi, Cankuzo, Bujumbura Rural, Bujumbura Mairie, Mwaro, Ruyigi, Bururi, Rutana, Makamba). Abaixo do nível da província, há "comunas" em áreas rurais e "quartiers" na capital, com um total de 117 desses agrupamentos. Abaixo disso, existem vários níveis mais baixos de administração, incluindo o setor, as 2 639 "colinas", ou encosta, e o menor agrupamento, o "Nyumba Kumi" ou "grupo de 10 casas".

Cidades[editar]

  • 1 — a capital e a segunda maior cidade, no meio do país
  • 2 — a maior cidade, situada na costa nordeste do
  • 3 — cidade do sul
  • 4 — cidade do noroeste
  • 5
  • 6 — cidade do nordeste
  • 7 — cidade do norte

Outros destinos[editar]

  • 1 A reserva natural de Bururi é uma extensão de 3300 hectares de floresta úmida de altitude. A cidade de Bururi oferece aos visitantes este maravilhoso panorama, para visitar o parque primeiro ir ao escritório INECN em Bururi, não é de conhecimento comum entre os bururianos que você tem que fazer isso primeiro. Se lhe for dito que não há taxa de inscrição e não há guias disponíveis, isso não é verdade. No escritório, você pode pagar a taxa de inscrição (FBu5,000) e organizar um guia FBu5,000. Neste lugar existem cerca de 117 espécies de aves e 25 espécies de mamíferos foram identificadas em uma floresta em torno de vegetação multifacetada. Em um circuito de caminhada ao longo das pistas botânicas e trilhas desta floresta, o visitante apreciará plenamente a frescura selvagem de nossas montanhas densamente cobertas com árvores de muitas espécies diferentes. Esta região fica a 33 km de Roumonge. A estrada através dele irá levá-lo dos lagos ao longo de quilômetros de panoramas alucinantes e de tirar o fôlego.
  • 2 . No ápice do Zaire-Nile, com seus 40.000 ha de florestas preservadas, esta é a maior área natural totalmente intocada do Burundi. Sua vida selvagem constitui um abrigo para chimpanzés, babuínos, cercofilia (um macaco) e colobos negros se espalhando para a aproximação dos seres humanos. O parque é atravessado por uma rede de 180 km de trilhos e caminhos usados principalmente por patrulhas de carros de guarda e turistas motorizados. Os guardas do parque irão buscá-lo na floresta disfarçada, onde você poderá descobrir a fascinante atração da floresta primitiva e as canções encantadoras dos pássaros. Cadeias de montanha escondem fontes termais, e o acesso ao parque é feito através das plantações de chá de Teza e Rwegura que contam entre os melhores cenários naturais.
  • 3 — As Reservas Florestais Naturais de Roumonge, Kigwena e Mugara estão em desenvolvimento para permitir que chimpanzés e cercopithecuses encontrem comida suficiente para ficar lá e procriar. As cachoeiras termais situadas na reserva de Mugara permitirão que você se empreste à massagem natural simplesmente tomando banhos sob essas águas elevadas do seio da terra. As praias muito próximas de Tanganica oferecem uma oportunidade para um mergulho e descanso.
  • 4 - Lar de Gustave, o infame crocodilo comedor de homens, o Parque Nacional Rusizi será sua primeira visita ao Burundi pela simples razão de que está muito perto da capital Bujumbura. O Delta do Rio estende-se por mais de 500 hectares de vegetação feita de Phragmites mauritianus. É um abrigo natural para poucas famílias de antílopes e hipopótamos que vêm aqui em busca de pastagens. No final da pista, se você tiver sorte o suficiente, você pode se encontrar com alguns crocodilos dormindo na areia dourada das margens do rio. Os palmeiras Rusizi (situadas na estrada Cibitoke, a 10 km de Bujumbura) também são uma paisagem excepcional que, sem dúvida, fará com que sua mente se afaste das preocupações do dia a dia. Oferece ao visitante um ambiente de vegetação completamente adaptado, colado por apenas algumas chuvas esparsas, feitas de euphorbia, arbustos espinhosos e altas palmeiras da espécie Hyphaena bengalensis var ventricosa. Bem na parte mais profunda da reserva você será capaz de admirar as lagoas naturais deixadas pelos mesinhas Rusizi. Este lugar é um paraíso para os pássaros que vêm aos cem e se alimentam por mergulho. Se você for paciente o suficiente, poderá ver alguns hipopótamos remando nas águas rasas.
  • 5 — O Parque Nacional de Ruvubu encontra-se nas margens do rio Ruvubu e é limitado por montanhas altas. Foi libertado dos habitantes humanos e voltou à vida selvagem completa. A trilha e o comprimento da rede de caminho são de aproximadamente 100 km e incluem muitos mirantes de observação. Você será acomodado em um acampamento recém-construído e poderá contar aos seus amigos quando estiver em casa sobre rastrear búfalos ao longo de suas trilhas, onde a alegre alegria das canções de todos os pássaros africanos que você pode pensar que são ouvidas a cada passo.
  • 6 — A Reserva Natural do Lago Rwihinda é um verdadeiro santuário para aves aquáticas migratórias que chegam ao local aos milhares para se reproduzir. Todos esses pássaros agora protegidos podem nidificar mais e mais sobre esses pântanos verdes e ilhotas do lago. Guindastes de crista e garças vivem lá uma vida tranquila. O visitante pode derivar em barcaças para se aproximar de muitas espécies de aves sem risco de assustá-los.
  • 7 — Trata-se de uma reserva florestal que pode ser acessada a partir da cidade de Rumonge. A principal atração são os chimpanzés. As instalações para visitantes são quase inexistentes, mas se você for ao escritório do INECN (lembre-se de pronunciá-lo da maneira francesa ao pedir direções, aproximadamente "ENCN" pronunciado pela maneira inglesa) em Rumonge você deve ser capaz de organizar uma visita. Geralmente é configurado para as pessoas com seu próprio transporte, mas uma visita de transporte local pode ser organizada. Espere pagar FBu10,000 pela entrada e guia se você ver chimpanzés, FBu5,000 se não. Você deve ser capaz de organizar o transporte de Rumonge para cerca de FBu15,000 para uma viagem de volta. Os chimpanzés aqui não estão habituados aos seres humanos, então não espere os encontros próximos que são possíveis em alguns lugares.

Entenda[editar]

Burundi é de cerca de 27.834 km 2 (10.747 sq mi) grande e tem uma população de quase 12 milhões de pessoas, tornando-se um dos menores países do mundo. Embora o país esteja sem litoral, grande parte da fronteira sudoeste é adjacente ao Lago Tanganyika, um dos lagos mais profundos do mundo.

A região foi colonizada no século XIX como parte da África Oriental Alemã, depois tomada pela Bélgica após a Primeira Guerra Mundial. Tornou-se independente em 1962.

O Burundi é uma das nações mais pobres e menos desenvolvidas do mundo. A grande maioria dos burundianos vive na pobreza e trabalha como agricultores de subsistência. Há muitas razões por trás da falta de desenvolvimento e da pobreza do Burundi: guerras civis, instabilidade política, corrupção, falta de acesso à educação e efeitos do HIV/AIDS.

Cobalto e cobre estão entre os recursos naturais do país. Outros recursos incluem café, açúcar e chá.

A população do Burundi hoje é composta principalmente pelo grupo étnico hutu (85%), seguido pelos tutsis (14%) e Twa (1%).

História[editar]

As primeiras pessoas conhecidas a viver no Burundi foram os Twa, um pequeno povo "pygmy" que permanecem como um grupo minoritário lá. O povo hutu e tutsi mudou-se para a região há várias centenas de anos e dominou-a. Como grande parte da África, o Burundi passou por um período de domínio colonial europeu. No início do século XX, a Alemanha e a Bélgica ocuparam a região, e Burundi e Ruanda juntas se tornaram uma colônia européia conhecida como Ruanda-Urundi.

Isso terminou com sua independência da Bélgica em 1962. Nas décadas desde então, o Burundi conhece guerras civis entre as populações hutus e tutsis (como o genocídio mais conhecido em Ruanda, ao norte), e uma série de assassinatos políticos. A paz e o restabelecimento da democracia civil ocorreram em 2005 com um cessar-fogo e a eleição do ex-rebelde hutu Pierre Nkurunziza como presidente.

O clima[editar]

O Burundi em geral tem um clima tropical de terras altas, com uma considerável faixa de temperatura diária em muitas áreas. A temperatura também varia consideravelmente de uma região para outra, principalmente como resultado de diferenças de altitude. O planalto central goza de climas agradavelmente frios, com uma temperatura média de 20 oC (68 ?F). A área ao redor do Lago Tanganyika é mais quente, com média de 23 oC (73 oF); as áreas montanhosas mais altas são mais frias, com média de 16oC (61o ?F). A temperatura média anual de Bujumbura é de 23oC (73 ?F). A chuva é irregular, caindo mais pesadamente no noroeste. As estações secas variam em duração, e às vezes há longos períodos de seca. No entanto, quatro estações podem ser distinguidas: a longa estação seca (junho-agosto), a curta estação chuvosa (setembro-novembro), a curta estação seca (dezembro-janeiro) e a longa estação chuvosa (fevereiro-maio). A maior parte do Burundi recebe entre 1.300 e 1.600 mm (51 e 63 pol.) de chuvas por ano. A planície de Ruzizi e o nordeste recebem entre 750 e 1.000 mm (30 e 39 in).

Chegar[editar]

Imigração e requisitos de visto[editar]

Todas as nacionalidades exigem um visto para visitar o Burundi, exceto cidadãos de Uganda, Ruanda, Quênia, Tanzânia e República Democrática do Congo. Na Europa, os vistos estão disponíveis na Embaixada do Burundi em Londres, no Reino Unido bem como embaixadas em Berlim, Bruxelas e Haia. Um visto de turista de 30 dias da Embaixada do Burundi em Londres custa 60 libras. Embaixadas em outros lugares fornecem um visto de entrada múltipla de 30 dias por US $ 90.

A partir de 2023, dois tipos de visto estão disponíveis no aeroporto de Bujumbura: 3 dias por US $ 40 e visto de entrada múltipla de 30 dias por US $ 90. Ao entrar no Burundi por terra, o único visto disponível é um visto de trânsito de 3 dias que custa US $ 40. Por favor, note que o site do governo do Reino Unido afirma incorretamente que vistos de 30 dias estão disponíveis nas fronteiras terrestres. Uma extensão de visto do escritório de imigração em Bujumbura custa US $ 20 por 10 dias ou US $ 50 por 30 dias. Você precisará de uma foto do passaporte, o recibo original do seu visto de 3 dias e cópias da página de informações do seu passaporte e da página de carimbo de chegada. No prédio da imigração, encontre o escritório 121, que é o escritório de vistos. O escritório de imigração é um lugar caótico, e este processo levará algumas horas, pelo menos.

De avião[editar]

1 Aeroporto Internacional de Bujumbura () Em que o es., . E

De barco[editar]

Você pode usar os ferries para viajar ao longo do Lago Tanganyika, mas eles não funcionam regularmente.

De carro[editar]

De autocarro/ônibus[editar]

Os autocarros estão disponíveis principalmente para Bujumbura. Existem autocarros internacionais de Kigali, Ruanda e Kigoma, Tanzânia. As empresas incluem Volcano e Luba Express.

Também é possível entrar no Burundi a partir do leste. Para fazer isso, pegue um ônibus para Kabanga, Tanzânia, e de lá pegue um táxi compartilhado até a fronteira do Burundi.

As linhas de ônibus expressos de Luba percorrem um ônibus diário de Kigoma através da passagem de fronteira de Manyovu. Você também pode pegar um ônibus para Bujumburu a partir da fronteira via Mabanda depois de tomar um boda-boda através do posto de fronteira. Táxis compartilhados estão disponíveis para a fronteira de Kigoma.

Os micro-ônibus também correm de Gatumba, na fronteira com a RDC, até Bujumbura.

De comboio/trem[editar]

Circular[editar]

O transporte rodoviário e aquático são as principais maneiras de se locomover. Não há ferrovias no país, e o aeroporto de Bujumbura é o único com voos programados (todos internacionais).

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

A cultura de trânsito é moderada, mas os motoristas devem ter cuidado. Cuidado com os pedestres andando no meio da estrada, não tenha medo de usar a buzina. Além disso, os motoristas locais, particularmente os motoristas de táxi e van, ignoram as regras de trânsito com muita frequência.

Em Bujumbura, o tráfego pode ser muito confuso às vezes e as estradas rurais são estreitas e sinuosas devido ao terreno montanhoso. Estradas são de qualidade decente. As principais estradas estão pavimentadas.

As estradas ao longo das margens do Lago Tanganica são perigosas; eles estão em más condições e não são cercados nos pontos mais íngremes.

Táxi é uma opção para viagens interurbanas também. Por exemplo, uma viagem de ida e volta entre Bujumbura e Gitega de táxi custaria cerca de US $ 50, incluindo o combustível.

De autocarro/ônibus[editar]

Existem autocarros entre Bujumbura e outras cidades do país.

De comboio/trem[editar]

Fale[editar]

Embora a maioria dos viajantes vai encontrar que eles podem se locomover de forma passageira com um conhecimento de trabalho de francês e cada vez mais Inglês, alguma familiaridade com Swahili ou a língua local relacionada, Kirundi, é útil, particularmente em áreas rurais. O problema pode ser que Kirundi é extremamente difícil de aprender. Kirundi e Kinyarwanda (a língua oficial em Ruanda) são bastante semelhantes.

Compre[editar]

Taxas de câmbio para francos burundianos

A partir de janeiro de 2024:

  • US$1 ? FBu2850
  • ?1 ? FBu3100
  • UK ?1 ? FBu3600

As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para estas e outras moedas estão disponíveis a partir de XE.com

A moeda é o franco burundiano, denotado pelo símbolo "FBu " (código ISO: BIF).

As notas no Burundi são emitidas em denominações de 20, 50, 100, 500, 1.000, 2.000, 5.000 e 10.000 francos.

  • O banco DTB, o Ecobank, o CRDB e o KCB têm caixas eletrônicos no Burundi, onde você pode obter uma retirada em dinheiro com o Visa Card ou MasterCard. O site do Ecobank tem uma lista completa de locais.

Shopping[editar]

O Burundi é dotado de artesanato muito florescente, com formas delicadas e atraentes únicas.

O Burundi desenvolveu as artes plásticas apenas recentemente. O visitante poderá encontrar artistas talentosos de Gitega e Bujumbura capazes de esculpir cenários em tábuas de madeira e pintar paisagens com fundos azulados lindamente sombreados.

Coma[editar]

Para o visitante internacional, o Burundi oferece algumas surpresas culinárias: peixes frescos do Lago Tanganica e produtos do rico solo vulcânico do país são particularmente notáveis. Há uma comunidade considerável do sul da Ásia, oferecendo pratos curdos ao lado do arroz e feijão mais tradicionais e ofertas europeias de inspiração francesa. Para refeições mais leves, samosas e carnes espetado são comuns, e bananas e frutas frescas são frequentemente servidas como um lanche doce.

O prato nacional é brochettes de carne (kebabs) e bananas grelhadas (pequena de cozida) disponíveis em quase todos os lugares.

Outros pratos de assinatura são:

  • Poro de Refeição-Refeição
  • Peixes de Sangala decorados com cebolas e carne coseira

Beba e saia[editar]

Refrigerantes e cerveja estão prontamente disponíveis. Como em Ruanda e RDC, grandes garrafas Primus de 72 cl estão disponíveis entre USD1-2, bem como Amstel, que é cerca de US $ 2. Ambos são produzidos localmente e de boa qualidade.

Durma[editar]

Embora o alojamento em áreas rurais possa ser básico, Bujumbura abriga vários hotéis de nível internacional, atendendo a uma empresa principalmente da ONU e da internacional. Os hotéis notáveis incluem o Source du Nil (USD120/noite), o Hotel Botanika (USD85/noite), o Clos de Limbas (USD70/noite) e o novo e anglófona Sun Safari.

Uma opção mais barata é o Camel África Hotel em Bujumbura por noite.

Aprenda[editar]

Há uma falta de oportunidades educacionais no Burundi, mesmo para os cidadãos burundianos. Anos de guerra e instabilidade prejudicaram gravemente o sistema educacional do país e as taxas de matrículas escolares são bastante baixas.

É improvável que a cena educativa do país seja atraente para a maioria das pessoas que leem o Wikivoyage.

Trabalhe[editar]

O Burundi geralmente não é considerado um dos principais destinos para o avanço na carreira. Infraestrutura fraca, instabilidade política, um sistema burocrático ineficiente, falta de transparência e baixos salários não fazem do país um lugar altamente popular para se trabalhar.

Devido à falta de oportunidades no Burundi, muitos burundinianos frequentemente migram para outros países.

Muitas ONGs estão situadas no Burundi. Se você tem experiência em política ou relações internacionais, trabalhar no país não será uma má ideia. Além disso, o país é um ótimo lugar para desenvolver ainda mais suas habilidades na língua francesa e aprofundar sua compreensão da política e do governo.

Segurança[editar]

Nota: A Irlanda desaconselha todas as viagens ao Burundi devido à sua situação de segurança altamente imprevisível.

Canadá, Nova Zelândia e o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido desaconselham todas as viagens, exceto as essenciais, para o Burundi, e contra todas as viagens para as províncias de Cibitoke e Bubanza e algumas regiões do nordeste do país.

Consultores de viagens
  • Austrália
  • O Canadá
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Reino Unido
  • Estados Unidos da América
(Informações atualizadas pela última vez 16 Aug 2023)

Embora alguma aparência de normalidade tenha retornado a grande parte do país com a conclusão da transição democrática do país e um chefe de Estado democraticamente escolhido em agosto de 2005, os viajantes devem ser avisados de que ainda há insegurança significativa em todo o país e exercer extrema cautela. Além do grupo rebelde ainda ativo, as Forças Nacionais de La Libération (FNL) que continuam a atacar forças do governo e civis, continuam as ameaças representadas pelo banditismo e assalto à mão armada, bem como pequenos crimes. Os visitantes devem ter cautela, evitar viajar depois de escurecer e estar cientes das leis de toque de recolher. Muitas estradas fecham à noite, e a maioria das embaixadas coloca toques de recolher em sua equipe. Como em qualquer outro conflito ou situação pós-conflito, os visitantes devem consultar sua embaixada para serem informados dos últimos desenvolvimentos locais e serem sensíveis ao ambiente de segurança em mudança.

Saúde[editar]

Cuidado com os alimentos de quiosque e evite água não cobólica. Certifique-se também de ter sido vacinado.

Como em muitos outros países africanos, a infecção pelo HIV é generalizada. Em 2012, o UNICEF estimou 1,3% da população adulta está vivendo com HIV.

Respeite[editar]

Como é o caso em todos os países africanos, o Burundi é uma sociedade hierárquica, o que significa que o respeito pelos mais velhos é importante. Sempre trate uma figura mais velha / autoridade com um grande grau de respeito, e não faça nada que faça uma figura mais velha / autoridade se sentir desafiada.

Os burundianos são orientados para a família. É comum que os pais do Burundi estejam intimidariamente envolvidos na vida de seus filhos, e eles visam estudar seus filhos em comportamento adequado, valores comunitários e valores familiares. Passar comentários injustificados e / ou críticas sobre os membros da família de alguém é considerado rude.

Se você foi convidado para uma casa no Burundi, você pode ser regado com lanches e bebidas. Não rejeite nenhum destes; é considerado maneiras rudes para fazê-lo e pode fazer com que seu anfitrião pense que você não aprecia sua hospitalidade.

Mantenha contato[editar]

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!