Costa do Marfim

8-6
Fonte: Wikivoyage
África > África Ocidental > Costa do Marfim
Costa do Marfim

A Costa do Marfim está a passar por um período de instabilidade política e violência, e seria melhor evitar viagens desnecessárias ao país nesta altura.
noframe
Bandeira
Informações básicas

Costa do Marfim é um país da África Ocidental. Costa do Marfim é Ivory Coastum país da África Ocidental, visitado por suas praias, floresta tropical, vida selvagem e aldeias turísticas.

Entenda[editar]

História[editar]

As populações indígenas estiveram política e socialmente isoladas até épocas muito recentes. Os antecessores da população atual se instalaram na área entre os séculos XVIII e XIX. Os exploradores portugueses chegaram no século XV e iniciaram o comércio de marfim e escravos do litoral. No século XVII estabeleceram-se diferentes Estados negros, entre os quais se destacou o dos baules por suas atividades artísticas. No final do século, os franceses fundaram os entrepostos de Assini e Grand-Bassam e, no século XIX, celebraram uma política de pactos com os chefes locais com o objetivo de estabelecer uma colônia. Em 1887 iniciou-se a penetração para o interior. A região se tornou uma colônia autônoma em 1893. Em 1899, passou a fazer parte da Federação da África Ocidental Francesa. A ocupação militar ocorreu entre 1908 e 1918, enquanto se construía a linha férrea entre o litoral e Bobo-Dioulasso, hoje pertencente a Burkina Faso.

Em 1919, a parte norte da colônia se tornou independente. Abidjan permaneceu sob jurisdição francesa durante a Segunda Guerra Mundial, embora a França estivesse ocupada pelos alemães. Em 1944, foi criado o Sindicato Agrícola Africano, que deu origem ao Partido Democrático da Costa do Marfim (Parti Démocratique de la Côte d'Ivoire). Entre 1950 e 1954, foi construído seu porto. Em 1958, foi proclamada a República da Costa do Marfim, como república autônoma dentro da Communauté française (Comunidade Francesa) e, em 1960, alcançou a independência plena.

Foi eleito presidente Félix Houphouët-Boigny, líder do Parti Démocratique de la Côte d'Ivoire--Rassemblement Démocratique Africain, até 1990 foi a única agremiação política legal no país. Com um alinhamento político pró-ocidental, a Costa do Marfim esteve em foco na década de 1970, ao tentar intervir pela via das negociações na resolução do apartheid na África do Sul.

As eleições de 1990, a primeira em que houve uma disputa real pelo poder, foram disputadas por todos os partidos políticos já legalizados, tendo o presidente Houphouët-Boigny sido reeleito para um sétimo mandato. Também em 1990 o Papa João Paulo II visitou a Costa do Marfim, onde consagrou, em Yamoussoukro, uma suntuosa basílica, oficialmente construída às expensas do presidente. Houphouët-Boigny, apesar de numerosas tentativas de golpes de estado e da instabilidade social provocada por crises econômicas, manteve-se no poder desde a independência até dezembro de 1993, quando faleceu.

O antigo presidente da Assembléia Nacional (Parlamento), Henri Konan Bedié, assumiu a presidência da República em 1993 e foi confirmado no cargo em 1995. No dia 24 de dezembro de 1999, um golpe de Estado, comandado pelo general Robert Guel (Robert Guéï), destituiu o presidente Konan Bedié, que se refugiou na Embaixada da França e depois no Togo. O general Guel convocou todos os partidos políticos para formarem um governo de transição e prometeu que o retorno à democracia seria rápido. Esse foi o primeiro golpe de estado no país desde a sua independência em 1960.

Robert Guéï foi assassinado durante um levantamento encabeçado pelo Movimento Patriótico da Costa do Marfim em 2002. Foi sucedido por Laurent Gbagbo.

A Costa do Marfim desempenha importante papel na África e dentro da Entente.

Guerra civil da Costa do Marfim (2002-2004): O norte se rebelou. 10.000 boinas azuis da ONUCM (Força de Paz da ONU na Costa do Marfim), dentre os quais 4600 soldados franceses da Licorne (operação militar francesa para a Costa do Marfim) foram posicionadas entre os beligerantes.

Clima[editar]

A região tem um clima tropical ao longo da costa, e semiárido no norte do país. Duas estações: quente e seco (Novembro-Maio), quente e húmido (Junho a Outubro). Durante a estação das chuvas, as inundações são possíveis.


DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: República da Costa do Marfim (République de Côte-d'Ivoire). Nacionalidade: marfinense. Data nacional: 7 de dezembro (Independência). Capitais: Abidjan (sede do governo), Yamoussoukro (administrativa). Cidades principais: Abidjan (2.168.000) Bouaké (329.850) Daloa (121.842), Korhogo (109.445), Yamoussoukro (106.786).



Governo: República Presidencialista Divisão administrativa: 19 regiões subdivididas em departamentos.


GEOGRAFIA: Cidades Principais: Yamoussoukro, Abidjan, Bouaké, Daloa e Korhogo Clima: tropical Composição da População: baulenses (23%), betes (18%), senufos (15%), mandingas (11%), outros (33%).

Regiões[editar]

Mapa das regiões da Costa do Marfim
Lagunes (Abidjan)
as lagoas costais ao redor da capital de facto Abidjan
Savana do Norte (Bouaké, Comoe National Park)
área de predominância muçulmana controlada recentemente pelos rebeldes "New Forces"
Florestas do Sudoeste (Taï National Park, Mount Nimba Strict Nature Reserve)
área de floresta tropical, habitada pelo povo Kru, na fronteira com a Libéria
Plantations do Leste (Yamoussoukro)
área parcialmente cultivada entre o Lago de Kossou e a fronteira com Gana


Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Patrimônios da Humanidade[editar]

Chegar[editar]

Vistos[editar]

Todos os países da CEDEAO, bem como a República Centro-Africana, República do Congo, Marrocos, Tunísia, Mauritânia, Seychelles, Chade, Singapura e Filipinas, cidadãos podem obter um visto da Costa do Marfim na chegada. Outros visitantes podem solicitar um E-Visa on-line de antemão, que pré-aprove viajantes e permite que eles recebam vistos de três meses na chegada ao Aeroporto Internacional Felix-Houphouet Boigny, em Abidjan. Consulte o site da E-Visa para obter mais detalhes e aplicar. O custo do visto é de 73 euros (em outubro de 2022). Recomenda-se imprimir o pré-inscrição aprovado para mostrá-lo no aeroporto.

De avião[editar]

O Aeroporto Internacional Felix-Houphouet Boigny tem voos regulares diários de e para Paris com a Air France e Bruxelas com as companhias aéreas de Bruxelas. Há também voos regulares para outras capitais africanas. O aeroporto é uma instalação moderna e o aumento da segurança abalou sua antiga reputação como um lugar para os viajantes serem roubados.

Companhias como Airfrance Emirates

De barco[editar]

De carro[editar]

É mal aconselhado a tentar entrar na Costa do Marfim da Guiné, Libéria, Mali ou Burkina Faso. A fronteira de Gana é bastante segura. Se você entrar em Elubo, você pode facilmente pegar um táxi compartilhado para Aboisso e, em seguida, um ônibus para Abidjan. Existem cerca de dez pontos de verificação militares entre a fronteira e Abidjan, então tenha seus documentos prontos. Se você não tiver documentação adequada de suas inoculações na fronteira, você será forçado a pagar uma pequena multa e eles lhe darão uma injeção em uma clínica no local.

De autocarro/ônibus[editar]

Os ônibus circulam diariamente entre Abidjan e Accra. O serviço é oferecido alternando entre o STC (Gana) e seu equivalente marfinense.

De comboio/trem[editar]

Existem trens semanais de Ouagadougou, em Burkina Faso, para Abidjan, operado pela Sitarail. O tempo de viagem para a viagem completa é agendado para 36 horas, mas os atrasos são a norma. O trem não possui couchettes ou carrinhos de dormir, por isso é uma viagem bastante desconfortável.

Circular[editar]

Viajar pela cidade na Costa do Marfim é geralmente mais confortável do que viajar em países vizinhos da África Ocidental. As estradas geralmente estão em boas condições e o serviço de ônibus é relativamente moderno. A desvantagem são os postos de controle militares muito frequentes que adicionam horas a uma viagem. Embora as paradas sejam um assobiamento, os soldados marfinenses tendem a ser bastante profissionais e não agitam viajantes ocidentais não franceses. Soldados em Gana, por exemplo, são muito mais propensos a exigir um suborno do que na Costa do Marfim. A maioria dos governos ocidentais recomenda que seus cidadãos se afastem da Costa do Marfim. Isso deve ser levado particularmente a sério por pessoas que não viajam com passaportes franceses. A atitude de um soldado marfinense em relação a você mudará muito rapidamente quando e se você explicar que você não é francês.

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

Viajar em torno de Abidjan é mais fácil quando você tem seu próprio veículo. As estradas são muito boas e as regras de trânsito são obedecidas ao T, exceto alguns taxistas que dirigem por toda parte na estrada. A disciplina da pista e os semáforos são seguidos com rigor.

Os táxis são uma ótima e fácil maneira de se locomover em Abidjan. Basta procurar um carro de cor laranja e sinaletá-lo para baixo. As tarifas são muito baratas: USD2-4, dependendo da duração da viagem. Sempre pechinhe antes de entrar no táxi. No geral, no entanto, eles têm preços razoáveis, ao contrário de Accra.

De autocarro/ônibus[editar]

De comboio/trem[editar]

Fale[editar]

A língua oficial é o francês, que é amplamente falado e a principal língua da maioria das áreas urbanas. Há também cerca de 70 línguas nativas: as importantes incluem Anyin e Baoulé (relacionadas a Twi), Attié, Bété, Dan, Dioula, Guro e Senari. O inglês não é falado fora dos principais hotéis internacionais, então a proficiência básica em francês é essencial para se locomover.

Compre[editar]

O dinheiro[editar]

Taxas de câmbio para francos CFA

A partir de janeiro de 2024:

  • US$1 ? CFA600
  • ?1 ? CFA656 (fixo)
  • UK 1 ? CFA760

As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para estas e outras moedas estão disponíveis a partir de XE.com

A moeda do país é o franco CFA da África Ocidental, denotado CFA (código de moeda ISO: XOF). Também é usado por outros sete países da África Ocidental. É intercambiável a par com o franco CFA da África Central (XAF), que é usado por seis países. Ambas as moedas são fixadas a uma taxa de 1 euro x 655,957 francos CFA.

Caixas eletrônicos[editar]

Os caixas eletrônicos geralmente estão disponíveis em bancos em áreas urbanas e aceitam Visa e Mastercard.

O Afriland First Bank parece não cobrar uma taxa pela retirada de dinheiro.

Coma[editar]

Boas refeições são baratas e você pode encontrar restaurantes muito bons em Abidjan. Você deve tomar uma vacina para hepatite A antes de vir, mas até mesmo os alimentos de rua são bastante limpos. Experimente os pratos nacionais como "garba", "alloco" e "attiéké". Alloco é simplesmente banana frita, principalmente acompanhada por um molho de vegetais picante e ovos cozidos. L'attiéké, casvasada ralada que se parece com cuscuz, mas saboreando ligeiramente, é muitas vezes servido com peixe grelhado e legumes (tomates, cebolas, pepino) e um must-try. Peixes refogados e frango também são muito bons e podem ser encontrados em cada esquina. A cadeia mais estabelecida é a Coq Ivoire. Quando você pedir, certifique-se de deixá-los saber se você quer os intestinos. Você sempre pode pedir vegetais extras, especialmente abacates, que são incríveis durante a temporada. Outra especialidade é a excelente "shoukouilla" uma mistura de carne grelhada. Para aqueles que não são aventureiros você pode encontrar a Hamburger House ou o restaurante francês no Sofitel Hotel. Kedjenou é um guisado picante e é muito popular.

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

ATENÇÃO: A Costa do Marfim está a passar por um período de instabilidade política e violência, e seria melhor evitar viagens desnecessárias ao país nesta altura.

Saúde[editar]

A Costa do Marfim experimenta agitação política periódica e violência nas regiões do norte, e recomenda-se entrar em contato com sua embaixada ou consultar outros viajantes sobre a situação atual antes de viajar para o interior.

O escritório do Reino Unido nas Relações Exteriores e da Commonwealth, bem como o Departamento de Estado dos EUA, desaconselham todas as viagens, exceto as regiões ocidentais de Dix-Huit Montagnes, Haut-Sassandra, Moyen-Cavally e Bas-Sassandra da Costa do Marfim neste momento.

A maior parte do crime cometido em Abidjan é de jovens desempregados. Se você se sentir em perigo, seria sábio procurar a ajuda de um homem de meia-idade. Esta geração mais velha é muitas vezes muito desdenhoso de jovens criminosos e provavelmente irá ajudá-lo se você estiver sendo enganado. Geralmente os marfinenses reconhecerão os perigos para os estrangeiros em seu país e muitas vezes serão muito protetores de viajantes ingênuos. Isto é especialmente verdadeiro nos bairros de Abidjan de Treichville e Adjame.

Em 14 de março de 2016, militantes mataram pelo menos 16 pessoas em um ataque com armas em um resort de praia de Grand Bassam, a cerca de 40 km de Abidjan. O ataque foi reivindicado pela Al Qaeda (AQIM). A Costa do Marfim havia sido previamente listada como em risco de ataques de militantes e a segurança havia sido reforçada.

Se você dirigir à noite, não pare totalmente em luzes ou sinais. Esteja ciente dos carros. Mantenha um ritmo acelerado para que eles não possam roubar você. Viajantes do Ocidente também podem querer levar um detalhe de segurança quando visitar bares e boates.

O HIV/AIDS já atingiu proporções epidêmicas no país, mas desde então tem visto enormes melhorias com uma prevalência de adultos de 2,7% a partir de 2016.

A água da torneira geralmente não é potável. Atenha-se à água engarrafada.

Respeite[editar]

Ramadã

O Ramadã é o 9o e mais sagrado mês do calendário islâmico e dura 29-30 dias. Os muçulmanos jejuam todos os dias por sua duração e a maioria dos restaurantes será fechada até que o rápido intervalo ao anoitecer. Nada (incluindo água e cigarros) deve passar pelos lábios do amanhecer ao pôr do sol. Os não-muçulmanos estão isentos disso, mas ainda devem abster-se de comer ou beber em público, pois isso é considerado muito indelicado. As horas de trabalho também diminuem no mundo corporativo. As datas exatas do Ramadã dependem de observações astronômicas locais e podem variar um pouco de país para país. O Ramadã termina com o festival de Eid al-Fitr, que pode durar vários dias, geralmente três na maioria dos países.

  • 11 de março – 9 de abril de 2024 (1445 AH)
  • 1 Março – 29 março 2025 (1446 AH)
  • 18 de fevereiro – 19 de março de 2026 (1447 AH)
  • 8 de fevereiro – 8 de março de 2027 (1448 AH)

Se você está planejando viajar para a Costa do Marfim durante o Ramadã, considere ler Viajar durante o Ramadã.

Embora o país tenha sido anteriormente referido em inglês como "Costa do Marfim", o país solicitou que fosse chamado de "Costa do Marfim" (equivalente em francês). Pronunciá-lo "Coat di-VWAR" é perto o suficiente para uma pessoa de língua inglesa.

Mantenha contato[editar]

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!