Eritreia

15.48333338.25
Fonte: Wikivoyage
Eritreia

Viajantes devem tomar medidas de precaução em viagens para fora da capital Asmara, as quais foram restringidas pelo governo; as fronteiras com Etiópia e Djibuti tornaram-se locais extremamente perigosos.
noframe
Bandeira
Informações básicas


Eritreia é um país da África Oriental. Anteriormente uma colônia italiana, o país compartilha uma língua e cultura comuns com seu grande vizinho, a Etiópia, da qual já foi parte até a Eritreia ganhar sua independência em 1993. Ele costumava ser o país mais jovem da África até 2011, que foi quando o Sudão do Sul ganhou sua independência.

Viajar para a Eritreia oferece uma oportunidade para ver e aprender mais sobre um dos países mais isolados do planeta, governado por uma das ditaduras mais repressivas do mundo. Não que muitas pessoas sejam corajosas o suficiente para explorar esta nação misteriosa, mas se você pretende visitar, saiba que você está em uma experiência africana real e autêntica; os encantos do país estão em suas atrações naturais, arquitetura maravilhosa, paisagens dramáticas e pessoas altamente amigáveis e hospitaleiras.

Regiões[editar]

Eritreia Central
O interior a noroeste do país, lar da capital, as terras altas centrais e as terras baixas ocidentais
Litoral de Eritreia
Costa do Mar Vermelho da Eritreia


Cidades[editar]

  • Asmara (Asmera) - a capital
  • 2 Keren
  • 3 Massawa (Batsi ou Mitsiwa)
  • 4 Teseney
  • 5 Senafe
  • 6 Assab(Aseb)
  • 7 Nakfa - lar do movimento de resistência contra a Etiópia por 30 anos e homônimo da moeda, foi nivelado em ataques de bombardeio de 1983; cercado por trincheiras e remanescentes da guerra, há uma população considerável, mas é consideravelmente menor do que a pré-guerra.

Outros destinos[editar]

  • 1 Dahlak Marine National Park – o maior arquipélago do Mar Vermelho, do qual apenas quatro ilhas são habitadas; ruínas dos primeiros colonos árabes/islâmicos do século VIII foram encontradas e armas etíopes e veículos engolados no mar durante a guerra criaram grandes recifes artificiais para mergulho.
  • 2 Debre Bizen - é um mosteiro ortodoxo no topo da colina fundada em 1361; as mulheres são proibidas, mas os homens podem caminhar até o topo para desfrutar de belas paisagens e visitar a biblioteca centenária do mosteiro.
  • 3 Debre Sina é um mosteiro ortodoxo no topo da colina e o local de uma peregrinação anual por milhares de pessoas.
  • 4 Matara – ruínas que datam do Império Aksumite, parcialmente destruídas na guerra de 1998-2000 com a Etiópia.
  • 5 Semenawi Bahri National Park

Entenda[editar]

História[editar]

O território que é a Eritreia atual é considerado o local provável de Punt, que teve relações estreitas com o Egito Antigo durante o governo do faraó Sahure e da rainha Hatshepsut.

Os migrantes do sul-árabe se estabeleceram nas terras altas no primeiro milênio aC e introduziram elementos semitas e a Eritreia fazia parte do Reino de D'mt. Dos séculos III ao VII, grande parte do território fazia parte do Reino de Aksum.

A Eritreia foi conquistada em 1890 pela Itália, que se agarrou a ela até a Segunda Guerra Mundial, quando foram expulsos pelos britânicos. A Eritreia foi concedida à Etiópia em 1952 como parte de uma federação. A anexação da Etiópia da Eritreia como uma província dez anos depois provocou uma luta de 30 anos pela independência, que terminou em 1991 com os rebeldes da Eritreia derrotando as forças etíope apoiadas por forças apoiadas pela Etiópia e etíope. A independência foi esmagadoramente aprovada em um referendo de 1993 administrado pela ONU.

As esperanças eram altas quando o novo estado nasceu, mas uma nova guerra fronteiriça com a Etiópia entrou em erupção novamente em 1998 e terminou apenas sob os auspícios da ONU em dezembro de 2000. A Eritreia sediou brevemente uma operação de manutenção da paz da ONU que monitorou uma Zona de Segurança Temporária de 25 km de largura na fronteira com a Etiópia. Uma comissão internacional, organizada para resolver a disputa fronteiriça, publicou suas conclusões em 2002. No entanto, a demarcação final está suspensa devido a objeções etíopes, e a fronteira permanece muito tensa até hoje. Desde então, a Eritreia expulsou as forças de paz devido à falta de apoio da ONU para que a decisão de fronteira seja aplicada.

Usando a guerra como desculpa, o governo da Eritreia se transformou em uma das ditaduras mais controladoras do mundo, às vezes referida como a resposta da África à Coréia do Norte. Nenhuma eleição nacional foi realizada, a Frente Popular para a Democracia e Justiça é o único partido permitido, os dissidentes desaparecem nas prisões, e o país vem morto por último no índice de liberdade de imprensa. O serviço militar obrigatório foi estendido para oito anos para homens e mulheres, guardas de fronteira atiram à vista para as pessoas que tentam escapar. Eritreus fora do país têm que pagar impostos para visitar. O país é desesperadamente pobre, com metade da população subsistindo com menos de um dólar por dia. O crescimento foi prejudicado pela guerra e pelo fim do comércio com a Etiópia, mas tem sido estável devido a parcerias estatais com empresas de mineração.

Em 2018, a Eritreia assinou um tratado de paz com a Etiópia, pondo fim à guerra, restaurando as relações comerciais entre os dois países e finalizando a demarcação de sua fronteira. A Eritreia está agora lentamente se recuperando de décadas de conflito, embora onde o futuro esteja é uma incógnita.

O clima[editar]

Faixa desértica quente e seca ao longo da costa do Mar Vermelho; mais frio e úmido nas terras altas centrais (até 610 mm (24 cm) de chuvas anualmente); semiárida em colinas e planícies ocidentais; chuvas mais pesadas durante junho-setembro, exceto no deserto costeiro.

Paisagem[editar]

Na fronteira com a Etiópia, há terras altas de tendência norte-sul, descendo a leste para uma planície desértica costeira, no noroeste até o terreno montanhoso e no sudoeste para planícies ondulantes. A Eritreia manteve toda a costa da Etiópia ao longo do Mar Vermelho ao declarar a independência em 1993.

A Eritreia é um país relativamente pequeno (pelos padrões africanos), aproximadamente do mesmo tamanho que a Pensilvânia ou a Inglaterra, mas tem uma paisagem variada e contrastante devido à diversificada topografia do Grande Vale do Rift, que atravessa toda a África Oriental, o Mar Vermelho e o Oriente Médio.

Existem seis principais características topográficas no país. As terras altas no centro e ao sul da Eritreia, as terras baixas ocidentais, o Sahel no norte, as escarpas orientais subtropicais, a costa norte e o arquipélago e a costa sul.

Terras altas da Eritreia[editar]

As terras altas, onde a capital Asmara está situada, situam-se entre 1500 e 3500 metros acima do nível do mar e são abençoadas com um clima temperado, mediterrâneo e seco, com pouca variação sazonal de temperatura. Lá, a estação chuvosa vem entre maio e setembro e a estação seca dura de dezembro a abril. No entanto, há uma variação considerável na temperatura entre diferentes altitudes nas terras altas. A paisagem consiste essencialmente de vales, colinas e vastas extensões de planaltos interrompidos por abismos e desfiladeiros dramáticos. A estação seca de dezembro a abril se distingue pela paisagem marrom-avermelhada, enferrujada, bege ou preta (pedra e cor de escombros), semelhante a fotos de Marte. A vegetação consiste em grande parte de arbustos, eucaliptos, aloes, cactos e as estranhas especificações explosivamente coloridas de buganvílias, jacarandá ou outras plantas ornamentais nas aldeias e cidades. A estação chuvosa traz torrentes de chuva e nutrição para a terra, que se transforma em uma paisagem verdejante, esmeralda e gramada nos meses pós-chuva de agosto a outubro.

Os habitantes rurais vivem um estilo de vida que se assemelha aos tempos bíblicos: aldeias com casas de pedra, pequenas parcelas, templos antigos (cristãos e muçulmanos), pessoas cultivando e pastoreando com meios tradicionais usando pouca tecnologia e transportando seus bens (assim como eles mesmos) com mulas e camelos. Um bom lugar para explorar a paisagem do planalto é nos arredores de Asmara, a capital. Perto da aldeia de Tselot está o Parque Nacional dos Mártires, inaugurado em 2000. É uma floresta montanhosa e uma reserva de vida selvagem no cume do planalto onde a capital foi construída.

Terras baixas ocidentais[editar]

As planícies ocidentais ficam entre 1500 e 100 metros acima do nível do mar, o clima é tropical com alta umidade e calor ao longo do dia durante a estação chuvosa (que vem ao mesmo tempo que nas Terras Altas, ou seja, de maio a setembro) e dias quentes secos com noites frias durante a estação seca. A paisagem consiste em grande parte de planícies, que são gramadas, lamacentas e verdes durante a estação chuvosa e secas, empoeiradas e esparscas cobertas com arbustos durante a estação seca.

As planícies são interrompidas pelas colinas e montes ímpares, bem como três rios sazonais originários das terras altas da Eritreia e um rio perene, que faz parte da fronteira etíope e se origina nas terras altas etíopes (o Setit, também conhecido como Tekeze na Etiópia e Atbara no Sudão). Todas as principais cidades das terras baixas estão situadas em ou perto desses rios. A metade sul das planícies consiste em típicas savanas africanas e abriga os bandos estranhos de elefantes africanos selvagens e outras flora e fauna tipicamente do tipo Savannah. A metade norte das terras baixas é considerada parte do deserto do Saara e consiste em vastas extensões de dunas de areia e rochas com alguns oásis escassamente povoados. O melhor lugar para explorar ambos os aspectos das terras baixas é a cidade mercantil Tessenei pela fronteira sudanesa e seus arredores, pois fica bem entre as partes secas e verdes das terras baixas. Tessenei é também um lugar de comércio para os povos nômades do deserto, bem como para as comunidades agrícolas sedentárias da savana. A Tessenei oferece algumas das comodidades mais básicas para os visitantes, como hotéis com chuveiros e banheiros, lojas (incluindo lojas de fotos para comprar filmes e bebidas engarrafadas) e restaurantes que servem refeições bem cozidas. É acessível por estrada de asfalto da capital Asmara via Keren e as cidades de Agordat e Barentu, que leva cerca de 10 horas. Os ônibus funcionam diariamente a partir de Asmara. Também pode ser alcançado por trilhos de terra da cidade sudanesa de Kassala a apenas 40 km (25 milhas). Considerando a burocracia fronteiriça, esta curta distância poderia, no entanto, revelar-se um esforço de um dia inteiro.

Sahelian Eritreia[editar]

O Sahel, no norte da Eritreia, fica às margens orientais do grande deserto do Saara e se distingue por seu forte contraste com os desertos arenosos das terras baixas ocidentais e os da costa leste. O Sahel consiste em uma imponente cadeia estreita de montanhas que variam de 1000 a 2500 metros (3280-8200 pés) de altura e continuam todo o caminho para o norte, para o Sudão e o Egito (uma característica do Grande Vale do Rift). As encostas a leste e oeste são escassamente povoadas por pastoreio nômades. A estação chuvosa nas encostas ocidentais vem ao mesmo tempo que nas Terras Altas e nas terras baixas ocidentais, enquanto as encostas orientais se assemelham ao clima de precipitação errática do Mar Vermelho entre dezembro e março. A precipitação nesta região é muito menor do que na maioria das outras partes habitadas do país. O clima é semelhante ao deserto com pouca umidade, dias quentes e noites frias com pouca variação sazonal nas temperaturas. Variações de temperatura são vistas, no entanto, entre diferentes altitudes. A forte erosão devido à guerra e o sobrepanho anterior também impediu seriamente os benefícios das estações chuvosas. A paisagem é, portanto, muito árida e adequada apenas para as comunidades de pastoreio nômade mais tenaz. O núcleo central e norte consiste em impenetráveis e arrepiantes passas de montanha, desfiladeiros e vales. Esta era a principal base para os rebeldes eritreus (que agora compõem o governo do país) quando lutaram contra a Etiópia pela independência da Eritreia. Um rio sazonal, Anseba, originário das terras altas, corta a cordilheira e drena em um delta na costa do Mar Vermelho, no sul do sudeste da fronteira com a Eritreia. O melhor lugar para explorar o Sahel é a cidade de Nakfa, que era a principal base da resistência eritreia e deu o nome à moeda nacional. Nakfa também tem um mundo de guerra comemorando a luta de libertação e um confortável, mas modesto hotel administrado pelo governo com um restaurante e TV via satélite. É acessível a partir de Asmara via Keren em estrada de asfalto e de Keren através da cidade de Afabet em uma estrada de terra. Isso leva de 10 a 12 horas, pois a estrada entre Keren e Nakfa é horrível. Os ônibus correm para Nakfa de Keren começando cedo pela manhã para que uma viagem de Asmara implicasse uma pernoite em Keren (que é servida muitas vezes diariamente de Asmara). Afabet também é acessível por estrada de asfalto a partir do porto de Massawa através da cidade de She'eb. A viagem de Massawa-Nakfa ainda levaria cerca de 10 horas, já que a inevitável etapa Afabet-Nakfa da viagem é a mais desgastante. Os ônibus operam uma vez por semana a partir de Massawa para Nakfa.

A escarpa do leste[editar]

A escarpa oriental subtropical, consiste nas encostas orientais (marga) da região das terras altas. Exclusivo para esta fina faixa de paisagem é que ela abriga a única floresta tropical subtropical do país e uma das maiores variedades de aves do mundo, tanto sazonal (inverno-migrantes) e endêmicas (tropical). Sendo tão montanhoso, nunca foi fortemente estabelecido (felizmente), pois é muito difícil de cultivar. No entanto, existem algumas pequenas plantações de café e especiarias em suas áreas de maior altitude, bem como plantações de frutas tropicais nas áreas mais baixas. O Parque Nacional Solomouna é o melhor lugar para explorar esta área e é acessível por estrada de asfalto da capital Asmara, bem como o porto de Massawa. A única maneira de chegar ao parque nacional é uma visita guiada com uma das agências de turismo da Eritreia, que operam em Asmara. Viajando para a costa de Massawa do alto Asmara, também passa por esta região. O sabor desta região é representado pelas cidades e aldeias entre Nefasit (25 km de Asmara) e Dongollo Alto (50 km de Asmara).

Costa do Norte e arquipélago[editar]

A costa norte e o arquipélago consistem em grande parte de um semi-deserto vermelho-marrom e bege com alguns arbustos e rochas de basalto vulcânica ao longo da costa continental. A elevação é entre 0 e 500 m (1640 pés) acima do nível do mar e o clima é sempre tropical e úmido, atingindo altas desconfortáveis de 37 a 50oC (99-122 ?F) nos meses de verão de maio a setembro antes de esfriar para arrefecimento e "baixos" quentes de 25 a 35oC (77-95oF) entre outubro e março. A estação chuvosa é um conceito insignificante na costa, pois raramente chove, exceto pela tempestade estranha que ocorre no ano ímpar. Alguma precipitação mínima e nebulosidade podem ocorrer nos meses de novembro a março, mas a costa depende principalmente do escoamento das terras altas e das escarpas orientais para seu abastecimento de água (de aquíferos e água de mesa). As poucas atrações no interior são o resort de fontes termais a cerca de 35 km da cidade portuária de Massawa, onde os banhos de água mineral quente estão disponíveis e a água também é engarrafada como uma das fontes e marcas de água mineral mais populares do país (Dongollo, vendido em garrafas de vidro marrom).

A costa e o arquipélago abrigam alguns dos recifes de coral mais intocados do Mar Vermelho, repletos de vida selvagem marinha, desde dugongos e mantas até grandes escolas de peixes-tigre, golfinhos e, claro, tubarões. A costa da Eritreia oferece alguns dos melhores mergulhos do mundo, mas algumas das instalações de mergulho e turismo mais limitadas, todas baseadas na cidade portuária de Massawa e são extremamente caras. As praias e imediatamente ao redor da cidade portuária de Massawa e ao norte são de modesta a baixa qualidade devido à poluição, inundações e erosão das terras altas próximas. Partes da costa norte também consistem em grandes manguezais, ótimos para pesca e observação de aves, mas não para a vida na praia.

As praias das ilhas Dahlak, por outro lado, são limpas, brancas e intocadas, com lagoas de água turquesa clara. A única maneira de chegar às ilhas Dahlak é fretar um barco de uma empresa licenciada em Massawa. A maior ilha Dahlak Kebir, que possui um modesto hotel resort-hotel, fica a 90 km (56 milhas), assim como algumas outras ilhas desabitadas menores, como a Dissei, que podem oferecer passeios de um dia acessíveis a partir de Massawa. Além das Dissesagens, o arquipélago estende-se muito mais longe e oferece atrações muito maiores. Com as instalações limitadas da Eritreia, a possibilidade de fazer cruzeiros mais longos e explorar mais atrações é proibitivamente cara e disponível apenas através de algumas empresas europeias com sede em Massawa. Com a maior sensação de segurança do país, fazer essa viagem de forma independente no próprio barco ou fretado é impossível. O melhor lugar para explorar a costa norte e arquipélago é, obviamente, a cidade portuária de Massawa.

Costa do Sul[editar]

A costa sul é talvez a paisagem mais dramática e inóspita da Eritreia por causa de seus vulcões, areia movediça, piscinas de lama sulfúdura borbulhantes, lagos de salgados, penhascos costeiros e depressões interiores. A elevação varia entre picos de mais de 2000 m (6.560 pés) acima do nível do mar e depressões de mais de 100 m (330 pés) abaixo do nível do mar com campos de salinas e rochas de forma estranha onde as temperaturas atingem o mais alto do nosso planeta. A costa sul tem as temperaturas mais altas registradas na Eritreia, que regularmente chega a 55oC (131oF). A umidade mantém as temperaturas altas ao longo do dia e as variações sazonais são as mesmas que na costa norte. As áreas do interior do norte da costa sul oferecem uma paisagem dramática de contraste entre o pano de fundo das montanhas imponentes das terras altas a oeste e as vastas extensões do deserto costeiro a leste. É a única área de vegetação considerável em toda a região, graças às chuvas altas e escoamento. A área também abriga uma interessante variedade de vida selvagem, como cabras da montanha e avestruzes. A região está situada entre as cidades portuárias de Massawa e Assab, que estão a cerca de 500 km (310 milhas) de distância. A região é idealmente visitada em uma viagem entre as duas cidades, mas uma viagem também pode consistir em excursões de Massawa e / ou Assab individualmente, especialmente para viagens voltadas para a visualização de paisagens interiores. Qualquer viagem sem guias para esta região está fora dos limites devido ao clima extremo e à volatilidade política perto da fronteira com a Etiópia. O único transporte público na área consiste em ônibus entre Massawa e Assab, que funcionam algumas vezes por semana.

Chegar[editar]

Requisitos de visto[editar]

Em grande parte isolado do resto do mundo, obter um visto eritreia é um assunto difícil, meticuloso e caro.

Quando você solicita um visto eritreano, você deve fazê-lo em uma missão diplomática eritreia localizada em seu país de origem, ou seja, um país do qual você é cidadão. Se o seu país de origem não tiver uma embaixada ou consulado da Eritreia, você deve ir a uma missão diplomática da Eritreia que é credenciada em seu país de origem.

Para um visto de turista, você precisa enviar informações específicas sobre seus planos. Prepare um itinerário de viagem bem antes de solicitar um visto eritreia.

O processo de inscrição pode levar muito tempo, então seja paciente. Ter um contato local na Eritreia será de grande ajuda; eles podem acelerar o processo colocando uma boa palavra para você em sua missão diplomática eritreia local.

Se você é suspeito de ser um jornalista ou alguém que expressa opiniões dissidentes contra o governo da Eritreia, há uma boa chance de que você encontrará problemas na fronteira ou não obterá um visto eritreu.

De avião[editar]

O único aeroporto internacional ativo é 1 na capital Asmara.

  • O Egyptair serve diariamente Asmara do Cairo.
  • A Eritreia Airlines voa do Cairo, Dubai, Cartum, no entanto, a partir de meados de 2023, eles parecem não estar mais voando.
  • Voo outrora por dia de Adis Abeba, retomado no verão de 2018, após um hiato de 20 anos.
  • Fly Dubai voa diariamente para Dubai.
  • Companhia aérea para Asmara vocando para Istambul.
  • A Southem Airways voa para Cartum.
  • A Yemenia suspendeu seus voos devido às condições em Sanaa.
  • A Tarco Airlines voa de Cartum

De barco[editar]

Portos e portos: Asab (Aseb), Massawa (Mits'iwa). Sadaka Shipping Lines e Eritreia Shipping Lines servem a rota Massawa - Jeddah no Reino da Arábia Saudita. Eles servem principalmente peregrinos muçulmanos, e é muito difícil para os não-peregrinos entrarem ou transitarem pelo Reino da Arábia Saudita. Se você estiver navegando ou navegando em um barco particular, você pode solicitar uma permissão especial na chegada aos portos de Massawa e Assab, para reabastecer, comprar suprimentos e fazer reparações. Consulte o Ministério das Relações Exteriores do seu país e a missão da Eritreia em/acreditado para o seu país de origem com antecedência para obter detalhes.

De carro[editar]

Você pode entrar na condução da Eritreia do Sudão (cruzamento de fronteira de Kasla) desde que tenha um certificado de propriedade válido do veículo que está dirigindo (sem aluguel) e todos os seus (incluindo os passaportes e vistos de seus passageiros) em ordem, bem como uma declaração alfandegária (se necessário). Os vistos devem ser organizados no seu país de origem, antes de chegar ao Sudão (a menos que você seja um cidadão sudanês). As estradas nas fronteiras são muito pobres, então você deve dirigir um 4WD. A primeira estação de gás que entra na Eritreia da fronteira com o Sudão está em Tesseney, a uma distância de cerca de 40 km. O diesel não é vendido oficialmente para proprietários de carros particulares porque é reservado para caminhões, ônibus etc.

De autocarro/ônibus[editar]

Há táxis sudaneses que correm de Kassala, no Sudão, até a fronteira da Eritreia (uma meia hora de distância) diariamente, e táxis eritreus da fronteira da Eritreia até Tesseney (a Tesseney fica a 45 km da fronteira sudanesa), a cerca de uma hora de distância.

A burocracia das passagens de fronteira pode levar horas para começar de manhã ou início da tarde de Kassala, no Sudão, uma vez que não é possível entrar na Eritreia após o anoitecer (os postos fronteiriços estão fechados).

De comboio/trem[editar]

Há uma linha de turismo vintage que liga Asmara e a cidade portuária de Massawa, mas, até o momento, não há conexão ferroviária internacional para a Eritreia.

Circular[editar]

Embora possa ser tentador explorar tudo o que a Eritreia tem para oferecer, você deve obter uma permissão de viagem do governo da Eritreia se quiser viajar para fora de Asmara, a capital. Pode levar 24 horas ou mais para obter uma permissão de viagem, então planeje sua viagem com bastante antecedência.

Governos de terceiros recomendam obter uma permissão de viagem do escritório do Ministério do Turismo na Harnet Avenue, em Asmara.

Se você estiver voando para Asmara, precisará de uma licença do Departamento de Turismo na Avenida da Libertação se considerar viajar para fora dos limites da cidade de Asmara. Esta licença deve ser aplicada por vários dias antes da viagem. Existem poucos lugares além das ilhas Asmara, Keren e Massawa / Davisak que os estrangeiros podem viajar a partir de setembro de 2017 (exceto aqueles em uma missão designada trabalhando com o governo da Eritreia) dependendo da época do ano (portanto, as condições das estradas) e principalmente, as decisões do governo. Se você estiver vindo por terra (ou balsa / barco privado para Massawa), você pode obter uma permissão de viagem na localidade de sua chegada, para transitar o país, desde que você tenha um visto de entrada válido para a Eritreia. Contanto que você notifique e consulte a missão da Eritreia que emite seu visto de entrada sobre seus planos de ponto de entrada e viagem bem antes do tempo, obter a permissão de viagem não é problema.

Nota: Se você deseja viajar para fora da capital, Asmara, você deve solicitar uma autorização de viagem. Você pode solicitar um em um escritório do Ministério do Turismo.

De avião[editar]

Desde o colapso da Nasair em 2014, não houve voos domésticos programados na Eritreia.

De barco[editar]

De carro[editar]

As estradas de Asmara a Massawa, Medefera, Dekemhare, Barentu e Keren são pavimentadas e em condições relativamente boas. Outras estradas não são pavimentadas e podem estar em muito mau estado, especialmente durante a estação chuvosa.

Estradas não pavimentadas podem ser extraídas, então os turistas devem verificar com as autoridades locais antes de partir. Viajar no escuro deve ser evitado.

De autocarro/ônibus[editar]

A forma mais comum de transporte interurbano na Eritreia é o ônibus e/ou o microônibus. Os serviços mais frequentes, que consistem em vários ônibus / microônibus por dia, correm entre Asmara e Keren, Asmara e Massawa, bem como entre Asmara e as cidades das terras altas do sul, como Debarwa, Mendefera, Adi Quala, bem como Dekemhare, Segeneiti, Adi Qeyh e Senafe, atingindo a fronteira com a Etiópia. Não é possível que os estrangeiros se aproximem da fronteira etíope e viajem para além das cidades de Senafe e Adi Quala, pois é uma zona de guerra fortemente militarizada. Há também serviços de ônibus diários na estrada entre Teseney (na fronteira sudanesa perto de Kassala) e Asmara atravessando Barentu, Agordat e Keren, bem como uma rota alternativa atravessando Barentu e Mendefera. Uma vez por dia, os ônibus / ônibus também correm entre Asmara e algumas das aldeias do sul do sul também. Os ônibus para o norte do país (Nakfa) são menos frequentes e viajam entre uma vez por semana para algumas vezes por semana entre Asmara e Nakfa atravessando Keren e Afabet. Os ônibus para a costa sul (Assab) de Asmara (120 km) são igualmente pouco frequentes, apenas uma vez por semana, atravessando Massawa. No entanto, a estrada entre essas cidades é de boa qualidade e muito cênica. Os bilhetes são comprados no ônibus e uma regra de primeiro a chegar em primeiro lugar se aplica. Algumas linhas de ônibus administradas pelo estado que viajam para áreas de fronteira remotas permitem que os ingressos sejam comprados com antecedência na estação de ônibus Asmara, onde você também pode perguntar sobre o horário de ônibus. Sempre haverá algumas pessoas que falam inglês e estão mais do que dispostas a ajudar a traduzir.

De comboio/trem[editar]

A única linha ferroviária na Eritreia corre entre Asmara e Massawa, e só é servida por um museu ferroviário (motor de vapor e tudo) sem serviço regular, exceto frete. Ele só atende a grupos de turismo fretados, e leva uma assustadora 5 horas para completar apenas a viagem de sentido único.

Fale[editar]

As principais línguas do país são Tigrinya, árabe e inglês.

Tigrinya é a língua franca da Eritreia, e compartilha muito em comum com a amárico, a língua oficial e a língua franca da vizinha Etiópia. Se você conhece algum amárico, pegar Tigrinya deve ser fácil. Embora você possa ir longe com o inglês, aprender algumas frases em Tigrinya iria percorrer um longo caminho e certamente o adequeria aos moradores locais.

O uso do italiano diminuiu drasticamente desde o fim do colonialismo italiano. Pouquíssimas pessoas (além dos idosos e dos bem-educados) falam a língua.

Compre[editar]

O dinheiro[editar]

Taxas de câmbio para Eritreia nakfa

A partir de janeiro de 2024:

  • US$1 ? Nkf15 (fixo)
  • ?1 ? Nkf16
  • UK no1 ? Nkf19

As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para estas e outras moedas estão disponíveis a partir de XE.com

A moeda é o nakfa da Eritreia, denotado pelo símbolo "Nkf" ou " ?" (código de moeda ISO: ERN). Está atrelado ao dólar americano. As taxas de câmbio oficiais são mostradas acima. As taxas do mercado negro podem diferir, embora uma reforma cambial em 2016 possa ter eliminado em grande parte o mercado negro, já que a taxa do mercado negro foi relatada em 2019 como Nkf 17-20 a US $ 1.

As moedas são emitidas em denominações de 1 centavo, 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos, 50 centavos e 100 centavos. As notas são emitidas em denominações de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 nakfas. Não aceite notas emitidas antes de 1 de janeiro de 2016, pois já não são válidas.

Shopping[editar]

As melhores lembranças da Eritreia são artesanatos tradicionais feitos de couro, lenha, barro e palha. Estes podem ser encontrados na maioria das lojas de souvenirs em Asmara, juntamente com roupas tradicionais de algodão caseiro. Cartazes e cartões postais também estão prontamente disponíveis na maioria dos clicks de imprensa, mesmo no aeroporto. Leopardo e pele de zebra, bem como itens de marfim podem ser encontrados nos mercados de lembranças, mas você será impedido de sair da Eritreia com estes. Então, você provavelmente será parado e multado em seu destino de origem, porque o comércio internacional em tais materiais é proibido. Eritreia, no entanto, tem várias lembranças feitas de pele de cabra. Jóias de ouro, pérola e prata também estão disponíveis nos mercados de Asmara, juntamente com incenso e mirra. Cuidado com a compra de têxteis, como roupas de algodão caseiro, peles de animais com peles e tapetes; eles podem ser infestados de parasitas. Certifique-se de que foi lavado, tratado e seco antes de voltar para casa.

Custos[editar]

A Eritreia é geralmente um lugar barato para fazer compras, comer, viajar e passar o tempo (preços do hotel, além do caro Intercontinental 5 estrelas em Asmara, também são baratos). As únicas coisas que poderiam ser caras no país são compreensivelmente importações (especialmente combustível), serviços que dependem de importações (restaurantes de alta escala, hotéis, transporte privado ou voos) e várias taxas governamentais (visos, impostos aeroportuários, autorizações de viagem, etc.) Se você ficar longe das importações (ou trazer coisas como produtos de higiene pessoal e cosméticos), comer localmente, ficar em hotéis econômicos (especialmente a propriedade do governo) e viajar em transporte público, você precisa de menos de US $ 50 por dia para alimentação, hospedagem e transporte.

Nota: O nakfa eritreano é uma moeda não conversível, ou seja, não pode ser comprado fora da Eritreia. Os visitantes não podem exportar mais de 1.000 Nakfa.

Veja[editar]

  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Com uma torre sineira que chega ao céu, este edifício, que era a principal igreja dos coloniais italianos, é uma excelente peça da arquitetura lombar-romana e um ponto de apoio útil para os viajantes perdidos.
  • Catedral Ortodoxa de Enda Mariam. A antiga igreja está localizada no centro da cidade e simboliza as quatro direções da terra (leste, oeste, norte e sul) os quatro portões em cada direção têm um número igual de adoradores que passam por eles todos os dias. No complexo desta igreja você encontrará uma árvore chamada "Berberestelim". Há muito tempo, os sacerdotes usam para lavar cadáveres, adicionando essas folhas de árvores na água e o corpo permanece como é por anos.
  • Asmara Theatre e Opera House (em inglês). Construído em 1920, a Asmara Opera House é uma incrível peça de arquitetura italiana.
  • Mesquita de Al Khulafa Al Rashidin. Uma das mesquitas mais elegantes da África. A arquitetura é eclética, uma mistura de estilos mouros italianos e locais.
  • Fiat Tagliero (em inglês). Uma poucas peças arquitetônicas futuristas já construídas no mundo. É uma antiga estação de serviço projetada para se parecer com um avião. Tem duas asas em balanço de 70 pés (21 m), atuando como uma cobertura para cada lado.
Asmara

Faça[editar]

Coma[editar]

A cozinha eritreia nas terras altas (ao redor de Asmara) consiste em grande parte de pratos picantes e é muito semelhante à comida etíope. O grampo é um crepe plano e esponjoso ou pão chamado injera, feito de uma massa de grãos fermentados. Os ensopados picantes com carne e legumes são servidos em cima dele e comidos com as mãos. Esta cozinha é geralmente encontrada em muitos restaurantes do país. A carne de porco é rara, pois a igreja da Eritreia proíbe seus seguidores de consumir carne de porco.

Pratos do Oriente Médio, como shahan-ful (ensopado de feijão) servidos com pitas também estão prontamente disponíveis em todos os lugares, mas mais comumente comidos no café da manhã ou brunch em estabelecimentos modestos.

A culinária das terras baixas não está prontamente disponível em muitos restaurantes, mas na cidade velha (ilha mais ex-inter) de Massawa, adjacente à área de freeport, existem alguns restaurantes simples que servem cozinha típica da área do Mar Vermelho, como peixe picante grelhado e "khobzen" (pitas encharcadas em cabras e mel).

Devido à sua história colonial, a comida italiana é abundante, embora não muito variada em toda a Eritreia. Você sempre encontrará um restaurante que serve boa massa, lasanha, bife, peixe grelhado, etc.

Em Asmara, há também vários restaurantes chineses, um restaurante sudanês e um restaurante indiano (Rooftop).

Beba e saia[editar]

A bebida mais comum na Eritreia é a cerveja. Existe apenas uma marca (de propriedade estatal) no país, então não há muita escolha, mas é muito bom. A cerveja é consumida fria na Eritreia. A popularidade da cerveja é seguida de perto por vários refrigerantes, e os sabores mais comuns são como em outras partes do mundo: laranja, limão / limão e cola, produzidos por uma das marcas mais reconhecidas do mundo. A mesma empresa que detém o monopólio da cerveja também detém o monopólio da produção da forma local de Sambouca, coloquialmente chamada de "Araqi", bem como Vermouth e outros destilados. Marcas internacionais dos mesmos espíritos, bem como outras, estão prontamente disponíveis na maioria dos bares por um preço barato. Coquetéis sofisticados não são conhecidos na Eritreia (ainda) fora do Hotel Intercontinental, que cobra um preço alto. De uma nota lateral, há um bar irlandês naquele hotel.

Tradicionalmente, os eritreus também bebem a forma local de hidromel chamada "suwa", que consiste em pão velho fermentado em água com mel, bem como um doce mel chamado "mies".

A água da torneira não deve ser consumida por estrangeiros. Há muita água mineral engarrafada, carbonatada e não carbonatada na Eritreia custando cerca de 20 a 30 nakfa.

Cafés em algumas cidades oferecem sucos de frutas frescas, muito comuns e barato é seytun - goiaba, outros como suco de laranja ou suco de manga são mais caros. Para evitar intoxicação alimentar, frutas sem casca podem ser comidas ou espremidas frescas por você. Evite sorvetes e todos os tipos de saladas. Atenha-se a bebidas engarrafadas e alimentos cozidos.

Durma[editar]

Há hotéis em todos os preços e faixas padrão em Asmara, de pensões baratas para 100 nakfa para as modestas para 200 nakfa, e o superfaturado Intercontinental Hotel Asmara, o único hotel internacional do país (um pouco mais de US $ 150 por noite). Alguns hotéis têm um preço para estrangeiros e outro para os locais.

Na maioria das cidades menores, o alojamento é bastante modesto e com preços de acordo. Os únicos hotéis caros fora de Asmara seriam os dois hotéis no mar em Massawa, nenhum dos quais excede US $ 65 por noite a partir de 2007. Modesta em termos eritreus geralmente significa banheiro compartilhado com vários outros hóspedes, sem serviço de quarto, uma TV comum, sem ar-condicionado e sem troca de lençóis ou limpeza durante toda a ocupação, a menos que solicitado (e então você pode ser cobrado extra como se tivesse suas roupas lavadas e passadas, que também está prontamente disponível por um preço adicional).

Os hotéis de médio alcance terão todas essas comodidades ausentes (banheiro privado, TV, ar-condicionado, etc.), mas sem serviço de quarto nem lavagem de lençóis ou roupas inclusivas durante a ocupação. Restaurantes e / ou cafés estão disponíveis na maioria dos hotéis de gama média são locais de encontro regulares para não-hóspedes. Em um lugar quente como Massawa, é muito recomendado para ficar pelo menos em um hotel de médio alcance, onde o ar-condicionado está disponível. O único hotel que aceita cartões de crédito na Eritreia é o Intercontinental (taxa extra) e é também o único hotel em todo o país com uma piscina (interior e exterior), ginásio e outras comodidades comuns em um hotel moderno padrão.

A maioria, se não todos, hotéis além das cidades de Asmara, Massawa, Keren e Assab são da categoria modesta. Há hotéis de gama média em Nakfa, Barentu e Tesseney, bem como resorts em Gel'alo e Dahlak (na costa sul e leste de Massawa, respectivamente).

Aprenda[editar]

Há uma grande parte das oportunidades educacionais na Eritreia, mesmo para os cidadãos da Eritreia.

O país é o lar de aproximadamente 800 escolas e uma universidade, o que é suficiente para dizer que é improvável que a cena educacional do país seja atraente para a maioria das pessoas que leem o Wikivoyage.

Trabalhe[editar]

Trabalhar na Eritreia para um empregador eritreu (estado ou privado) e para um salário eritreu não é uma perspectiva atraente para a maioria dos ocidentais ou pessoas que leem o Wikivoyage. A maioria dos estrangeiros na Eritreia trabalha para empregadores estrangeiros (a ONU, as poucas ONGs restantes, empresas estrangeiras, embaixadas estrangeiras e agências relacionadas, bem como a Escola Internacional). Alguns estrangeiros, principalmente do sul da Ásia, trabalham para o governo da Eritreia em vários contratos de trabalho estatal. A maioria, se não todos, esses indivíduos adquiriram seus empregos em seu país de origem e / ou foram recrutados e receberam sua documentação legal pelo governo da Eritreia enquanto estavam em seu país de origem. É incomum e talvez difícil chegar à Eritreia com um visto de turista e depois solicitar uma autorização de trabalho e residência enquanto estiver lá.

Segurança[editar]

AVISO: Não critique, insulte ou mostre qualquer tipo de desrespeito ao governo da Eritreia, à Frente Popular para a Democracia e Justiça (o partido político dominante) ou ao país em geral. Basta evitar esses tópicos, se possível.

A Eritreia é conhecida por sua abordagem extremamente dura da justiça. Se você foi acusado de um crime, há uma chance de você ser detido indefinidamente.

Cuidado com os ciclistas, motoristas de veículos e pedestres. As pessoas não olham quando atravessam ruas e andam de bicicleta são comuns. Eritreia é geralmente seguro e você pode andar sobre a noite e em qualquer lugar nas cidades e não se preocupar com o crime. Há às vezes crianças que agressivamente imploram e jogam pedras, mas geralmente deixam você em paz se você é severo com elas. A homossexualidade é um crime que pode ter até 3 anos de prisão ou até mesmo a morte.

Viajar perto das fronteiras de qualquer país em torno da Eritreia é extremamente perigoso e deve ser evitado. As cidades de Teseney, Barentu e Assab também devem ser evitadas devido à situação perigosa lá. As tensões continuam altas com os estados vizinhos, e a violência pode entrar em erupção a qualquer momento.

Não caia presa daqueles dispostos a oferecer-lhe uma taxa de câmbio melhor para a sua moeda forte ou algum outro "acordo econômico obscuro". As chances são de que você pode pousar em sérios problemas com o sistema de justiça eritreia de tolerância zero.

Assistência consular[editar]

O apoio consular é severamente limitado na Eritreia, em grande parte ao fato de que o governo da Eritreia rotineiramente restringe diplomatas estrangeiros de conversar com estrangeiros em detenção.

Se você foi detido por qualquer motivo, saiba que sua embaixada terá pouca influência em ajudá-lo. Eles podem nem ser notificados de que você foi detido.

Dual nationals[editar]

Se você é pensado para ser eritreu - como ter documentos de identidade eritreus (mesmo aqueles que estão desatualizados) ou ser um bisácrito - possuir outro passaporte não lhe concederá proteção consular no caso de você ser preso ou detido.

Os cidadãos de dupla nacionalidade são obrigados a solicitar vistos de saída para deixar o país. Se você não completou o serviço militar obrigatório ou se você é um crítico do atual governo, há uma boa chance de você não ter permissão para deixar o país. Se isso se aplica a você e você está preocupado com a sua segurança, não viaje para a Eritreia.

Saúde[editar]

Não beba a água da torneira e até mesmo verifique a água engarrafada para se certificar de que a tampa está selada. Tenha muito cuidado com o que você come. Muitas pessoas ficam doentes aqui. Há um hospital jordaniano que tratará estrangeiros. Os hospitais locais têm instalações inadequadas. Seja saudável se você vier aqui. Evite alimentos crus e bebidas não engarrafadas.

O HIV/AIDS adulto é mais de 0,8%.

Respeite[editar]

Os eritreus são educados, hospitaleiros e de fala mansa, mas, devido à barreira do idioma, podem manter distância dos estrangeiros. Se abordado por um falante de inglês, tente manter um tópico inocente de conversa e use o senso comum universal. Evite exibir desdém, arrogância ou duras críticas em relação ao país, cultura, religião ou política do país, embora a maioria seja tolerante com seus “erros” como você é um estrangeiro passageiro. Você está em um estado policial, não se esqueça!

É rude tirar fotos de pessoas ou de sua propriedade sem pedir permissão. Ao tirar fotos de edifícios públicos, cuidado com os edifícios do governo, especialmente os edifícios policiais e militares. Tirar fotos destes nem sempre é ilegal, mas, feito sem permissão ou supervisão, pode ser visto como altamente suspeito e pode resultar em uma prisão e interrogatório desconfortáveis. Peça permissão ao funcionário mais próximo (recepcionista ou policial).

As demonstrações públicas de afeto são consideradas imodestas.

Como em muitos países do leste da África e do Oriente Médio, o uso da mão esquerda para cumprimentar, comer ou entregar algo a alguém é considerado muito sujo. Ao entregar algo, usar as duas mãos é aceito e até visto como respeitoso, mas não usando a mão esquerda sozinha.

O código de vestimenta é geralmente ocidental: as mulheres não são obrigadas a "encobrir" ou usar véus, mas qualquer pessoa que mostre muita pele ganhará muito pouco respeito, e as mulheres que mostram muita clivagem ou / e usam uma saia / par muito curto de shorts serão vistas como prostitutas. Mulheres eritreias ou de aparência eritreia também seriam julgadas mal por fumar. Não, no entanto, confunda padrões de modéstia feminina com falta de status ou capacidade oficial para as mulheres na Eritreia. As mulheres dirigem na Eritreia - todos os veículos, até mesmo tanques militares, navios, aviões. Eles também comandam tropas e servem em todas as fileiras do exército e do governo na mesma capacidade que os homens. É um país que está passando por uma evolução cultural acelerada (e às vezes paradoxal) pós-libertação.

Mantenha contato[editar]

O código do país da Eritreia é 291291.

Para contornar a censura pesada, use o projeto TOR gratuito e de código aberto. Esta solução alternativa pode tornar-se cada vez menos eficaz à medida que o regime repressivo recebe ajuda e aconselhamento da China.

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!