Finlândia

6426
Fonte: Wikivoyage
Europa > Escandinávia > Finlândia
Finlândia

noframe
Bandeira
Informações básicas

A Finlândia é um país da Norte da Europa.

Finlândia (em finlandês: Suomi, em sueco: Finland), no Norte da Europa e tem fronteiras com a Rússia a leste, ao norte da Noruega e na Suécia, a oeste. O país está completamente moderno estado de bem-estar altamente civilizada, bem planejada e confortável, pequenas vilas e cidades, mas ainda oferece vastas áreas de natureza intocada. A Finlândia tem cerca de 188 mil lagos (cerca de 10% do país) e um número semelhante de ilhas. Na parte norte do país, o Northern Lights pode ser visto no inverno e o sol da meia-noite no verão. Os finlandeses afirmam também ter a montanha mítica de Korvatunturi como a casa do Papai Noel, e uma indústria turística florescente na Lapônia atende aos fãs. Apesar de viver em um dos países tecnologicamente mais desenvolvidos do mundo, os finlandeses gostam de casas de verão nos meses mais quentes para desfrutar de todos os tipos de passatempos relaxante sauna, piscina, pesca e churrasco.

Entenda[editar]

Não se sabe muito sobre a história antiga da Finlândia, com os arqueólogos ainda debatem, quando e onde uma tribo de Finno-Ugric speakers cropped up surgiu. Um Romano historiador. Tácito menciona uma tribo primitiva e selvagem Fenni em 100 AD, até mesmo os Vikings não quis resolver, comércio e pilhagem ao longo das costas.

Na Suécia meados de 1150 começaram a conquistar e cristianizar os pagãos finlandeses, com Birger Jarl incorporando a maior parte do país para a Suécia, em 1249. A Finlândia ficou uma parte integrante da Suécia até o século 19, embora não houvesse guerra quase constante com a Rússia na fronteira oriental e duas breve ocupações. Após a derrota final desastrosa da Suécia na Guerra Finlandesa de 1808-1809, a Finlândia tornou-se um autônomo grande sob o domínio russo após 1809. Governo russo alternou entre tolerância e repressão, e já havia um movimento significativo de independência, quando a Rússia mergulhou no caos e guerra revolucionária, em 1917. Parlamento aproveitou a oportunidade e declarou a independência em Dezembro, ganhando rapidamente o parecer favorável Soviética, mas rapidamente o país mergulhou em uma breve guerra civil, mas amarga entre os brancos conservadores e os Reds Socialista, venceu pelos brancos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Finlândia foi atacada pela União Soviética durante a Guerra de Inverno, mas eles lutaram, a uma paralisação que viu a URSS conquistar 12% do território finlandês. Finlândia, então aliada da Alemanha na tentativa de repelir os soviéticos e recuperar o território perdido, foi derrotada e, como condição para a paz, teve de virar contra a Alemanha. Assim, a Finlândia travou três guerras separadas durante a Segunda Guerra Mundial. No final, a Finlândia perdeu grande parte da Carélia e Finlândia, segunda cidade de Vyborg, mas os soviéticos pagaram um alto preço por eles com mais de 300.000 mortos.

Após a guerra, a Finlândia passou para a esfera de influência soviética e dedos da linha russa na política externa, mas manteve uma política de neutralidade oficial estudou e conseguiu manter uma economia de mercado livre e eleições multipartidárias, a construção de laços estreitos com os seus vizinhos nórdicos. Embora houvesse alguns momentos tensos, Finlândia puxou: no meio do século seguinte, o país fez uma transformação notável de uma fazenda / economia florestal para a economia industrial moderna e diversificada com gigantes da tecnologia, como Nokia, e a renda per-capita é hoje a par com países da Europa Ocidental. Depois da implosão da URSS, a Finlândia aderiu à União Européia em 1995, e foi o único estado nórdico a aderir ao sistema do euro em seu início, em Janeiro de 1999.

Clima[editar]

Laponia

A Finlândia tem um clima frio, mas temperado, que na verdade é relativamente leve para a latitude, devido à influência moderadora da Corrente do Atlântico Norte. Inverno, porém, é tão escuro como em todos os lugares nestas latitudes, e as temperaturas (muito raramente) chegar a -30 ° C no sul e até mesmo mergulhar abaixo de -50 ° C no norte. O breve verão finlandês é muito mais agradável, com temperaturas médias em torno de 20 ° C, e geralmente é a melhor época do ano para visitar. Julho é o mês mais quente com temperaturas até 30 ° C. Início da primavera (março-abril) é quando a neve começa a derreter e os finlandeses gostam de dirigir para o norte para o esqui e desportos de Inverno, enquanto que a transição do outono para o inverno em outubro-dezembro - molhado, chuvoso, escuro e geralmente miserável - é o pior período para visitar. Devido à latitude extrema, Finlândia experiências do famoso Midnight Sun perto do solstício de verão, quando (se acima do Círculo Ártico), o sol nunca se põe durante a noite e até mesmo no sul da Finlândia na verdade nunca escurece. O outro lado da moeda é a noite do Ártico (Kaamos) no inverno, quando o sol nunca chega a todos os do Norte. No sul, o dia é limitado a poucas horas com o sol. que, por vezes, são devastadores.

Regiões[editar]

Regiões da Finlândia
Finlândia Sul
O litoral sul até a fronteira com a Rússia, incluindo a capital Helsinki e a the província histórica de Uusimaa (Nyland)
Finlândia Oeste
áreas costais, a velha capital Turku, a cidade nº 2 da Finlândia Tampere e as partes sul das historicas províncias de Ostrobotnia (Pohjanmaa, Österbotten)
Finlândia Leste
Florestas e lagos na fronteira com a Russia, incluindo a Savônia (Savo) com a cidade de Kuopio e a parte finlandesa da Karélia (Karjala)
Oulu (Norte da Finlandia)
Kajanaland (Kainuu) e norte da Ostrobotnia, com o nome da technology city de Oulu.
Lapônia
Tundra e renas além do Círculo Ártico.
Ilhas Åland
um grupo de ilhas autonomas e monoglotas em sueco na costa sudoeste da Finlândia.


Cidades[editar]

  • Helsinki - a "Filha do Báltico", de longe a capital e maior cidade da Finlândia
  • Kotka
  • Kuopio
  • Oulu-
    • — uma cidade tecnológica no final do Golfo de Bótnia
  • Rovaniemi — porta de entrada para a Lapônia e sede da Aldeia do Papai Noel
  • Tampere— uma antiga cidade industrial que se tornou um lar moderno de cultura, música, arte e museus
  • Turku — a antiga capital na costa sudoeste. Castelo e catedral medievais

Chegar[editar]

A Finlândia é um membro do Acordo de Schengen. Para a UE e EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça), cidadãos, oficialmente aprovado de cartão de identificação (ou passaporte) é suficiente para a entrada. Em nenhum caso, eles vão precisar de um visto para uma estadia de qualquer tamanho. Outros necessitam geralmente de um passaporte para a entrada. Não existem fronteiras entre os países que assinaram o tratado e implementado - a União Europeia (com exceção da Bulgária, Chipre, Irlanda, Romenia e Reino Unido), Islândia, Noruega e Suíça. Da mesma forma, um visto concedido a qualquer membro Schengen é válido em todos os outros países que assinaram o tratado e implementadas. Mas cuidado: Nem todos os membros da UE assinaram o Tratado de Schengen, e nem todos os membros de Schengen, fazem parte da União Européia. Aeroportos na Europa são, portanto, dividido em "Schengen" e "não-Schengen" seções, que, efetivamente, agem como "nacionais" e "internacionais". Se você estiver voando de fora da Europa em um país Schengen, continuando a outra, você vai fazer a Imigração e Alfândega no primeiro país e depois continuar até o seu destino sem mais verificações. Viagens entre um membro Schengen e um país não-Schengen irá resultar no controle de fronteira normal. Note-se que, independentemente de você viajar no espaço Schengen ou não, algumas companhias aéreas ainda insistem em ver o seu bilhete de identidade ou passaporte.

Tenha em mente que o contador começa quando você entrar em qualquer país do espaço Schengen e não é reiniciado, deixando um país Schengen específico para outro país Schengen, ou vice-versa.

Em janeiro de 2010, apenas os nacionais dos países non-EU/EEA/Swiss seguintes não necessitam de visto para entrada no espaço Schengen: Alemanha, Andorra, Antígua e Barbuda, Argentina, Austrália, Bahamas, Barbados, Bermuda, Brasil, Brunei, Canadá, Chile, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Israel, Japão, Macedónia *, Malásia, Ilhas Maurício, México, Mônaco, Montenegro *, Nova Zelândia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, São Cristóvão e Névis, San Marino , Sérvia */**, Seychelles, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Uruguai, Vaticano, Venezuela, além das pessoas que detêm Nacional Britânico (Overseas), Hong Kong SAR ou passaporte da RAEM. Esses visitantes de isenção de visto não podem ficar mais de três meses, em metade de um ano e não pode trabalhar enquanto na UE.

Note-se que Enquanto súditos britânicos, com direito de residência no Reino Unido e os cidadãos britânicos ultramarinos ligado a Gibraltar são considerados "cidadãos do Reino Unido para fins da União Européia" e, portanto, elegível para acesso ilimitado ao espaço Schengen. Os cidadãos britânicos ultramarinos sem direito de residência no Reino Unido e súditos britânicos, sem o direito de residência no Reino Unido, bem como os cidadãos britânicos e British Overseas pessoas protegidas, em geral, não necessitam de visto. No entanto, todos os cidadãos britânicos ultramarinos exceto aqueles exclusivamente ligados às áreas de soberania de Chipre são elegíveis para a cidadania britânica e acesso ilimitado posteriormente ao espaço Schengen.

De avião[editar]

Aeroporto principal da Finlândia internacional de Helsínquia-Vantaa Airport perto de Helsinki. Finnair , Blue1 , a Air Finland e Finncomm Airlines são baseados lá. Cerca de 30 companhias aéreas estrangeiras que voam Helsínquia-Vantaa, incluindo a transportadora de baixo custo Easyjet de Londres, Manchester e Paris. Aeroporto da Ryanair Finlândia, em Tampere, enquanto Wizz Air está construindo um centro cada vez maior em Turku. Outras companhias aéreas têm limitado serviços regionais para outras cidades, na maior parte apenas para a Suécia, e, na alta temporada de inverno, ocasional charters diretos (especialmente em dezembro) e sazonais vôos regulares (Dez-Mar) para a Lapônia. Pode ser também vale a pena pegar um vôo barato para Tallinn e siga as instruções abaixo de barco para chegar à Finlândia.

De barco[editar]

Dentro de um ferryOne Silja é uma das melhores maneiras para viajar de e para a Finlândia por mar. Os barcos para a Estônia e Suécia, em particular, são gigantes, multi-story palácios flutuantes e lojas de departamento, com preços subsidiados pelas vendas de bebidas isentos de impostos: a viagem de regresso a Tallinn, incluindo uma cabine para até quatro pessoas. Se viajar de Inter Rail, você pode obter 50% de desconto em tarifas deck. A melhor maneira de chegar em Helsínqui, é a pé no deck externo com uma visão à frente.

De ônibus[editar]

Os ônibus são os mais baratos, mas também o modo mais lento e menos confortável de viajar entre a Rússia e a Finlândia. Ônibus regulares funcionam entre St. Petersburg, Vyborg e grandes cidades do sul como o finlandês Helsinki, Lappeenranta, Jyväskylä e todo o oeste o caminho para Turku, verifique Matkahuolto para programações. Helsinki-St. Petersburg é servida três vezes por dia e custa 38 € e demora nove horas durante o dia, e oito horas à noite.

De trem[editar]

As Ferrovias da Rússia tem dois serviços de trem direto e um diário de Helsinki a São Petersburgo e um dia a Moscou, na Rússia. Não há comboios diretos entre a Suécia ou a Noruega e a Finlândia (a bitola ferroviária é diferente), mas o ônibus no trecho de Boden / Luleå (Suécia) e Kemi (Finlândia), está livre de um / Inter Rail Eurail pass, e você pode também obter um desconto de 50% da maioria dos ferries com esses passes.

Circular[editar]

A Finlândia é um país grande e viajar é relativamente caro. O transporte público é bem organizado e os equipamentos são sempre confortáveis e muitas vezes novos e reservas antecipadas são raramente necessárias fora dos períodos de maior feriado. A doméstica Journey Planner oferece um site útil, com horários para todos os trens e ônibus, incluindo inter-cidades e locais de transporte.

De avião[editar]

Vôos são os mais rápidos, mas geralmente também o modo mais caro de se locomover. Finnair e algumas pequenas companhias aéreas operam vôos regionais a partir de Helsinqui para todo o país, incluindo Kuopio, Pori, Rovaniemi e Ivalo. Há três companhias aéreas concorrentes vendendo vôos domésticos:

Finnair , o maior que opera longe, os serviços para as maiores cidades. Finncomm Airlines opera vôos para outras cidades. Blue1 , uma divisão da SAS, concorre com a Finnair em mais movimentadas rotas. Além disso, a Air Baltic , Wingo e Åland Air preenche algumas lacunas.

De taxi[editar]

Táxis finlandeses são fortemente regulados pelo governo, para que se sinta confortável, seguro e caro. Não importa onde você vá no país, a taxa inicial é fixada em € 5,30, subindo para 8,30 € durante a noite e aos domingos. A taxa por quilômetro percorrido começa no 1.39/km € para 1 ou 2 passageiros, levantando-se para € 1.94/km para 7 ou 8 passageiros. Uma viagem de 20-25 km (digamos, o aeroporto de Helsínqui central) pode, portanto, facilmente custar € 30-40. Táxis podem vir em qualquer cor ou forma, mas eles terão sempre um amarelo "TÁXI" sinal (por vezes escrito "Taksi") sobre o teto. Hailing táxis na rua é muito difícil ou impossível, por isso quer encontrar um táxi ou a ordem por telefone. Empresas de táxi em todo o país podem ser encontradas no site.

Polegar Pegar carona é possível, embora incomum, na Finlândia, como o clima severo e tráfego não esparso, incentiva a prática. A tarefa mais difícil é sair de Helsínqui. Verão oferece muitas horas de luz, mas no outono / primavera você deve planejar o seu tempo. A estrada entre Helsínqui e São Petersburgo tem uma percentagem muito elevada de condutores russo.

De carro[editar]

Moose sobre o aluguel looseCar é possível na Finlândia, mas geralmente caro. Carros estrangeiros registrados só podem ser utilizados na Finlândia, por um tempo limitado e registrá-lo localmente envolve o pagamento de um imposto importante para equalizar o preço a níveis finlandeses. Se você optar por comprar um carro na Finlândia, em vez disso, certifique-se que tem todos os impostos anuais remunerados e, quando a inspeção anual é devida: o prazo é o mesmo dia em que data o primeiro carro de utilização, salvo o formulário de inscrição diz 00.00.xx em data da primeira utilização. Nesse caso, a data de inspeção é determinada pelo último número da placa de licença. Todos os carros devem passar as emissões de ensaios e testes precisos de freios etc. Polícia pode remover as placas dos veículos que não passaram as inspeções anuais no tempo e dar-lhe uma multa.

Unidades de tráfego à direita, e não há pedágios nas cidades finlandesas ou rodovias até o momento. As estradas são bem mantidas e extensas, apesar de rápidas são limitadas ao sul do país. Note-se que os faróis ou luzes diurnas devem ser mantidas em todas as vezes quando conduzir, dentro e fora das cidades, se é negro ou não. Os condutores devem ficar muito atentos, principalmente ao amanhecer e entardecer, para os animais selvagens. Colisões com alces (freqüentemente fatal) são comuns em todo o país, veados (principalmente de sobrevivência) causam colisões numerosas, partes do Sul e Sudoeste do país, e renas meia-domesticadas são uma causa comum de acidentes na Lapônia. Bear colisões acontecem, por vezes, no leste do país. Trens VR transportadora overnight, carro são os mais populares para pular a slog longo de Helsinki até Lapônia e dormir uma boa noite de vez: a viagem de Helsinki-Rovaniemi (one way), com carro e cabine para 1-3 pessoas.

De ônibus[editar]

Matkahuolto oferece conexões de ônibus de longa distância para praticamente todas as partes da Finlândia. Ônibus é também a única forma de viajar da Lapônia, uma vez que a rede ferroviária não se estende para o extremo norte. Os ônibus são geralmente ligeiramente mais caros do que trens, mas entre muitas cidades maiores, onde concorre com o trem, ônibus são preços competitivos. As velocidades são geralmente mais lentas do que os trens, por vezes muito lenta (de Helsinki a Oulu), às vezes até mais rápido (a partir de Helsínquia para Kotka e Pori). Em muitos itinerários, no entanto, os autocarros são mais freqüentes, assim você pode ainda chegar ao seu destino mais depressa do que se você esperar o próximo trem. Ao contrário dos comboios, descontos para estudantes estão disponíveis também para os estudantes ferry No verão, cruzeiros são uma ótima maneira de ver o cenário da Finlândia, embora a maioria deles só fazem loops de turismo circular e não são, portanto, particularmente útil para ir do ponto A ao ponto B. A maioria dos navios de cruzeiro levam 100-200 passageiros ( livro à frente no fim de semana!), e muitos são os barcos a vapor históricos. Rotas mais populares incluem-Turku Naantali e várias rotas em torno de Saimaa.

De trem[editar]

Um trem Pendolino, o mais rápido da frota VR (220 km / h) VR (Finnish Railways) opera a rede ferroviária bastante extensa. O trem é o método de escolha para viajar de Helsínqui para Tampere, Turku e Lahti, com partidas a pelo menos uma vez por hora e acelera mais rápido que o ônibus. As seguintes classes de serviço estão disponíveis, com preços e durações de exemplo para o serviço de Helsínqui, Tampere popular entre parênteses.

Trens Pendolino basculante (código S), a opção mais rápida InterCity (IC) e InterCity2 (IC2) trens expressos, com sobretaxa de IC Ordinária pikajuna (expresso, P), com sobretaxa expressar, apenas lento comboios noturnos para esta conexão Os trens locais e regionais (lähiliikennejuna, lähijuna ou taajamajuna), sem acréscimo, bastante lento. Os trens são geralmente muito confortáveis, especialmente os serviços de correio expresso. Pendolino e comboios IC têm carro restaurante, os carros da família (IC só, com um playground para crianças), tomadas e pontos de fumar; Pendolinos até oferecer conectividade Wi-Fi gratuito. Outros trens, incluindo alguns serviços IC2 curta distância, não. Custos adicionais aplicam-se para viajar em primeira classe, com a marca "negócio" em alguns trens, o que faz com que você assentos mais espaçosos, jornais e, eventualmente, um lanche.

De bicicleta[editar]

A maioria das cidades finlandesas contam com ótimas ciclovias, especialmente fora dos centros, e tendo uma bicicleta pode ser um método rápido, saudável e ecológica de se locomover no local. As estradas são geralmente bem pavimentadas, estradas de cascalho, embora às vezes inevitáveis. Contanto que você não vá fora de estrada, você não vai precisar de suspensão ou os pneus sulcados.

Veja[editar]

A seleção das principais atrações turísticas da Finlândia:

O centro de Helsínqui, a Filha do Báltico, em um dia de verão quente e ensolarado Os locais históricos de Turku e do vasto arquipélago em torno dele, melhor visualizado no convés de uma balsa de carro gigante Pottering em torno das pitorescas casas de madeira de Porvoo, a segunda cidade mais antiga da Finlândia, Castelo Olavinlinna em Savonlinna, Finlândia castelo mais atmosféricos, especialmente durante o anual Festival de Ópera Hämeenlinna Castelo em Hämeenlinna é o mais antigo castelo da Finlândia. Construído no século 13.

Faça[editar]

Eventos[editar]

Festivais[editar]

Sauna Open Air, festival de metal música em Tampere

Finlândia hospeda muitos festivais de música (festari) durante o verão. Alguns dos mais notáveis incluem:

Provinssirock, rock, Seinäjoki, meados de Junho Nummirock, heavy metal, Nummijärvi (perto de Kauhajoki), final de Junho (Solstício de Verão) RMJ, disco de música pop / Pori, final de Junho (Solstício de Verão) Tuska Open Air, o heavy metal, Helsínquia, o final de junho Sauna Open Air, o heavy metal, Tampere, no início de junho Ruisrock, rock, Turku, julho Konemetsä, música eletrônica, Ollila (perto de Turku), julho Pori Jazz, jazz world music / Pori, em meados de Julho Ankkarock, rock, Korso (perto de Helsinki), agosto Flow, indie / eletrônica / urbano, Helsinki, meados de agosto A maioria dos festivais passado 2-4 dias e são muito bem organizado, com várias bandas tocando, como, por exemplo. Foo Fighters e Linkin Park headlining Provinssi em 2008. O bilhete normal completa (todos os dias), que inclui um acampamento onde você pode dormir, comer e satisfazer outros convidados do festival. A atmosfera em festivais é grande e, provavelmente, você encontrará novos amigos lá. É claro beber muita cerveja é uma parte da experiência.

Atividades[editar]

Esportes

Com a falta de montanhas escarpadas e fiordes com ameias, a Finlândia não é carregada de adrenalina dos esportes de inverno. O passatempo tradicional finlandes é esqui cross-country em terreno mais ou menos plano. Durante o curto verão você pode nadar, pescar ou navegar de canoa nos lagos. Eles normalmente são mais quentes em torno de 20 de julho. Os jornais locais têm geralmente as temperaturas da superfície atual, e um mapa das temperaturas da superfície também podem ser encontrados no site do Ministério do Meio Ambiente. Durante a semana mais quente, tarde da noite ou cedo pela manhã, a água pode estar muito agradável quando a temperatura do ar é inferior a da água. A maioria das cidades também têm salas de natação com água um pouco mais quente, mas estes são geralmente fechados durante o verão. Licenças de pesca, se necessário, podem ser facilmente compradas em qualquer kioski-R, embora tenha uma pequena taxa para isso.

Para os caminhantes, pescadores e caçadores, o Ministério do Ambiente mantém um mapa, com trilhas e cabanas marcadas. A melhor época para a caminhada é no início do outono, que tem menos mosquitos e as cores do outono já estão visíveis. E se você quiser tentar algo exclusivamente finlandês, não perca a grande quantidade de concursos bizarros de esportes no verão, incluindo: Campeonato Mundial de Air Guitar , agosto, Oulu. Telemóvel Campeonato Throwing, agosto, Savonlinna. Recicle o seu Nokia! Swamp Campeonato do Mundo de Futebol, Julho, Hyrynsalmi. Provavelmente o evento messiest esportivo do mundo. Esposa do Campeonato do Mundo de Transporte, Julho, Sonkajärvi. O prêmio é o peso da esposa em cerveja.

Light Norte Distinguir as luzes do Norte (aurora boreal, ou revontulet em finlandês) brilhando no céu, está na agenda de muitos visitantes, mas mesmo na Finlândia não é tão fácil. Durante o verão, é leve durante todo o dia e ao longo da aurora se tornam invisíveis, e são raramente vistas no sul. O melhor lugar para vê-los é durante o inverno no norte, quando a probabilidade de ocorrência é superior a 50% em relação à hora de ponta magnética 23:30 - se o céu estiver claro, o que é. A estância de esqui de Saariselkä, facilmente acessível por avião e com abundância de recursos, é particularmente popular entre os caçadores aurora.

Compre[editar]

Finlândia adotou o euro (€) em 01 de janeiro de 2002 e à marca finlandesa (FIM) é agora obsoleto. A Finlândia não usa o 1 e 2 cêntimos, em vez de todos os montantes são arredondados para mais próximo de 5 centavos. As moedas são, no entanto, a proposta ainda legal e há mesmo pequenas quantidades de 1c e 2c finlandês, as moedas são altamente valorizadas pelos colecionadores. É comum omitir centavos e o símbolo do euro a partir de preços, e usar a vírgula como separador decimal: "5,50" significa, portanto, cinco euros e cinquenta cêntimos.

Comprar ou trocar o dinheiro raramente é um problema, como ATMs ("Otto") são comuns e podem ser operados com cartão de crédito internacional e os cartões de débito (Visa, Visa Electron, Mastercard, Maestro). Outras moedas que não o euro não são geralmente aceitas, embora a coroa sueca, possam ser aceites em Åland norte e cidades fronteiriças como Tornio. Cambistas são comuns nas grandes cidades (a cadeia Forex é onipresente) e geralmente têm taxas melhores, mais horas de abertura e um serviço mais rápido do que os bancos. Cartões de crédito são amplamente aceitos, mas você será solicitado para a identificação, se você comprar mais de 50 € (e pode ser solicitado a mostrá-lo, mesmo para compras menores).

Como regra, o depósito nunca é necessário na Finlândia e contas de restaurantes já incluem taxas de serviço. Dito isto, táxi e outras contas pagas em dinheiro são geralmente arredondadas para o próximo número conveniente. Vestiários (narikka), em discotecas e restaurantes, muitas vezes melhor que as taxas não-negociáveis (geralmente claramente sinalizadas, 2 € é o padrão) e porteiros do hotel esperam em torno da mesma taxa.

Coma[editar]

Cozinha finlandesa é fortemente influenciada por seus vizinhos, os principais ingredientes são batatas e pão com vários peixes e pratos de carne ao lado. Leite ou creme é tradicionalmente considerado uma parte importante da dieta e é frequentemente um ingrediente em alimentos e bebidas, mesmo para os adultos. Diversos produtos lácteos, como queijo, também são produzidos. Enquanto a comida tradicional finlandesa famosa é branda, a revolução culinária que se seguiu a adesão à UE viu um boom de restaurantes elegantes e experimentos com ingredientes locais, muitas vezes com excelentes resultados.

Frutos do mar[editar]

Com dezenas de milhares de lagos e uma longa costa, o peixe é um prato finlandês, e há muito mais nesse menu que apenas salmão (lohi). As especialidades incluem: O arenque do Báltico (silakka), um pequeno, muito gordo e saboroso peixe disponível em conserva, marinados, defumados, grelhados e em inúmeras outras variedades Gravlax ("graavilohi"), um aperitivo pan-escandinavo de salmão cru e salgado. Salmão fumado (savulohi), não apenas o frio, em fatias finas, tipo semi-primas, mas também completamente cozidos "salmão" warm defumado Recheio (muikku), uma especialidade na Finlândia oriental, um pequeno peixe servido frito, muito salgados e, normalmente, com purê de batatas Outros peixes locais como KUHA (Zander), uma iguaria cara, lúcio (hauki) e perca (ahven).

Pratos de carne Guisado de rena (poronkäristys), um dos favoritos Almôndegas (lihapullat), servido com purê de batata e guisado jamKarelian lingonberry (karjalanpaisti), um ensopado de pesados geralmente feito de carne de porco (e, opcionalmente, cordeiro), cenouras e cebolas, normalmente servido com batatas Fígado caçarola (maksalaatikko), composto por fígado picado, o arroz e passas cozidas em um forno, mas gosto um pouco diferente do que você esperaria. Loop enchidos (lenkkimakkara), uma grande salsicha levemente aromatizada; melhor quando grelhada e coberta com uma pincelada de mostarda finlandesa doce (sinappi) e cerveja. Almôndega (lihapullat, lihapyörykät) são tão populares e saborosos como na vizinha Suécia Reindeer (poro), pratos, especialmente sauteed aparas de rena (poronkäristys, servido com purê de batatas e lingonberries), não é realmente uma parte da dieta diária finlandesa, mas um marco turístico e comum no norte gelado hash sueco ("pyttipannu"), (originalmente da Suécia,"pytt i panna"), um prato forte de batatas, cebolas e quaisquer restos de carne frita em uma panela e coberto com um ovo

Produtos lácteos[editar]

Queijo e outros produtos lácteos são muito populares na Finlândia. As variedades mais comuns são suaves queijos duros como o Edam, Emmental, mas especialidades locais incluem: Aura de queijo (aurajuusto), uma variedade local de queijo azul, também usado em sopas, molhos e como um topping de pizza. Breadcheese (Leipäjuusto ou juustoleipä), um tipo de sabor muito suave, requeijão grelhado que range quando você come, melhor apreciado quente com uma bagatela de jam cloudberry Piimä, um tipo de bebida leitelho, espesso e azedo Viili, uma variante, gelatinoso stretchy e azedo do iogurte

Outros pratos[editar]

Pastel da Carélia

Torta Carelian (karjalanpiirakka), a assinatura de sopa pastryPea finlandês (hernekeitto), geralmente, mas nem sempre com presunto, tradicionalmente comidos com uma pincelada de mostarda e servido às quintas-feiras, apenas atente para a flatulência! Tortas da Carélia (karjalanpiirakka), um oval 7 a 10 cm de massa assada, cozida tradicionalmente com farinha de centeio, com mingau de arroz ou purê de batata, de preferência consumidos cobertos com manteiga e ovo picado. Mingau (puuro), geralmente feito de aveia (Kaura), cevada (Ohra), arroz (riisi) e centeio (Ruis) e na maioria das vezes servido no café da manhã

Pão[editar]

Pão (LEIPA) é servido em todas as refeições na Finlândia, e vem em uma vasta gama de variedades. Pão de centeio é o pão mais popular na Finlândia. Normalmente, os finlandeses são: hapankorppu, seca, crocante e levemente ácido flatbread, ocasionalmente vendidas no exterior como "Finncrisp" limppu, termo genérico para pães grandes e fresco. näkkileipä, outro tipo de cor escura, secos, pão sírio crocante de centeio ruisleipä (pão de centeio), pode ser até 100% de centeio e muito mais escuro, mais pesado e chewier de pão de centeio em estilo americano, ao contrário da tradição sueca, pão de centeio finlandês é geralmente adoçado e, assim, azedo e amargo também. rieska pão, ázimo feita a partir de trigo ou batata, comidas frescas

Sazonais e especialidades regionais[editar]

O morel false (korvasieni) tem sido ocasionalmente chamado de fungu "finlandesa", como gosta o baiacu japonês famoso, um morel inadequadamente preparado pode matar você. Felizmente, é fácil tornar seguro por ebulição (só não respirar os vapores!), E preparado de cogumelos podem ser encontrados nos restaurantes gourmets e até enlatados.

Desde o final de julho até i início de setembro que vale a pena pedir lagosta (RAPU) menus e preços em restaurantes melhores. Não é barato, e tem um ritual, na maioria que envolve grandes quantidades de vodka gelada, mas deve ser apreciado pelo menos uma vez. Por volta do Natal, presunto cozido é a estrela da tradicional mesa de jantar, com uma constelação de caçarolas em torno dele. Há também as especialidades regionais, incluindo kalakukko da Finlândia Oriental (um tipo de torta de peixe gigante) e lingüiça de sangue Tampere (mustamakkara). Mämmi, um tipo de pudim de centeio castanho doce que se come com creme e açúcar. Parece famosa desagradável, mas realmente gosto muito bom.

Sobremesas[editar]

Pulla

Uma variedade de pulla diretamente do ovenfor sobremesa ou simplesmente como um snack, pastelaria finlandesa abundam e são muitas vezes tomadas com café (ver Drink) após uma refeição. Olhe para o pão do café de cardamomo (pulla), uma grande variedade de tortas (torttu), e donuts (munkki). No verão, uma grande variedade de frutas frescas estão disponíveis, incluindo o cloudberry delicioso, mas caro (Lakka), e outros produtos estão disponíveis durante todo o ano como jam (Hillo), sopa keitto e um tipo de pudim ou mingau pegajoso conhecido como kiisseli. Chocolate finlandes também é bastante bom, incluindo os seus produtos Sininen icônicas ("Blue"), bar exportado em todo o mundo. A especialidade mais finlandesa é licorice (lakritsi), particularmente do tipo salgado forte, conhecido como salmiakki.

Beba e saia[editar]

Graças aos seus milhares de lagos, a Finlândia tem a abundância de fontes de água e água de torneira é potável sempre. As bebidas habituais refrigerantes e sucos são amplamente disponíveis, mas olhar para uma grande variedade de sucos de uva (marjamehu), especialmente no verão, bem como Pommac, um refrigerante feito a partir de incomum (segundo a etiqueta) "frutas misturadas", que você ama ou odeia.

Café e chá Os finlandeses são os mais pesados de café do mundo (kahvi) bebedores, com média de 3-4 xícaras por dia. As maiorias dos finlandeses preferem bebida forte e escura, mas o açúcar e o leite para o café estão sempre disponíveis, como o expresso e o cappuccino estão tornando-se ainda mais comum, especialmente nas cidades maiores. Estranhamente, a Starbucks não chegou ainda na Finlândia. Para uma solução rápida de cafeína, você pode simplesmente entrar em qualquer loja de conveniência. Chá não é tão apreciado como o café, apesar de encontrar água quente e um saquinho de Lipton Yellow Label em qualquer lugar. Para infusão de chá, confira alguns dos cafés mais finos da cidade ou salas de chá.

Leite Na Finlândia, é bastante comum para pessoas de todas as idades, beber leite (maito) como acompanhamento de alimentos. Outra opção popular é piimä ou leitelho. Viili, um tipo de requeijão, age como chiclete super-elástico líquido, mas é semelhante ao gosto de iogurte naturalo. Produtos lácteos fermentados ajudam a estabilizar o sistema de digestão, por isso, se seu sistema é perturbado, utilize esta alternativa.

Álcool[editar]

Finlandia Vodka

Em Helsinki o Alcohol é muito caro em comparação com a maioria dos países (embora não com os seus vizinhos nórdicos Suécia e Noruega), embora a entrada com baixo custo pela Estônia, a União Europeia tem forçado o governo a reduzir impostos sobre o álcool. Ainda assim, uma única cerveja vai custar perto de 5 € em qualquer bar ou 1 € em um supermercado. Enquanto a cerveja e cidra estão disponíveis em qualquer supermercado ou loja de conveniência (até 09:00), o monopólio estatal Alko é a sua única escolha para o vinho ou qualquer coisa mais forte. A idade legal para beber é de 18 para bebidas mais leves, enquanto que para comprar licor de Alko você precisa ter 20. Documento geralmente é solicitado a todos os clientes de aparência jovem. Alguns restaurantes têm maiores requisitos de idade, até 30 anos, mas estas são as suas próprias políticas e nem sempre são seguidas, especialmente em tempos mais tranquilo. Surpreendentemente, a bebida nacional não é Finlandia Vodka, mas a sua marca local Koskenkorva ou kossu no discurso comum. No entanto, as duas bebidas são intimamente relacionadas: kossu é de 38%, enquanto a Finlândia é de 40% e kossu também tem uma pequena quantidade de açúcar adicionado, o que torna as duas bebidas com sabor um pouco diferente. Há também muitas outras vodcas (viina) no mercado, a maioria das quais com gosto muito bom com a Ström, "O Espírito do Santa", uma tentativa finlandês em uma vodka super-premium. Uma especialidade local é salmiakki-kossu ou Salmari, preparada pela mistura de salgado salmiakki licorice preto, cujo gosto mascara o álcool por trás. Beer (olut ou kalja) também é muito popular, mas as cervejas finlandesas são quase idênticas na maior parte, leve lagers: marcas comuns são Lapin Kulta, Karjala, Olvi, Koff e Karhu. Preste atenção ao rótulo quando comprar: cervejas da marca "I" é barato, mas tem baixo teor alcoólico, enquanto o "III" e "IV" são mais fortes e mais caros. Em lojas normais você não vai encontrar todas as bebidas com álcool superior a 4,7%. Você também pode encontrar kotikalja (lit. cerveja em casa "), um marrom escuro de cerveja como bebida alcoólica, mas muito baixa. As cervejas importadas estão disponíveis em lojas de grandes supermercados, a maioria dos pubs, bares e cervejas checas em particular, são populares e apenas um pouco mais caro. A tendência mais recente é sidras (siideri). A maioria destes são artificialmente aromatizadas misturas doces que são muito diferentes dos tipos Inglês ou Francês, embora as variedades mais autêntica estão a ganhar quota de mercado. O gin sempre popular long drink ou lonkero (lit. tentáculo "), uma mistura de gin e prebottled soda grapefruit, sabe melhor do que soa e tem a propriedade adicional útil de brilhante sob luz ultravioleta. Durante o inverno, não perca glögi, um tipo de vinho quente temperado servido com amêndoas e passas, que pode ser facilmente feito em casa. O material mineral nas lojas geralmente é sem álcool, embora inicialmente tenha sido feita de vinho velho e finlandeses se misturam muitas vezes em um pouco de vinho ou bebidas espirituosas. Nos restaurantes, glögi é servido sem álcool, ou com vodka 2Cl acrescentou. Fresco, glögi quente pode, por exemplo, ser encontrado no mercado de Natal de Helsínqui. Finalmente, duas bebidas tradicionais, vale a pena procurar o hidromel (SIMA), uma bebida fermentada de velhice do vinho, feito de açúcar mascavo, limão e fermento e consumido principalmente em torno do festival de maio Vappu, e sahti, um tipo de não filtrada, geralmente muito forte de cerveja muitas vezes aromatizado com bagas de zimbro (um gosto adquirido). Como kotikalja, Sima e marinados sahti incluem por vezes passas.

Trabalhe[editar]

Há pouco trabalho informal para ser encontrado e muitos empregos exigem pelo menos um nível de reparação do finlandês. Os cidadãos dos países da União Européia podem trabalhar livremente na Finlândia, mas a aquisição de uma licença de trabalho fora da UE, significa fazer batalha com a Direção de Imigração (Ulkomaalaisvirasto). No entanto, os alunos permitem estudar em tempo integral na Finlândia são permitidos trabalhos a tempo parcial (até 25 h / semana) ou mesmo em tempo integral durante as férias.

Para os trabalhos, você pode verificar fora do Ministério do Trabalho. A maioria dos trabalhos destacados são descritos em finlandês assim você pode precisar de alguma ajuda na tradução, mas alguns trabalhos são em Inglês. Uma tendência crescente na Finlândia, especialmente para as gerações mais jovens, é trabalhar para agências de colocação. Embora tenha havido um aumento enorme das empresas públicas e privadas nos últimos dez anos, esta tendência parece ser alimentada pelo aumento da procura de horários de trabalho mais flexíveis, bem como a liberdade de trabalho sazonal ou esporadicamente. Devido à natureza destes dois tipos de agências, bem como os tipos de trabalho que oferecem, é comum para eles a contratação de não finlandeses. Algumas agências incluem Adecco, Funcionários Point, Recursos Humanos e Aaltovoima Biisoni.

Segurança[editar]

A Finlândia tem uma taxa de criminalidade relativamente baixa e, geralmente, um lugar muito seguro para viajar. Use o bom senso, à noite, especialmente na sexta e no sábado, quando os jovens da Finlândia chegam às ruas para embriagar-se. É estatisticamente mais provável que seu país seja menos seguro do que a Finlândia. Se você andar de acordo com a lei, a Finlândia é um dos países menos corruptos do mundo. O racismo é uma preocupação geral de menores, especialmente nas grandes cidades cosmopolitas, mas houve alguns incidentes raros, mas muito divulgado da população negra ou árabe apanhando por gangues. Os carteiristas são raros, mas não inédito, especialmente nos meses agitados no verão. A maioria dos finlandeses carregam suas carteiras nos bolsos ou bolsas e sentem-se bastante seguros. Os pais costumam deixar seus bebês dormindo em um carrinho de bebê na rua enquanto visita uma loja, e no interior dos carros e portas da casa são muitas vezes deixados destravados. Por outro lado, você tem que ter cuidado, se você comprar ou alugar uma bicicleta. Ladrões de bicicletas estão por toda parte, nunca deixe sua moto sem trava mesmo por um minuto.


A Finlândia tem pouco ou nenhum animal perigosamente selvagem. Acidentes de carro com o alce poderoso (hirvi) ou menor como o veado para a maior parte das mortes de animais silvestres e lesões relacionadas. Note também que em algumas áreas rurais, ovelhas, cabras, vacas ou rena podem ser vistos andando ou dormindo na rua. Quanto aos outros animais selvagens, não há muito mais do que alguns encontros extremamente rara, com o urso pardo (karhu) e Wolf (susi) no deserto. Ambos os animais são listadas como espécies protegidas. Ao contrário da crença popular no exterior, não existem ursos polares na Finlândia, e muito menos os ursos polares andando pelas ruas da cidade. O urso castanho escandinavo é pacífica e geralmente fogem dos humanos. Em qualquer caso, é extremamente improvável que os turistas vão mesmo ver um vislumbre de um dos cerca de 900-1300 ursos marrons restantes na Finlândia. Lobos finlandeses não são perigosas para os seres humanos. Em geral, não há nenhuma razão se preocupar sobre encontros perigosos com animais selvagens na Finlândia.

Ao caminhar, sempre certifique-se de trazer um mapa e uma bússola, e certifique-se que alguém saiba onde você está indo (seja específico), e quando você voltar. Enquanto um Sistema de Posicionamento Global (GPS) pode oferecer alguma ajuda e conveniência, não dependa, exclusivamente dele. Enquanto um mapa é à prova de falhas, um GPS não é. Certifique-se trazer alguma comida e muitos agasalhos. Esteja sempre preparado para uma mudança repentina no tempo, como estas podem acontecer muito rapidamente na Finlândia. Mesmo que o sol esteja brilhando agora, você pode ter uma nevasca de médio porte (não é piada!) uma ou duas horas mais tarde. Vestido com roupas quentes e, pedir informação aos locais experientes ou especialistas se não tiver certeza. Se fora nos lagos e no mar, lembre-se que o vento e a água vão esfriar mais rápido que o ar frio e seco. Uma pessoa que cai em água fria (perto de zero C) pode morrer em poucos minutos. Segurança em pequenos barcos: Não beber álcool, usar um colete salva-vidas em todos os momentos, se o barco vira - manter roupas para permanecer aquecido, aderir ao barco, se possível (se nadar em terra é de algumas centenas de metros de distância, nunca tentar nadar na água fria abaixo de 20 ° C).

Durante o verão, geralmente é proibido fazer fogueiras no deserto.

Em caso de emergência 112 é o número de telefone nacional para todos os serviços de emergência, incluindo a polícia, e não requer um código de área, independentemente do tipo de telefone que você está usando. O número funciona em qualquer telefone móvel, seja keylocked ou não, com ou sem um cartão SIM. Se um telemóvel desafia você com um código PIN, você pode simplesmente digitar 112 como um código. Para esclarecer dúvidas sobre venenos ou toxinas (de cogumelos, plantas, remédios ou outros produtos químicos) chamada nacional Toxina Gabinete de Informação em (09) 471 977.

Saúde[editar]

Há baixo risco de problemas sérios de saúde na Finlândia. Seu inimigo principal, especialmente no inverno será o frio, especialmente se praticar trekking na Lapônia. A Finlândia é um país de baixa densidade populacional e, dirigindo-se para o deserto, é imperativo que você registre seus planos de viagem com alguém que possa informar os serviços de emergência se você não voltar. Sempre mantenha seu celular com você. Vestido calorosamente em camadas e trazer um bom par de óculos de sol para prevenir a cegueira de neve, especialmente na primavera e se você pretende gastar todo dia ao ar livre. A perturbação grave no verão são os mosquitos (hyttynen), que habitam a Finlândia (em especial Lapônia) no verão, principalmente após as chuvas. Enquanto eles não carregam malária ou outras doenças desagradáveis, os mosquitos finlandeses fazem um distintivo (e altamente irritante) som agudo ao seguir sua presa, e suas mordidas são muito itchy. Como de costume, os mosquitos estão mais ativos em todo o amanhecer e o pôr do sol que, na terra do sol da meia noite, pode significar maior parte da noite no verão. Existem vários tipos de repelentes de mosquito disponíveis que podem ser comprados a partir de praticamente qualquer loja. Outro incômodo do verão são moscas varejeiras (Paarma), cuja picada pode deixar uma marca duradoura por dias, ou mesmo por mês. Uma introdução mais recente nos verões finlandeses são keds (hirvikärpänen), que pode ser particularmente desagradável, se eles conseguem lançar suas asas e toca no cabelo (embora raramente mordem como os seres humanos não são seus alvos e, principalmente, existem nas florestas de profundidade) . Use repelente, certifique-se de sua barraca ter uma boa rede de mosquito e considerar a profilaxia com cetirizina (marcas incluem Zyrtec), um antialérgico que (se forem tomadas com antecedência!) Irá neutralizar a sua reação a qualquer picada. Antialérgicos na forma de géis e cremes também estão disponíveis como medicações de balcão. Um pente de pulgas pode ser útil para remover keds. No sul da Finlândia, especialmente Åland, o Lappeenranta-Parikkala-Imatra nas áreas perto da costa Turku, há carrapatos (punkki) que aparecem no verão e podem transmitir a doença de Lyme (borreliose) e encefalite viral através de uma mordida. Apesar de estes incidentes serem relativamente raros e nem todos os carrapatos portadores da doença, é aconselhável usar calças escuras ao invés de short, se você pretende percorrer densas áreas de grama alta (o habitat usual de carrapatos). Você pode comprar uma pinça especial do tiquetaque da farmácia (punkkipihdit), que pode ser usado para remover um carrapato com segurança se acontecer de você ser mordido. Você deve remover o carrapato da pele mais rapidamente possível, de preferência com uma pinça para reduzir os riscos de se contrair uma infecção. Se a picada do carrapato começa a formar anéis vermelhos na pele ao redor dele ou se você tiver outros sintomas relacionados com a mordida, você deve visitar um médico o mais rapidamente possível. Os insetos venenosos apenas na Finlândia são vespas (ampiainen), as abelhas mehiläinen e os zangões (kimalainen). Sua picada pode ser dolorosa, mas não são perigosos, a menos que você receba várias picadas ou se você é alérgico a ela. Há apenas um tipo de cobra venenosa na Finlândia, o componente europeu (ou kyy kyykäärme), que tem um zig-zag distintos tipo de figura em suas costas, mas alguns deles estão quase totalmente negros. A serpente ocorre em todo o caminho da Finlândia do sul para o norte da Lapônia. Apesar de suas picadas são muito raramente fatal (exceto para crianças pequenas e pessoas com alergias), deve-se ter cuidado no verão, especialmente quando caminhar nas matas ou em campos abertos em espaço rural. Caminhe para que você faça o chão vibrar e as cobras vão embora, elas atacam as pessoas só quando alguém se assusta. Se você for mordido por uma cobra, sempre procure assistência médica. Se você está planejando viajar para a natureza no verão, é aconselhável comprar um kyypakkaus ("pack Adder", um conjunto de medicamentos que contém um par de comprimidos de hidrocortisona). Pode ser comprado em qualquer farmácia. Ele é usado para reduzir as reações após uma mordida, no entanto, ainda é aconselhável consultar um médico, mesmo após ter tomado as pílulas da hidrocortisona. O kyypakkaus também pode ser usado para aliviar a dor, inchaço e outras reações alérgicas causadas por picadas de abelhas. Quanto aos animais selvagens perigosos demais, não há muito mais do que alguns encontros extremamente raros, com ursos marrons (karhu) e lobos (susi) no deserto. Ambos os animais são listados como espécies ameaçadas de extinção. Ao contrário da crença popular no exterior, não existem ursos polares na Finlândia, e muito menos os ursos polares andando pelas ruas da cidade. O urso pardo, que ocorre em toda a Finlândia foi detectado em algumas ocasiões muito excepcionais, nas proximidades das maiores cidades finlandesas, mas normalmente tentam evitar os seres humanos sempre que possível. O urso pardo hiberna durante o inverno.


Mantenha contato[editar]

Por e-mail Serviço de e-mail da Finlândia, dirigido por Itella, é rápido, fiável e pricy. A partir de 2010, um cartão postal para qualquer lugar do mundo custa 0,80 €.


Por telefone Não são muitos destes leftAs que você esperaria de um país de origem, os telemóveis são onipresentes na Finlândia. Em 2005, os finlandeses tinham o maior número de telemóveis per capita. GSM e WCDMA (3G), redes cobrem todo o país, mas ainda é possível encontrar áreas de deserto, com sinal fraco, geralmente na Lapónia e exterior do arquipélago. Os maiores operadores Sonera e Elisa, um parceiro da Vodafone, mas os viajantes que querem um número local pode querer optar por DNA do pacote pré-pago. Perguntando em um dos muitos quiosques R-pode ser uma boa idéia, pois eles geralmente têm listas de preços e promoções de companhias telefônicas diferentes. Telefones públicos estão perto da extinção na Finlândia, embora alguns ainda podem ser encontrados em aeroportos, estações de trem principais / ônibus e similares. É melhor levar um ou comprar um telefone - um modelo GSM simples pode custar menos de € 40.

Net Internet cafés são escassos no terreno neste país onde todos os logs em casa e no escritório, mas quase todas as bibliotecas pública do país tem acesso gratuito à Internet, embora muitas vezes você deve se inscrever para um horário com antecedência ou fila. Hotspots Wi-Fi também são cada vez mais comum.


Este artigo é usável. Ele contém algumas informações úteis sobre o assunto. Uma pessoa corajosa pode utilizá-lo para viajar.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!