Guiné-Bissau

12-15
Fonte: Wikivoyage
África > África Ocidental > Guiné-Bissau
Guiné-Bissau

noframe
Bandeira
Informações básicas

A Guiné-Bissau é um país da África. É principalmente um país agrícola e pesqueiro com menos de 2 milhões de pessoas (2018).

Regiões[editar]

A Guiné-Bissau está dividida em 8 regiões administrativas e 1 sector autónomo.

  • 𝐁𝐚𝐟𝐚𝐭𝐚 Bafata é uma cidade agradável com um interessante centro colonial, localizado no Rio Gêba. Cidade natal de Bissau-Guineense Amilcar Cabral. Pergunte perto do antigo mercado para visitar sua casa.
  • B𝐢𝐨𝐦𝐛𝐨 - capital do país até 1941, tem alguns magníficos exemplos de arquitetura colonial e tem sido sugerido como patrimônio mundial.
  • B𝐨𝐥𝐚𝐦𝐚 - Fim da pista indo para o sul da Guiné-Bissau. A cidade é construída ao longo de um rio das marés, o Rio Grande de Buba.
  • B𝐚𝐜𝐡𝐞𝐮
  • 𝐆𝐚𝐛𝐮
  • 𝐎𝐢𝐨
  • 𝐐𝐮𝐢𝐧𝐚𝐫𝐚
  • T𝐨𝐦𝐛𝐨𝐥𝐢
  • 𝐁𝐢𝐬𝐬𝐚𝐮 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐬𝐞𝐜𝐭𝐨𝐫 𝐚𝐮𝐭𝐨̂𝐧𝐨𝐦𝐨 capital

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

  • 1 um arquipélago de cerca de vinte ilhas tropicais e bonitas. Na ilha de Orango é possível ver hipopótamos, e há muitas outras possibilidades de eco-turismo nas "ilhas não pavilhantes". Em algumas ilhas, há até mesmo locais de nidificação de tartarugas. Muitas ilhas têm lojas de pesca de propriedade francesa.
  • 2 - Ao sul de Cap Skirring, mas no lado da Guiné-Bissau da fronteira, é um tour de force para chegar a Varela em uma estrada de terra acidentada de 50 km de comprimento de São Domingos - mas é tudo recompensado quando você chega a este pequeno paraíso, com um soberbo hotel de propriedade italiana, belas praias e florestas de pinheiros e um ambiente muito descontraído, com quase nenhum outro turista.
  • 3 – primeira área protegida da Guiné-Bissau e maior reserva de água doce

Entenda[editar]

História[editar]

Paisagem de savana com colinas de cupins

A Guiné-Bissau já fez parte do reino de Gabu, parte do Império do Mali; partes deste reino persistiram até o século XVIII. Os primeiros relatos de europeus alcançando esta área vêm de 1456 EC/AD. Os rios e a costa desta área estiveram entre os primeiros lugares colonizados pelos portugueses a partir de 1588, o interior não foi explorado até o século XIX.

Os portugueses tentaram desesperadamente manter sua colônia por muito mais tempo do que outros países europeus. Uma rebelião armada pela independência começou em 1956, mas foi só em 1974 que os portugueses finalmente aceitaram a independência da Guiné-Bissau.

A história pós-independência da Guiné-Bissau foi marcada. Uma guerra civil em 1998, seguida pela imposição de uma junta militar em 1999, foi substituída por uma democracia multipartidária. A economia continua frágil, mas as esperanças são altas.

Clima[editar]

A Guiné-Bissau é quente durante todo o ano e há pouca variação de temperatura; a média é de 26,3°C (79,3°F). A precipitação média em Bissau é de 2.024 mm, embora seja quase inteiramente contabilizada durante a estação chuvosa que cai entre junho e setembro/outubro. De dezembro a abril, o país vive uma seca.

Pessoas[editar]

Os grupos étnicos da Guiné-Bissau incluem Fula e Mandinka no norte e nordeste, Balanta e Papel nas regiões costeiras do sul, e Manjaco e Mancanha nas áreas costeiras do norte e centro.

Economia[editar]

O PIB per capita da Guiné-Bissau é um dos mais baixos do mundo e o seu Índice de Desenvolvimento Humano é também um dos mais baixos do mundo. Mais de dois terços da população vive abaixo da linha da pobreza. A economia depende principalmente da agricultura; peixe, castanha de caju e amendoim são as suas principais exportações.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Voos directos de Portugal com a EuroAtlantic Airways todas as quartas e sextas-feiras, com regresso no mesmo dia. TAP (Transportes Aéreas Portuguesa) nas Terças Quinta e Sabado.

De barco[editar]

Existe uma rota marítima entre Dakar e Bissau. Além disso, há barcos de e entre as ilhas Bijagos.

De carro[editar]

  • De Ziguinchor, Senegal a Bissau, deve levar de 3 a 4 horas por locais de sept-places (Seven-sete) ou seu próprio carro, dependendo da burocracia fronteiriça. As estradas estão em boas condições, apenas alguns buracos depois de São Domingos. Após o pôr do sol, a fronteira com o Senegal está fechada.
  • Da Gâmbia (Serrekunda), 7-8 horas se tudo correr bem. Se passar por um lugar sept-sá, você terá que mudar em Ziguinchor.
  • Dakar -Bissau com transporte público pode ser feito em um dia com um pouco de sorte, mas você precisa deixar Dakar cedo e trocar de veículo em Ziguinchor.

Outros postes principais incluem Pirada (guindaria de lá para Gabú) para o Senegal, e Buruntuma para a Guiné-Conakry (também via Gabú).

Pode-se chegar a Guiné-Bissau de carro, através das fronteiras terrestres, ao norte com o Senegal e ao sul com a Guiné-Conacri.

De autocarro/ônibus[editar]

Pode-se chegar a Guiné-Bissau de Autocarro, através das fronteiras terrestres, ao norte com o Senegal e ao sul com a Guiné-Conacri.

De comboio/trem[editar]

Não há comboios na Guiné-Bissau.

Circular[editar]

Em Bissau, microônibus chamados toca-toca funcionam para transportes dentro da cidade. Há também táxis regulares. Para os deslocamentos intermunicipais, existem os Peugeot de sete lugares e as candongas, grandes veículos comerciais que transportam de dez a vinte passageiros. Prefira os Peugeot ou pelo menos tente conseguir os assentos dianteiros. Também é possível alugar táxis para outras vilas e cidades.

A principal estação rodoviária "paragem" de Bissau fica atrás do BCEAO (Banco Central dos Estados de África Ocidental) na Estrada do Aeroporto. Você está indo para Biombo ou Prabis, você precisa ir para outro ponto de ônibus na Estrada de Bor. Não há horários; os carros partem quando estão cheios. Como a maioria dos moradores viaja no início da manhã (07:00 h), os carros lotam mais rápido pela manhã. Pode ser difícil conseguir transporte no final da tarde e à noite.

Para ir às ilhas, pode-se escolher entre canoas (pirogas) baratas, mas pouco seguras, que partem do Porto Pidjiguiti ou Porto de Bandim, e barcos modernos e caros de propriedade de pousadas de pesca francesas nas ilhas Bijagós. A Consulmar Guiné-Bissau opera um serviço de ferry mais organizado entre Bissau e vários outros portos. As balsas ainda são bastante básicas. Os horários dependem das marés e das condições meteorológicas, por isso verifique com antecedência.

Como a Guiné-Bissau é muito plana e praticamente não há trânsito nas estradas fora de Bissau, é um bom país para andar de bicicleta. As bicicletas podem ser compradas no país, que provavelmente (como na maior parte do mundo) serão de fabricação chinesa.

De avião[editar]

De barco[editar]

Para ir para as ilhas, há uma escolha entre canoas baratas, mas bastante inseguras, saindo de Porto Pidjiguiti ou Porto de Bandim, e barcos modernos caros de propriedade de lojas de pesca francesas nas ilhas de Bijag. A Consulmar Guiné-Bissau opera um serviço de ferry mais ordenado entre Bissau e vários outros portos. As balsas ainda são bastante básicas. Os horários dependem das marés e das condições meteorológicas, por isso verifique com antecedência.

De carro[editar]

Como a Guiné-Bissau é muito plana e praticamente não há tráfego nas estradas fora de Bissau, é um bom país para andar de bicicleta. As bicicletas podem ser compradas no país, que provavelmente (como na maior parte do mundo) será feita chinesa.

De autocarro/ônibus[editar]

Em Bissau micro-ônibus chamados toca-ca trabalho para transportes dentro da cidade. Há também táxis regulares. Para viagens inter-cidades há lugares, (seven-sete-set Peugeot) e candongas, grandes veículos comerciais que transportam de dez a vinte passageiros. Prefira o ponto de encontro ou pelo menos tente obter os bancos da frente. Também é possível alugar táxis para outras cidades.

A principal estação de ônibus "pneada" de Bissau está atrás do BCEAO (Banco Central dos Estados de África Ocidental) na Estrada do Aeroporto. Você está indo para Biombo ou Prabis, você precisa ir para outra estação de ônibus em Estrada de Bor. Não há horários; os carros saem quando estão cheios. Como a maioria dos moradores viajam no início da manhã (07:00-ish), os carros enchem-se mais rápido pela manhã. Pode ser difícil obter transporte no final da tarde e à noite.

Fale[editar]

O português é a língua oficial e a língua usada para escrever; no entanto, um crioulo português é a língua falada entre os habitantes locais como a língua franca. Existem várias línguas locais, como Fula, Balanta, Mandinka, Pepel, Bijago etc. Mas você sempre encontrará pessoas que falam inglês e francês de outros países africanos (Gâmbia, Senegal, Guiné Conacri, Mauritânia, Nigéria). Você pode comprar um dicionário crioulo / inglês na Missão WEC que fica no Caracol, e no supermercado Mavegro que está localizado ao lado do Hospital Simão Mendes (na estrada que passa no lado direito, 300 m para a frente à direita).

Compre[editar]

O dinheiro[editar]

Taxas de câmbio para francos CFA

A partir de janeiro de 2024:

  • US$1 ? CFA600
  • ?1 ? CFA656 (fixo)
  • UK 1 ? CFA760

As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para estas e outras moedas estão disponíveis a partir de XE.com

O franco CFA da África Ocidental (XOF) é utilizado pela Guiné-Bissau. Também é usado pelo Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo. Embora seja uma moeda separada do franco CFA da África Central (XAF), as duas moedas são usadas de forma intercambiável em todos os países que usam o franco CFA (XAF & XOF).

Ambos os francos CFA são garantidos pelo Tesouro francês e estão atrelados ao euro em 1 euro 655,957 francos CFA.

O franco CFA da África Ocidental deve ser renomeado como "eco" até o final de 2027. Continuaria a ser fixada ao euro.

Existem caixas eletrônicos nas filiais BAO (Banco da África Ocidental) de Bissau e Gabú, e no Hotel Malaika em Bissau. Esses caixas eletrônicos só funcionam se você tiver uma conta local com esse banco.

A Western Union está presente em Bissau (oito locais), Bafatá, Gabú, Buba, Canchungo e Mansoa. Eles cobram uma comissão de 10%.

  • O Ecobank tem caixas multibanco em Bissau que levam Mastercard e cartão Visa para levantamento de dinheiro.

Shopping[editar]

O maior mercado do país é o Bandim Market, que fica na estrada principal que vai para a cidade. Você pode comprar muitas coisas lá e a atmosfera é agradável. Caso contrário, existem pequenos vendedores na maioria das estradas da capital. Nas aldeias (Tabankas) você também encontrará pequenos vendedores vendendo as necessidades. Nas principais cidades do campo há mercados maiores chamados "Lumo", que dão aos agricultores e comerciantes a possibilidade de vender ou trocar seus bens. A Guiné-Bissau é um país pobre, por isso há menos possibilidades de compras do que na Gâmbia ou no Senegal.

Frases úteis de compras crioulo:

  • Ke ku bu misti? (o que você quer?)
  • N mistil (eu quero isso)
  • N ka mistil (eu não quero isso)

Coma[editar]

A maioria dos guineenses comem arroz com peixe, porque o país é rico em peixes, e o arroz (caseiro ou importado da Tailândia) é relativamente barato. As refeições mais caras contêm carne bovina, cabra, frango ou carne de porco. As refeições também são feitas com óleo de palma e molho de amendoim e legumes. Os guineenses também comem caça selvagem (veado, macaco, castanho etc.), mas esses animais estão em perigo e, portanto, não é recomendado para suportar isso.

Os guineenses são conhecidos por sua cordialidade e, portanto, você sempre será solicitado a comer com um grupo de pessoas (é comum comer de uma tigela grande)...

A fruta disponível depende da estação, mas as mangas, mamão, laranjas, frutos de uva, banana, caju e amendoim são abundantes. Experimente também as frutas azedas "fole" e o suco de frutas baobá (sumo de cabaceira). Frutas importadas podem ser compradas em "fera de prasa" no centro de Bissau (maçãs, peras, abacaxis, melancias, etc.), mas é mais caro do que na Europa.

Legumes vendidos nos mercados incluem alface, tomate, pepino, pimentão, salsa, quiabo, batatas, cenoura, cebola, alho, pimenta, batata doce.

Lanches de rua são tipicamente sanduíches com ovo cozido, omelete, peixe ou carne, donuts e bolo. Suco de frutas congelado em pequenos sacos de plástico é popular entre os habitantes locais.

Beba e saia[editar]

O povo da Guiné-Bissau gosta de beber um chá verde doce conhecido como "warga", os não-muçulmanos também gostam de beber vinho de caju ou vinho de palma. Você também pode comprar cerveja, vinho e refrigerantes portugueses, mas estes são mais caros. Recomenda-se que os estrangeiros bebam apenas água engarrafada, filtrada ou fervida.

Durma[editar]

Os hotéis em Bissau são geralmente muito caros. Na maioria das cidades fora da capital, há hotéis ou quartos para alugar. Existem principalmente hotéis administrados pela França nas ilhas Bijagos, que são recomendados.

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Existem inúmeras ONGs, missionários e organizações internacionais (ONU, UE, OMS, UNICEF, Fundo Global) trabalhando na Guiné-Bissau.

  • Projeto de Saúde Bandim
  • Médicos do Mundo

Segurança[editar]

A Guiné-Bissau tem uma das maiores taxas de criminalidade mesquinha e violenta no continente, o que não deve ser subestimado, a falta de muita aplicação da lei e um governo muito disfuncional. O país é o lar de vários chefões de drogas e um grande volume de narcóticos passa por ilhas remotas e pistas de pouso a caminho da América do Sul para a Europa. Até 2019, o país tinha a distinção onerosa de nunca ter um presidente eleito completa um mandato completo de cinco anos no cargo e houve dezenas de golpes e tentativas de golpes, bem como numerosos assassinatos de funcionários e líderes militares desde a independência em 1974. O golpe mais recente foi em 2012, que se seguiu a uma tentativa fracassada de golpe em 2011, a prisão domiciliar do primeiro-ministro pelos militares (e ameaça de matá-lo) em 2010, e o assassinato do presidente por soldados em 2009 (um dia depois de um alto líder militar e rival do presidente ter sido morto por uma bomba).

Evite quaisquer manifestações políticas e fique longe de qualquer grande presença de militares nas ruas. Muitas nações ocidentais não têm presença diplomática na Guiné-Bissau, o que significa que você terá um tempo muito mais difícil se for preso, detido ou que precisa de assistência consular em caso de emergência.

A Guiné-Bissau é um país violento e é considerada pela ONU um importante porto para o transporte de drogas para a Europa. Os militares são conhecidos pela corrupção, levando o chefe da ONU a se referir ao chefe da Força Aérea como um chefão da droga.

O país também tem a menor produtividade e renda per capita do mundo, que tem a violência e o crime para acompanhá-lo.

Os europeus brancos são especialmente vulneráveis e serão apontados por nativos que procuram promulgar crimes raciais. Os europeus brancos tendem a ser deixados sozinhos se acredita que eles são parte de esforços de ajuda externa, ou ativistas de extrema esquerda. A Guiné-Bissau teve vários governos marxistas, proporcionando um refúgio seguro para os radicais marxistas em todo o mundo.

Não há embaixada dos EUA ou do Reino Unido na GB. As embaixadas dos EUA e do Reino Unido em Dakar, Senegal, são credenciadas para a GB. Os EUA têm uma ligação em: Edifício SITEC, Rua José Carlos Schwarz 245, Bairro d’Ajuda ( +245 325-6382) Em que o es., .

Não confie em cofres de hotéis e fique longe de quaisquer casas noturnas não associadas aos principais hotéis.

Se você for preso, esteja preparado para pagar um suborno. No entanto, não é recomendado subornar funcionários diretamente. Basta perguntar se eles podem pagar a multa por você, porque você não entende os procedimentos aduaneiros. Então deixe o país o mais rápido possível.

Você deve ter cuidado ao redor da vida selvagem, porque eles podem ser perigosos e você deve respeitar os animais em todos os momentos. Não tente alimentar ou tocar um animal. Lembre-se: não tire nada além de fotos, deixe nada além de pegadas e não mate nada além de tempo.

Saúde[editar]

Antes de visitar, certifique-se de que você tem a febre amarela, hepatite A, tétano e vacinas contra a febre tifóide até o momento. A profilaxia da malária é altamente recomendada: consulte um médico para aconselhamento sobre qual tipo de escolha. Dependendo da duração e da finalidade da sua estadia, também considere as vacinas para hepatite B, raiva, meningite e tuberculose.

O HIV é prevalente, assim como a maioria das principais doenças sexualmente transmissíveis. O CDC nos EUA listou a Guiné-Bissau como um ponto de poço para novas infecções por HIV.

Se mordido por um cão, gato, macaco ou morcego, procure um médico o mais rápido possível, não importa se você foi vacinado ou não. Todo mundo precisa de profilaxia da raiva pós-exposição; mas se vacinado de antemão, você precisará de menos vacinas. A raiva pode ser prevenida com vacinas e imunoglubulina, mas uma vez que os sintomas presentes aqui não são cura e cerca de 100% morrem.

Sempre use um preservativo quando tiver relações sexuais com novos parceiros.

Certifique-se de beber apenas água engarrafada / filtrada.

Respeite[editar]

Ramadã

O Ramadã é o 9o e mais sagrado mês do calendário islâmico e dura 29-30 dias. Os muçulmanos jejuam todos os dias por sua duração e a maioria dos restaurantes será fechada até que o rápido intervalo ao anoitecer. Nada (incluindo água e cigarros) deve passar pelos lábios do amanhecer ao pôr do sol. Os não-muçulmanos estão isentos disso, mas ainda devem abster-se de comer ou beber em público, pois isso é considerado muito indelicado. As horas de trabalho também diminuem no mundo corporativo. As datas exatas do Ramadã dependem de observações astronômicas locais e podem variar um pouco de país para país. O Ramadã termina com o festival de Eid al-Fitr, que pode durar vários dias, geralmente três na maioria dos países.

  • 11 de março – 9 de abril de 2024 (1445 AH)
  • 1 Março – 29 março 2025 (1446 AH)
  • 18 de fevereiro – 19 de março de 2026 (1447 AH)
  • 8 de fevereiro – 8 de março de 2027 (1448 AH)

Se você está planejando viajar para a Guiné-Bissau durante o Ramadã, considere ler Viajar durante o Ramadã.

Os muçulmanos são na maior parte tolerantes com outros neste país, se a sua presença é considerada temporária. Existem algumas mesquitas radicalizadas no país, por isso é aconselhável que você não se aventure nessas áreas. A minoria cristã é tolerada, mas sob constante vigilância por ativistas e funcionários do governo da Guiné-Bissau.

Verifique os avisos de viagem do seu governo sobre a Guiné-Bissau.

Algumas pessoas (especialmente crianças) pedirão que você tire sua foto, enquanto outras ficam chateadas se você tirar fotos; sempre pergunte com antecedência, especialmente de perto.

Evite tirar fotos de instalações militares sem perguntar, embora às vezes você poderá.

Mantenha contato[editar]

Existem inúmeros cibercafés no centro de Bissau, mas pergunte ao redor, mais deles são difíceis de detectar de fora. Outras opções são Lenox ou ir sem fio no Restaurante Phoenicia ou no hotel Bissau Palace.

Existem três empresas móveis na Guiné-Bissau, todas com cartões móveis pré-pagos, que podem ser comprados por toda parte. É fácil ligar para o exterior ou outros celulares da mesma empresa, mas pode ser difícil ligar de uma empresa para outra (por exemplo, MTN-?Guinétel (em inglês).

  • MTN GSM 900 - simcard 500 FCFA, não muito caro para chamar a Europa ou outros países africanos. Em breve será possível obter a conexão com a internet através de um MTN móvel.
  • Laranja GSM 900/1800
  • Guinétel GSM 900 jogos
Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!