Novo Airão

-2.6208333333333-60.943888888889
Fonte: Wikivoyage
Novo Airão

Localização do município no estado do Amazonas

Novo Airão é uma cidade do Amazonas.

Chegar[editar]

O município de Novo Airão fica na margem direita do Rio Negro, a uma distância de 115 km de Manaus em linha reta. Seu acesso por meio fluvial é de 130 km (8 horas) e pela estrada AM 070, Manaus/Manacapuru, no km 80 pega-se a AM 352, percorrendo-se mais 100 km até a cidade.

Circule[editar]

Veja[editar]

Arquipélago de Anavilhanas
  • O serpentário monstrando especies vivos e empalhados de serpentes da região
  • O criatório do pirarucu (maior peixe de águas doces do mundo), criando a espécie de modo ecologicamente correto.
  • Antiga grande reserva de Itáuba, árvore que serve como matéria-prima para a as embarcações e que começa a sofrer processo de escassez.
  • Belíssimas praias de frente ao Arquipélago de Anavilhanas

Excursões na Amazônia - Novo Airão.

Conhecido pelas belezas naturais como : Anavilhanas, Parque Nacional do Jaú, Velho Airão e as produtoras de artesanato, Novo Airão reserva ao seus visitantes um maravilhoso contato com a Natureza, uma bela opção : Boat Trip [1] , privado, roteiros privados ecológicos, voltado para o turismo sustentável , que mostra ao visitante as belezas naturais da Amazônia. Poder acordar no meio das Anavilhanas e deparar-se com um belo nascer do sol e ver grupos de botos ( golfinho da Amazônia) nos saudando , como se quisesse nos dizer : Bem Vindos, não tem explicação, é algo único. Os tours em canoa motorizada são únicos, dãoa oportunidade de o visitante adentrar na floresta alagada com possibilidades de ver pássaros exóticos, peixes, bicho preguiã, jacaré... Visitar a pequena cidade de Novo Airão , nos ajudará a entender a vida primitiva dos povos da Amazônia , os caboclos, que vivem em suas casas de madeira, em terra firme, outros em casas flutuantes, uns que sobrevivem da caça e da pesca, outros que gozam de atividades culturais e fabricam artezanato local para venderem aos visitantes daquela área. Em Novo Airão também é possível nadar com os botos, sentar no flutuante e oferecer um pescado aos botos proporcionará alegres e monentos únicos a você.

Compre[editar]

Novo Airão é palco de projetos de geração de renda por meio de artesanato de fibra, mas ainda está longe de ser economicamente viável. O artesanato com fibras vegetais retiradas por meio de extrativismo é uma prática antiga, originada nas tribos indígenas que dominavam a região. O escoamento da produção local é feito por via fluvial, único canal de acesso permanente com a capital.

Há uma fábrica de tecer com motivos indígenas de palha de buriti, tucumã, timbó etc.

O artesenato oferece uma mostra da fauna e flora locais e incorpora elementos folclóricos da cultura cabocla. Pode ser encontrado no centro da cidade, nos seguintes endereços:

  • AANA - Associação dos Artesenatos de Novo Airão
  • NOV'ARTE - Fundação Almerinda Malaquias

Novo Airão também é conhecida na região pela produção de embarcações artesanais.

Coma[editar]

As pousadas e restaurantes da cidade oferecem uma grande variedade de comidas típicas e frutas tropicais da região amazônica.

Beba e saia[editar]

Vários botecos e vendedores nas praias com especialidades da Amazônia.

Durma[editar]

Partir[editar]

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!