País Basco

43.033333333333-2.6166666666667
Fonte: Wikivoyage
País Basco

O País Basco (Euskadi, em basco) é uma região autônoma da Espanha.

Regiões[editar]

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

O País Basco é uma região divida entre os Estados espanhol e francês. Encontra-se nos Pirenéus e tem cerca de 3 milhões de habitantes nas suas seis regiões distribuídas entre França e Espanha, três delas em cada país (na França, o País Basco encontra-se na região da Aquitânia, mais precisamente no departamento dos Pirineus Atlânticos). O País Basco é a região do povo basco que tem séculos de história e é considerado um dos mais antigos da Europa. A língua original é o euskera, considerada a mais antiga do Continente. O povo basco já foi independente e teve o seu próprio reino conhecido como Reino de Navarra. Séculos depois, a parte norte foi ocupada pelo Estado francês e a parte sul pelo Estado espanhol. Desde então, tem havido conflitos na região.

O País Basco é caracterizado por ser montanhoso e bastante húmido. É banhado pelo Atlântico na sua costa que se encontra no Golfo de Biscaia. Os Pirenéus dão-lhe a configuração montanhosa embora o sul das regiões de Alava e Navarra Sul se caracterize por ser plano e mais seco.

Chegar[editar]

  • Aeroporto de Bilbo/Bilbau (BIO).

Desde Lisboa, pode apanhar o comboio em Santa Apolónia, Gare do Oriente ou Coimbra rumo ao País Basco através do Sud-Express que faz a ligação Lisboa-Paris. Este comboio pára em Vitoria-Gasteiz, em Donostia/San Sebastian, em Irun e em Hendaia, esta na França.

Circule[editar]

Pode percorrer o País Basco de autocarro e de comboio. Existe um comboio que vai de Bilbau até Donostia/San Sebastian que pertence à companhia Euskotren. Existe outro que pertence à Renfe e que vai de Vitoria-Gasteiz até Irun.

Fale[editar]

  • Basco
  • Castelhano
  • Francês

Compre[editar]

Compre produtos tradicionais bascos como a boina conhecida como Txapela e o licor Patxarán.

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Saia pelas zonas históricas das cidades (Alde Zaharra) e conheça os bares típicos bascos, conhecidos como herriko tabernas. Ali pode apreciar a música basca e as bebidas tradicionais como a sidra, o licor Patxarán e o mais recente Kalimotxo.

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Aprenda a falar euskera, a bailar ou a jogar pelota basca.

Segurança[editar]

No geral, o País Basco é seguro. Contudo, devido ao conflito não se deve deter muito tempo em frente a quartéis, esquadras ou sedes de partidos espanhóis. Recentemente, tem havido uma campanha, na parte norte do País Basco, contra o turismo. Tenha cuidado se se aproximar de manifestações porque, normalmente, a polícia intervém violentamente e há vários casos de turistas que ficaram feridos.

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Respeite a língua e cultura de Eukadi/País Basco. Os bascos são orgulhosos na sua cultura e, naturalmente, terão todo o gosto em que você usufrua disso. Contudo, é melhor não confundir o País Basco dizendo que é Espanha ou que é França. Muita gente não gosta disso. Não são muito amistosos, principalmente com brasileiros. Parecem imaginar que são independentes do mundo, não só da Espanha.

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!