Wikivoyage:Robôs

Fonte: Wikivoyage
(Redirecionado de Wikivoyage:Bot policy)
For non-Portuguese speakers: If you want a flag, click here and follow the procedure.

No Wikivoyage, um Robô, também apelidado de Bot, é um programa ou script que desempenha uma ou mais tarefas de forma automática, sem intervenção humana, sendo assim considerado automático, ou então necessita de alguma intervenção humana, sendo neste caso semi-automático. No Wikivoyage, pode realizar um sem número de tarefas de edições repetitivas de forma automática e sistemática, libertando assim os editores humanos de tarefas repetitivas que consumiriam muito tempo. Além do mais, o estatuto de bot traz igualmente algumas vantagens no que toca a múltiplas edições num curto espaço de tempo.

A sua utilização deve ser efectuada de forma cuidadosa, por forma a evitar problemas que podem não ser prontamente detectados, por exemplo, um bot cujo script cometa um erro a cada 20 artigos editados, se editar 2000 artigos terá propagado 100 erros. É pois, fundamental que o operador seja altamente responsável e com boa capacidade de comunicação, além de ter a confiança da comunidade para operar um bot.

Critérios[editar]

Para um bot poder operar no Wikivoyage terá de cumprir os seguintes critérios:

  • Tem uma conta específica, devidamente identificada com a palavra Bot no nome de utilizador, informando na sua página de utilizador que se trata de uma conta de bot, ligação para a sua aprovação e informação do nome de utilizador do operado. Caso opere a partir de plataformas como o Toolserver ou Wikimedia Labs, deverá igualmente incluir essas informações adicionais.
  • É inofensivo, ou seja, não sobrecarrega o servidor, não reverte edições válidas, nos casos onde opera sobre as mudanças recentes, deixa uma margem de tempo para que eventuais vandalismos sejam corrigidos.
  • É útil, ou seja, permite aumentar a quantidade e qualidade de conteúdo, ou a sua verificabilidade.
  • Não consome recursos desnecessariamente.
  • Executa apenas as tarefas para as quais há consenso.
  • O robô e as suas edições estão de acordo com o manual de estilo e com as políticas e orientações do projeto.
  • Usa mensagens de informação devidamente redigidas, em qualquer edição sejam elas sumários de edição ou avisos nas páginas de discussão, devidamente assinaladas como edições de robô. Tipicamente os robôs incluem no início do sumário a expressão bot.
  • O programa ou framework se encontrará constantemente atualizado, sempre tendo em conta o bom funcionamento na Wikivoyage lusófona.

Robôs que não atendem esses critérios podem ser bloqueados.

Atribuição do estatuto[editar]

Para a obtenção do estatuto de bot, e permissão para operar no wikivoyage, o operador, após confirmar que os critérios podem ser cumpridos, abre um pedido em Wikivoyage:Robôs/Aprovação, preenchendo a informação requerida. Após o pedido ser aberto, haverá um período de discussão que dura 7 dias. No final desse período, caso se verifique consenso, o bot poderá operar, e a flag poderá ser atribuída. Em casos especiais de bots com muitas flags ele poderá ser aprovado rapidamente sem discussão de 7 dias.

Ver Também[editar]