Tobacco Caye

Baixe o arquivo GPX para este artigo
16.980278-88.095278
Fonte: Wikivoyage
Tobacco Caye

Bem-vindo ao paraíso!

Tobacco Caye é uma minúscula ilha ao largo da costa do Belize, popular entre viajantes económicos. Dormir numa rede, ler livros, comer em grupo e mergulho são as actividades que mais provavelmente lhe vão encher o dia, numa das poucas ilhas das Caraíbas que não abre um rombo na carteira.

Com apenas 60 metros de largura por 120 metros de comprimento, o ambiente é íntimo e social, mas relaxante e amigável (pode percorrer a ilha a pé em apenas 5 minutos). Cerca de 20 belizenses residem aqui (permanentemente), mas não existe escola, por isso as crianças passam a semana numa ilha vizinha, e só vem para casa nos fins-de-semana para ficar com as famílias.

Longe de estar deserta, existe muito pouco espaço nesta ilha que já não está ocupado com alguma coisa. O Furacão Mitch arrasou a ilha em 1998, por isso praticamente tudo o que vê na ilha foi reconstruído desde aí.

Chegar[editar]

Mapa de Tobacco Caye

Existem barcos que fazem a viagem desde Dangriga, no continente, em cerca de 20-30 minutos, com um custo de Bz$30/pessoa. Se ficar a dormir no Tobacco Caye Lodge ou no Reef's End, pode combinar uma hora e vir nos barcos deles pelo mesmo preço, ou apareça às 8h30-9h00 na doca e pergunte no Riverside Café quando é que vai sair um barco (estes saem da doca directamente em frente do restaurante).

Desde Tobacco Caye, sai pelo menos um barco por volta das 9h00 todas as manhãs, em direcção a Dangriga. Se estiver interessado em ir para outro sítio, como Glovers Reef ou Thatch Caye, você pode alugar um barco para ir para lá directamente, ou ir com alguém que vai para aí, poupando o dinheiro da viagem para Dangriga.

Circule[editar]

Tire as sandálias no momento em que chegar à ilha, e deixe-as ficar no quarto. Você vai andar por toda a ilha durante a visita, por isso mais vale sentir a areia nos pés... Se for um bom nadador e tiver muita energia, porque não tentar nadar à volta da ilha? A rede ainda vai estar à espera quando voltar. É escusado dizer que não há nenhuma estrada ou veículo na ilha... nem sequer um passeio.

Veja[editar]

  • Nascer do sol - geralmente ocorre na parte este da ilha.
  • Pôr-do-sol - geralmente ocorre na parte oeste da ilha.
  • locais - observar as suas rotinas diárias e habilidades.

Faça[editar]

Paradise Dive Shop
  • Nade - O único exercício físico que você pode fazer na ilha, a menos que traga um tapete de ioga. Enquanto que a ilha está quase completamente coberta por areia, a costa é rochosa, e não existe nenhuma praia de areia fina. Existem vários píeres espalhados pela ilha para facilitar o acesso ao mar.
  • Snorkelling - A única actividade que pode praticar na proximidade da ilha. Existe um recife ao longo da ponta sul da ilha, até ao qual pode nadar e ver uma quantidade decente de animais, bem como um pouco de coral, embora a quantidade de sacos de plástico e lixo possa distrair. É melhor ideia pagar a um dos homens com um barco para o levar um pouco mais para sul (cerca de 1km), onde a vida marinha é muito maior. Pode fazer uma viagem de um dia a um dos locais de snorkelling vizinhos, como Thatch Caye, ou Glover's Reef.
  • Mergulho - Pode mergulhar com ajuda da rústica Paradise Dive Shop, ou com o hotel Reef's End. Ambos realizam viagens até ao maravilhoso Glover's Reef, ao Blue Hole, entre outros.
  • Veja as entranhas de um peixe - Na altura do pôr-do-sol, no píer oeste em frente do Tobacco Caye Bar, os pescadores locais preparam o peixe e lavam-o na doca, atraindo uma pequena multidão de observadores. As entranhas do peixe podem não ser muito interessantes, mas os animais que invadem o píer para tentar comê-los são... poderá ver uma grande variedade de pássaros, raias e até uma moreia, que são atraídos para o local.
  • Traga um livro - Se nenhuma das opções acima lhe agrada, ou se já as fez todas num dia, deite-se numa rede e leia um livro.

Coma[editar]

Os únicos restaurantes existentes na ilha são parte do resort em que está a ficar. Quase todos têm mesas comuns, e toda a gente come junto ao mesmo tempo, na mesma mesa... a hora das refeições é às 7h00, 12h00 e 18h00.

O Gaviota's tem uma loja de snacks (no mapa está assinalado como Gaviota's Snacks) atrás dos quartos, com muitos doritos, colas, baterias e até mesmo café do Starbucks (?!).

Beba e saia[editar]

Tobacco Caye Bar
  • Tobacco Caye Bar (na ponta norte da ilha). 16h00-hora de ir dormir. Este pequeno bar ao ar livre, parte do Tobacco Caye Lodge, é um ponto de encontro para ver o pôr-do-sol depois do jantar. Se estiver no hotel pode por na conta.

Durma[editar]

Tanto o Tobacco Caye Lodge como o Reef's End tem telefones & e-mails, por isso pode reservar se quiser... para qualquer um dos outros, apareça e veja o que está disponível. O Checkout é às 10h00.

  • Tobacco Caye Lodge (na parte nordeste), +501 520 5033 , . Provavelmente o local mais popular da ilha, a preços muito razoáveis, com vários bungalows com vista para o mar, e uma rede amarrada a duas palmeiras. A comida é também muito boa. Individual Bz$90, duplo Bz$160.
  • Reef's End, +501 522 2419 , . O local mais caro da ilha e um bom hotel, mas demasiado caro para o tipo de hotel que é. Quartos por cerca de Bz$126, Cabanas por cerca de Bz$146.
  • Gaviota's. Uma opção barata decente, gerido por belizenses. Bz$50.
  • Tobacco Caye Paradise (na ponta norte). Um local barato com boa comida e cabanas muito rústicas construídas por cima da água. Bz$50.
  • Lana's on the Reef (na parte oeste). Quartos pequenos, boa comida. A partir de Bz$80.
  • Fairweather Place. Um pequeno hotel de dois andares, com um quarto ou dois no andar de cima da casa do dono. Não é muito apelativo, mas deve ser mencionado pois deixam-no montar uma tenda na frente se quiser acampar. Faça-lhes uma oferta.

Mantenha contacto[editar]

Não existe internet nem telefones públicos na ilha, mas se pedir com jeitinho no Tobacco Caye Lodge ou no Reef's End, eles talvez possam deixá-lo pagar para usar o telefone.

Saúde[editar]

Mosquitos e flebotomíneos são, felizmente, raros aqui, por isso não vai precisar de repelente de insectos. É melhor meter protector solar, se estiver a planear ficar na água durante muito tempo ou se fizer uma viagem de barco.

Partir[editar]

  • Glover's Reef fica a cerca de uma hora a oeste da ilha, e pode conseguir arranjar um barco directo.
  • Thatch Caye fica a cerca de 20 minutos a sul da ilha... não vá para lá sem uma reserva no resort caro, que pode mandar vir alguém à ilha buscá-lo. Alternativamente pode pagar um homem com um barco ou apanhar boleia com mergulhadores.


Este artigo é um guia. Ele tem informações repletas sobre o assunto abordado, mas especificações podem faltar.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!