Uruguai

-32.733333-56.65
Fonte: Wikivoyage
América do Sul > Uruguai
Uruguai


noframe
Bandeira
Informações básicas


O Uruguai (República Oriental del Uruguay)[1] é um país da América do Sul. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul , espremido entre dois dos maiores países do mundo – Argentina e Brasil .

Conhecido por seus bairros históricos da era colonial em Colônia e Montevidéu , pelas incríveis praias da Costa Atlântica , por sua sociedade socialmente progressista e pela produção de carne bovina, o Uruguai é uma verdadeira joia entre as nações sul-americanas, pois possui um nível de estabilidade que poucos países o continente pode igualar.

Departamentos[editar]

O país divide-se em 19 departamentos:

Mapa do Uruguai

O Uruguai está dividido em 19 departamentos, que podem ser agrupados aproximadamente nas seguintes quatro regiões gerais. Montevidéu , capital do Uruguai, é um departamento próprio. Cada um dos outros departamentos tem uma capital, que às vezes tem o mesmo nome do departamento. Ocasionalmente, isso pode causar confusão - se alguém disser que vai (por exemplo) para Tacuarembó, talvez seja necessário perguntar se ele se refere a Tacuarembó, a cidade , ou a Tacuarembó, o departamento. Há outra terminologia que pode confundir quem está de fora: os uruguaios usam a palavra “interior” para se referir a todo o país, exceto Montevidéu, e não apenas ao interior.

Costa Atlântica

(Departamentos de Maldonado e Rocha) (Departamentos de Maldonado e Rocha)

Balneários populares e variados no Oceano Atlântico

Rio de la Plata

(Departamentos de Canelones, Colônia, Montevidéu, Río Negro, San José e Soriano Praias ribeirinhas e arquitetura colonial histórica imprensadas entre o centro da vida uruguaia em Montevidéu e a metrópole de Buenos Aires, Argentina

Interior Norte

(Departamentos de Artigas, Paysandú, Rivera, Salto e Tacuarembó) Produção de cítricos, forte presença de gaúchos (vaqueiros sul-americanos) e importantes cidades fronteiriças próximas à Argentina e ao Brasil

Interior Central

(Departamentos de Cerro Largo, Durazno, Flores, Flórida, Lavalleja e Treinta y Tres) Colinas, agricultura e resorts rurais idílicos

Cidades[editar]

  • Piriápolis– um balneário um pouco mais descontraído que Punta del Este
  • 6 La Paloma– outra cidade praiana de verão
  • Paysandú– do outro lado do rio da Argentina, com fontes termais, praias ribeirinhas e muito mais
  • Montevidéu– Capital e maior cidade do Uruguai. Um terço da população do país vive aqui e está repleta de arquitetura deslumbrante, além de praias, museus e festivais.
  • Colônia do Sacramento- uma antiga cidade colonial bem preservada e Patrimônio Mundial da UNESCO
  • Punta del Este– uma cidade balnear super popular conhecida como a " Mônaco do Sul".
  • Rivera - uma cidade montanhosa no norte, bem na fronteira com o Brasil
  • Durazno
  • Salto-localizada na fronteira com a Argentina e conhecida por suas fontes termais e construções históricas

Outros destinos[editar]

  • Praias da Costa Atlântica  – além das principais cidades litorâneas citadas acima, existem alguns pontos mais tranquilos que merecem uma visita:
    • Barra de Valizas
    • 1 Cabo Polonio, refúgio hippie.
    • 2 Punta del Diablo
    • 3 Parque Nacional de Santa Tereza , incluindo a fortaleza colonial Fortaleza de Santa Teresa
  • Quebrada de los Cuervos – "Desfiladeiro dos Corvos", uma paisagem protegida de colinas e um desfiladeiro profundo
  • Restos de assentamentos pré-colombianos no Departamento de Flores
  • Sierra de las Ánimas – uma cordilheira que inclui um dos picos mais altos do Uruguai
  • Cerro Pan de Azúcar – o terceiro pico mais alto do Uruguai, encimado por uma grande cruz, perto de Piriápolis

Itinerárioseditar[editar]

  • Ao longo da costa do Uruguai – um passeio pela costa do Uruguai, incluindo os destinos turísticos mais populares e inúmeras praias
  • La Redota – reconstituindo a jornada de 1811-12 do herói nacional José Artigas.

Entenda[editar]

O nome do país vem do guarani e quer dizer rio de pássaros coloridos. O relevo é quase todo plano e o ponto mais alto é o Cerro Catedral, com 514 m de altitude.

Também existe uma vertente que diz que o nome Montevideo vem de "Monte VI de O" ou o sexto (VI em algarismos romanos) monte à Oeste (de quem entra de navio pelo estuário do Rio da Prata).

Capital Montevidéu
Moeda Peso uruguaio (UYU)
População 3,4 milhões (2023)
Eletricidade 220 volts / 50 hertz (Europlug, Schuko, AS/NZS 3112, Tipo L)
Código do país +598
Fuso horário UTC−03:00, América/Montevidéu
Emergências 911
Lado de condução certo
editar no Wikidata

O Uruguai é formalmente conhecido como República Oriental do Uruguai ( República Oriental del Uruguai).

O nome Uruguai significa rio dos pássaros coloridos . Está relacionado ao nome Guiana : Arawak Guayana, terra de muitas águas.

Muitas vezes chamada de Suíça da América do Sul, não pelas características geográficas, mas por uma democracia estável e benefícios sociais, como educação gratuita. Em 2002, o Uruguai enfrentou uma das suas maiores crises económicas, que teve efeitos muito negativos na segurança devido ao aumento da criminalidade, e embora os níveis de actividade em 2008 estivessem nos níveis anteriores à crise, a criminalidade ainda é relativamente elevada, mas ainda baixa para o região. Há muito um país desejado para a imigração, o Uruguai tem sofrido com altos níveis de emigração há quase quatro décadas, principalmente de trabalhadores altamente qualificados e pessoas com estudos de alto nível (fuga de cérebros) que buscam melhores oportunidades no exterior.

O Uruguai tem uma rica história agrícola e cívica. Tem mais de três vezes mais gado do que pessoas (de longe, a proporção mais elevada de qualquer país do mundo). As técnicas dominantes de condução de gado pré-século XX ainda são utilizadas em algumas áreas e são atrações turísticas menos visitadas do que as praias agradáveis ​​e os centros das cidades. O país tem uma paisagem predominantemente baixa. O Cerro Catedral, o ponto mais alto do país, tem 514 m (1.686 pés) de altura.

Clima[editar]

O Uruguai é o único país sul-americano localizado inteiramente na zona temperada. O país é composto por pastagens planas e todos os locais são particularmente vulneráveis ​​a mudanças rápidas de frentes meteorológicas e ventos fortes, uma vez que não existem montanhas altas que possam funcionar como escudos. Como o Uruguai está localizado ao sul da Linha do Equador (aproximadamente na mesma latitude de Joanesburgo e Sydney ), o verão e o inverno são invertidos em relação ao Hemisfério Norte. No inverno, temperaturas abaixo de zero são raras, mas não inéditas.

Pessoas[editar]

O Uruguai, como muitos países do Hemisfério Ocidental, é um caldeirão de culturas. A maioria dos uruguaios são descendentes de imigrantes espanhóis e italianos que migraram para o país há séculos.

O Uruguai tem uma das maiores comunidades italianas do mundo – acredita-se que 44% da população seja de ascendência total ou parcial de italianos.

História[editar]

O Uruguai foi descoberto pelos Adelantados espanhóis no final do século 16 e fez parte das Províncias Unidas do Rio da Prata até 1811. (Embora plata signifique literalmente "prata" em espanhol, "placa" é a tradução tradicional e correta como foi usada como sinônimo de metais preciosos até o século 19.) Originalmente, o Uruguai era conhecido simplesmente como Banda Oriental, ou Banda Oriental, das colônias ao longo da margem oriental dos rios Uruguai e da Prata.

Quando Buenos Aires expulsou o último vice-rei, Baltasar Cisneros, a capital mudou-se para Montevidéu. A marinha rebelde partiu de Buenos Aires na tentativa de derrotar as tropas espanholas naquela cidade, auxiliada pelas tropas rebeldes locais.

Quando Montevidéu foi finalmente libertada da Espanha, o Uruguai pretendia se separar de Buenos Aires, apenas para ser invadido pelo Império Brasileiro, que iniciou a guerra Argentino-Brasileira em 1813. Após uma série de reviravoltas confusas, a guerra terminou num impasse. Com a ajuda da mediação do governo britânico, ambos os países em guerra concordaram em pôr fim às suas reivindicações territoriais sobre a Banda Oriental em 1828, dando assim origem à nova República Oriental do Uruguai. Uma constituição foi posteriormente elaborada e adotada em 1830. A assistência britânica na criação do Uruguai levou a uma longa história de influência britânica (incluindo o hábito de dirigir pela esquerda), que só terminou com a Segunda Guerra Mundial.

A Guerra Civil Argentina que devastou aquele país durante o século XIX não foi estranha ao Uruguai, que logo deu origem a dois partidos opostos, os Brancos (liberais) e os Vermelhos (tradicionalistas), que eventualmente também levaram a uma Guerra Civil Uruguaia que foi continuou em diversas fases quentes e frias até o início do século XX. Reza a história que as cores dos partidos vieram originalmente de braçadeiras supostamente arrancadas da bandeira uruguaia, mas os conservadores mudaram para braçadeiras vermelhas quando perceberam que o vermelho desbotava menos rapidamente ao sol do que o azul.

No entanto, a tensão latente entre as alas esquerda e direita da política uruguaia persistiu. De 1954 a 1967, o Uruguai tentou uma solução incomum emprestada da Suíça: uma Diretoria Executiva colegiada na qual um membro diferente era designado Presidente a cada ano. Desta forma, o Uruguai tornou-se durante algum tempo a “Suíça Latino-Americana”, servindo de modelo de democracia e de liberdades bancárias até que um golpe militar pôs fim a tudo isto.

Um movimento marxista de guerrilha urbana, os Tupamaros, lançado no final da década de 1960, levou o presidente do Uruguai, Juan María Bordaberry, a "concordar" com o controle militar de sua administração em 1973. (Eles retribuíram o favor demitindo-o do cargo em 1976 e nomeando o o primeiro de vários presidentes fantoches.) No final de 1974, os rebeldes foram brutalmente esmagados (e o líder Tupamaro e futuro presidente José Mujica foi preso no fundo de um poço), mas os militares continuaram a expandir o seu domínio sobre o governo, por envolver-se em tortura generalizada e desaparecimentos de alegados insurgentes e de qualquer pessoa que tenha a infelicidade de ser considerada opositora do regime. O regime civil e democrático só foi restaurado em 1985.

Hoje, as condições políticas e laborais do Uruguai estão entre as mais livres do continente. Ocupa o 18º lugar no Índice de Democracia. Em 2004, uma coligação de centro-esquerda a esquerda (a Frente Ampla ou Frente Ampla), que incluía os Tupamaros, venceu eleições que os deixaram no controlo de ambas as casas do Congresso, da presidência e da maioria dos governos municipais e regionais. Em 2009, o ex-líder guerrilheiro Mujica foi eleito presidente.

Cultura[editar]

Culturalmente o país está mais próximo de seus vizinhos Argentina e do estado brasileiro do Rio Grande do Sul , com os quais compartilha seus elementos tradicionais da cultura gaúcha (cowboy sul-americano). Em Montevidéu e no litoral o gaúcho é mais um símbolo nacional do que uma parte da vida cotidiana, mas no norte (cidades como Rivera e Bella Unión ) você verá os gaúchos modernos cuidando de suas vidas, andando a cavalo em trajes tradicionais roupas.

O Uruguai também tem influências lusitanas, como os grandes carnavais cariocas nos primeiros meses do ano em muitas cidades, o centro histórico de Colônia - um posto avançado português do século XVII e Patrimônio Mundial da UNESCO, bem como o portuñol , um mistura de espanhol e português falado perto da fronteira brasileira. Traços ameríndios podem ser encontrados na cultura uruguaia, da culinária ao vocabulário, mas não sobrou nenhuma população ameríndia. Finalmente, os uruguaios partilham a paixão pela associação de futebol com a Argentina e o Brasil e a primeira Copa do Mundo da FIFA foi realizada em Montevidéu, em 1930 – vencida pelo país anfitrião.

Feriados[editar]

  • 1º de janeiro - Dia de Ano Novo
  • 6 de janeiro - Dia dos Sábios
  • Carnaval (móvel)
  • Semana Santa (oficialmente Semana do Turismo; móvel)
  • 19 de abril - Dia do Desembarque dos 33 Patriotas
  • 18 de maio - Batalha de Las Piedras
  • 19 de junho - Aniversário de José Gervasio Artigas
  • 18 de julho - Dia da Constituição
  • 25 de agosto - Dia da Independência
  • 25 de dezembro – Natal (oficialmente Dia da Família)

Informações do visitante[editar]

  • Site de turismo


Chegar[editar]

Cidadãos portugueses e brasileiros não necessitam de visto para entrar no país, para uma permanência de até 90 dias. Cidadãos portugueses necessitam apresentar passaporte válido, já cidadãos brasileiros precisam apenas apresentar passaporte válido ou cédula de identidade original. O documento deve estar em bom estado de conservação.

Levar o documento original, pois fotocópias autenticadas ou não, não são documentos válidos no Mercosul.

Requisitos de visto[editar]

Os cidadãos dos estados membros do Mercosul – Argentina , Bolívia , Brasil , Chile , Colômbia , Equador , Paraguai e Peru – desfrutam de liberdade de movimento no Uruguai. Eles podem simplesmente entrar com seu cartão de identificação nacional.

Cidadãos dos seguintes países podem entrar sem visto :

  • Até 90 dias : Andorra , Argentina , Armênia , Austrália , Áustria , Bahamas , Barbados , Bélgica , Belize , Bolívia , Brasil , Bulgária , Canadá , Chile , Colômbia , Costa Rica , Croácia , Chipre , República Tcheca , Dinamarca , República Dominicana , Equador , El Salvador , Estônia , Finlândia , França , Geórgia , Alemanha , Grécia , Granada , Guatemala , Guiana , Honduras , Hong Kong , Hungria , Islândia , Irlanda , Israel , Itália , Jamaica , Japão , Letônia , Liechtenstein , Lituânia , Luxemburgo , Macau , Malta , México , Mónaco , Países Baixos , Nova Zelândia , Nicarágua , Noruega , Panamá , Paraguai , Peru , Polónia , Portugal , Roménia , Rússia , São Cristóvão e Nevis , São Vicente e Granadinas , São Marino , Sérvia , Seicheles , Singapura , Eslováquia , Eslovênia , África do Sul , Espanha , Suécia , Suíça , Trinidad e Tobago , Turquia , Reino Unido , Estados Unidos e Venezuela .
  • Até 30 dias : Malásia e Mongólia .

Se você não é cidadão de nenhum dos países listados acima, deverá solicitar o visto na embaixada do Uruguai.

Se quiser ficar mais de 90 dias como turista, você precisará sair do país e entrar novamente com um novo carimbo por mais 90 dias ( Buenos Aires e Chuí são opções populares e convenientes para essas "corridas de visto" ; veja #De carro abaixo para outros) ou traga seu passaporte ao órgão governamental apropriado para obter uma prorrogação.

Viajantes de outros países devem entrar em contato com a seção consular local do Ministério das Relações Exteriores. Mas normalmente o Uruguai tem suas fronteiras abertas para turistas e visitantes de todos os países e é bastante fácil entrar ou sair.

Requisitos para solicitação de visto[editar]

Se você precisar de visto para visitar o Uruguai, normalmente será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Um formulário de pedido de visto preenchido
  • Uma cópia do seu passaporte (deve ter validade superior a seis meses)
  • Uma fotografia tamanho passaporte
  • Uma carta-convite do seu anfitrião no Uruguai (uma reserva de hotel será suficiente)
  • Passagens de ida e volta para o Uruguai

Observação:

  • Algumas embaixadas podem exigir que você apresente um certificado de saúde
  • Algumas embaixadas podem exigir que você envie um extrato bancário

Solicitações de visto incompletas serão negadas , portanto, obtenha tudo o que precisa.

De avião[editar]

maior aeroporto e principal centro do país é1 Aeroporto Internacional de Carrasco , 20 km (12 milhas) a leste de Montevidéu. Carrasco é um aeroporto relativamente pequeno e a maioria dos viajantes fora da América Latina terá que fazer conexão pelo menos uma ou duas vezes para chegar lá.

De Carrasco saem voos para diversos destinos na Argentina e no Brasil , Buenos Aires e São Paulo tendo conexões diretas com muitos aeroportos importantes de outros continentes. Outros destinos latino-americanos incluem Santiago , Assunção , Santa Cruz , Lima e Panamá . Além disso, há vôos para Miami , Madrid e Paris .

Existem outros aeroportos no país, mas eles têm apenas um ou dois voos por semana para Montevidéu ou Buenos Aires – dadas as distâncias curtas e o transporte de ônibus frequente e acessível, esses aeroportos são de uso marginal para a maioria dos viajantes. Se você estiver indo para o oeste do Uruguai, considere voar para Buenos Aires e continuar de ônibus ou balsa.

Algumas companhias aéreas exigem uma passagem de volta ou de continuação ao fazer o check-in para um voo para o Uruguai, como AirEuropa e American Airlines. Pergunte à sua companhia aérea se isso é necessário ou tenha algo pronto. No entanto, uma cópia falsa convincente pode servir, uma vez que o pessoal do aeroporto não será realmente capaz de verificar tal prova.

De barco[editar]

De Buenos Aires, linhas regulares de aerobarco e ferry pela Buquebus, para Colônia do Sacramento e Montevidéu, com extensões a Punta del Este. Em vários pontos entre a Argentina e o Uruguai, atravessando o rio de mesmo nome, como entre Monte Caseros e Bella Union.

O serviço de ferry Buquebus opera entre Buenos Aires, Argentina, e Colônia del Sacramento e Montevidéu, Uruguai. Alguns serviços continuam de lá para Punta del Este. Para o Buquebus-Ferry de Buenos Aires a Colônia do Sacramento há duas opções. Um leva três horas e o outro uma hora para chegar lá. A rápida balsa catamarã Buquebus (uma hora) custa cerca de US$ 70 ida e volta (quando reservada com antecedência) e cerca de US$ 110 quando reservada no dia anterior e geralmente fica lotada de turistas diurnos e grupos de viagem.

Colonia Express opera entre Buenos Aires e Colônia em uma hora de balsa e depois de ônibus até Montevidéu. Os preços dos ingressos para Montevidéu ou Colônia estão entre US$ 25 e US$ 50, dependendo do dia da semana e horário.

Seacat Colonia também opera entre Buenos Aires e Colônia em uma hora de balsa e depois de ônibus para Montevidéu e Punta del Este.

Outra possibilidade, potencialmente mais barata, é pegar um barco de Tigre (ao norte de Buenos Aires) pelas pitorescas vias navegáveis ​​do rio até Carmelo, no Uruguai. De Carmelo, faça baldeação via Colônia ou siga para o norte. Ótima paisagem e também deixa as crianças da escola ao longo do caminho. AR$ 500 em fevereiro de 2018.

Certifique-se de reservar com antecedência para fins de semana e alta temporada (final de novembro até final de fevereiro).

Note que existe também o site directferries.com / .co.uk , que oferece todas essas viagens e ferries, a um preço porém inflacionado. Além disso, às vezes é necessário reservar assentos executivos, o que aumenta ainda mais a conta. No final, os preços podem facilmente ser triplicados para um simples bilhete só de ida.

De carro[editar]

Os motoristas vindos dos outros países do Mercosul (Argentina, Brasil e Paraguai) devem estar de porte da Carta Verde, um seguro que deve ser feito antes da entrada do motorista no país. Ele pode ser feito em alguns bancos e em algumas seguradoras, e o seu valor depende do tempo de permanência no país vizinho.

O país faz fronteira apenas com o Brasil e a Argentina. Existem vários pontos de acesso.

De ônibus[editar]

De São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre, pelas empresas EGA e TTL.

O Terminal Tres Cruces é o principal centro de Montevidéu. Viajar de ônibus é muito seguro. Os serviços internacionais estão disponíveis para Montevidéu a partir de Porto Alegre e Florianópolis (Brasil), da maioria das províncias argentinas ( Buenos Aires , Córdoba , Mendoza , Entre Rios ), Assunção (Paraguai) e Santiago . Também há ônibus para Punta del Este saindo de Porto Alegre e Florianópolis. O serviço é servido e os autocarros têm um excelente nível de serviço, muito melhor do que o serviço médio europeu.

Vindo do Brasil, também é possível pegar um ônibus até uma cidade fronteiriça ( Chuí e Santana do Livramento são as mais populares), atravessar a fronteira a pé e continuar em um ônibus doméstico dentro do Uruguai. Se você seguir esse caminho, lembre-se de carimbar seu passaporte em ambos os lados da fronteira. Os controles de passaporte de cada lado às vezes ficam localizados a alguma distância da fronteira, mas se necessário, o motorista do ônibus deve parar neles para você, se você solicitar. (Em ônibus internacionais, a empresa de ônibus cuidará das formalidades de fronteira sem que você precise solicitar.)

Observe que após a pandemia, um aplicativo muito útil para viajar de ônibus pelo Uruguai ( URUBUS ) está disponível para comprar passagens online de todas as empresas pelo mesmo preço do Terminal Tres Cruces.

De trem[editar]

Não há mais trens de passageiros cruzando as fronteiras. Não há linhas ferroviárias internacionais para o Uruguai.

Circular[editar]

De moto[editar]

Muitos uruguaios usam as motos como meio de transporte preferido. Eles também estão disponíveis para aluguel para turistas em muitas cidades maiores. Para motos não há pedágio.

De táxi[editar]

Os táxis no Uruguai são seguros e bastante acessíveis, custando cerca de US $ 2 por km. Todos os táxis de Montevidéu utilizam taxímetros e têm custos fixos. Alguns medidores não mostram o preço da viagem em pesos, mas sim em “fichas” que devem ser convertidas em pesos de acordo com uma tabela que deve ser mostrada aos passageiros. Os táxis em algumas cidades menores podem não usar taxímetros.

O Uber está disponível em Montevidéu e Punta del Este.

De carro[editar]

As estradas uruguaias, vindo do Brasil a partir de Chuí, são boas, de mão dupla, com asfalto bem conservado e alguns pedágios na faixa de R$ 5,00 cada. A partir de Punta del Este, passando por Montevideo e indo até Colonia, a estrada é de duas pistas, moderna, bem sinalizada e com asfalto muito bom. O limite de velocidade é de 90 km/h em estradas de pista única e de 110 km/h em estradas de pista dupla.

A nafta, ou gasolina uruguaia é de boa qualidade, mas extremamente cara, na faixa de R$ 3,20 o litro. Não existe álcool combustível por lá. Brasileiros devem ter o cuidado de pedir a "nafta sin plomo", ou gasolina sem chumbo, padrão brasileiro para este combustível. Este tipo de nafta é chamado de "Super 95".

Atenção: Para entrar de carro no Uruguai é necessário ter os documentos do carro em nome do condutor (ou acompanhante) e também portar a "Carta Verde" (seguro obrigatório de responsabilidade civil, válido em todo Mercosul), que pode ser feita em alguns bancos e algumas seguradoras no Brasil.

No Uruguai é obrigatório trafegar com o farol baixo aceso, mesmo durante o dia, tanto nas estradas como nas cidades.

A rodovia principal é a que vai de Montevidéu a Punta Del Este (principal cidade turística do Uruguai), é de pista dupla em ambos os lados. Porém esta é a exceção e a maioria das rodovias são de faixa única e portanto você deve tomar precauções ao dirigir longas distâncias (uma “longa distância” no Uruguai é de 500 km no máximo), tentando ultrapassar outro carro. Mantenha sempre distância do carro à sua frente.

Nas áreas centrais das grandes cidades e na maioria das principais rodovias, as estradas são boas, mas se você sair um pouco dos caminhos mais conhecidos, esteja preparado para buracos e estradas de terra.

Aluguel de carros[editar]

Para alugar um carro no Uruguai, os residentes de muitos países precisam apenas de carteira de motorista, passaporte e cartão de crédito; apenas residentes de determinados países devem obter uma Permissão de Motorista Internacional. As importações de veículos e a gasolina são fortemente tributadas. Portanto, a maioria dos uruguaios prefere comprar carros com transmissões manuais eficientes em termos de combustível, o que por sua vez significa que os veículos com transmissões automáticas são mais raros e muito mais caros. Se você pode dirigir uma transmissão manual, está ganhando cerca de US $ 50 /dia ou mais, enquanto aqueles que só podem dirigir com transmissões automáticas estão custando US $ 90 /dia ou mais para alugar um carro.

Custará US $ 60 ou mais para encher o tanque de gasolina apenas em um pequeno sedã comum como um Chevy Aveo. Tradicionalmente, o único varejista de gasolina no Uruguai era o monopólio estatal, ANCAP. (ANCAP é a “Administração Nacional” de “combustíveis”, álcool e cimento Portland, daí o nome.) Hoje, a ANCAP concorre com a Petrobras e a Esso. Todos os postos de gasolina têm serviço completo, então você precisará saber espanhol rudimentar o suficiente para dizer ao atendente para abastecer.

Dirigindo[editar]

Dirigir no Uruguai é muito semelhante ao dirigir na Europa, mas com menos semáforos e muitas rotatórias. Os norte-americanos acostumados a dirigir em cidades grandes (Nova York ou Los Angeles) não acharão muito difícil se adaptar. Tal como acontece em muitos países em desenvolvimento e partes da Europa, os uruguaios têm tendência a dividir as pistas ou a criar a sua própria pista. Como as transmissões manuais demoram mais para girar, os uruguaios gostam de ficar atentos ao sinal amarelo do tráfego cruzado e depois pular para o verde com cerca de um segundo de antecedência, o que significa que você nunca deve passar o sinal amarelo se puder frear com segurança. Muitos cruzamentos são marcados apenas com sinais de rendimento. Se você não vir um sinal, trate-o como um rendimento. Se você vir um sinal de pare ("Pare"), significa pare, por favor, pare , provavelmente porque é um cruzamento sem saída e alguém foi morto lá.

Você deve ter a carta verde para dirigir no Uruguai, que você encontra na embaixada. O limite legal de concentração de álcool é de 0,0% – não dirija depois de beber.

Dirija pela direita, como na maior parte do resto da América do Sul.

O Uruguai ainda não implementou loops de sensores, então todos os semáforos estão com cronômetros e você terá que ficar sentado lá, independentemente de haver trânsito na rua transversal. (Alguns motoristas locais simplesmente passarão no vermelho depois de ficarem parados por alguns minutos se o tráfego cruzado não existir.) Não são permitidas curvas à direita no vermelho após a parada. Os faróis devem estar sempre ligados durante o movimento.

Como grande parte da América Latina, o Uruguai gosta de lombadas gigantes nas periferias das cidades por onde a estrada passa, o que também se aplica às estradas principais. Estes são assinados com bastante antecedência e exigem que os motoristas freiem a 20 km/h (12 mph) ou menos; deixar de frear a tempo fará o carro voar.

A lei uruguaia exige que os motoristas mantenham as duas mãos no volante enquanto se movem, o que significa que você não pode usar um telefone celular enquanto dirige.

O limite de velocidade varia entre 75 e 110 km/h (47 e 68 mph) na maioria das rodovias intermunicipais, com 90 km/h (56 mph) padrão na maioria dos trechos, mas não é aplicado. O Uruguai não possui rodovias ou vias expressas de longa distância. Alguns trechos curtos das Rotas 1 e 5 a oeste de Montevidéu foram transformados em rodovias.

Esteja atento aos pedestres e ao trânsito lento nas estradas, especialmente nas áreas rurais e nos subúrbios mais pobres. Como os automóveis são muito caros, muitos uruguaios se deslocam apenas a pé, de táxi, de scooter, de motocicleta ou de ônibus. Tal como muitos países em desenvolvimento, o Uruguai carece de recursos para manter adequadamente as calçadas nos bairros pobres, por isso as calçadas muitas vezes têm rachaduras, buracos ou algo pior. Portanto, você verá pedestres andando frequentemente na rua, mesmo quando parece haver uma calçada ou trilha próxima à estrada.

Navegação[editar]

As rodovias nacionais uruguaias são bem conservadas, bem projetadas, fáceis de dirigir e em excelentes condições; são mantidos pela Corporação Rodoviária Privada do Uruguai (CVU) sob a supervisão da Diretoria Nacional de Rodovias (DNV). A CVU cobra um pedágio padrão (US$ 90 para um automóvel comum) para trafegar em ambas as direções em praças de pedágio estrategicamente localizadas em todo o país, perto de pontes sobre os principais rios (onde é difícil encontrar um desvio gratuito). As transições entre a CVU/DNV e o departamento local de manutenção rodoviária são sempre marcadas com grandes sinais (se a mudança chocante na qualidade do pavimento ainda não a tornar óbvia). As estradas sob manutenção local tendem a variar muito em termos de qualidade.

A rodovia de longa distância mais importante do Uruguai é a Ruta Interbalneria (IB) que liga Montevidéu a Punta Del Este, que é uma estrada de quatro pistas com amplo canteiro central. Observe que o IB foi construído como o que as pessoas do oeste da América do Norte chamam de via expressa; isto é, o tráfego cruzado ainda atravessa em nível nas interseções, e não em cruzamentos com viadutos e passagens subterrâneas. A maioria das outras rodovias são rodovias de duas pistas.

É quase impossível obter roteiros em papel do Uruguai fora do país. Felizmente, a ANCAP vende um excelente pacote de mapas em todos os seus postos de gasolina que, a partir de 2012, inclui três mapas. Dois são grandes mapas de folhas dobráveis. Um deles é um mapa rodoviário de nível geral, que tem todo o bloco do Mercosul de um lado e todo o Uruguai do outro. O outro é um mapa detalhado das ruas de Montevidéu. O terceiro mapa é um livreto com mapas de ruas detalhados de todas as capitais departamentais e de várias outras cidades importantes, incluindo Punta del Este.

Google Maps, Bing Maps da Microsoft e OpenStreetMap têm excelente cobertura de Montevidéu, e os dois primeiros também têm boa cobertura do resto do país. Embora agora existam aplicativos móveis disponíveis que permitem aos usuários baixar dados do OpenStreetMap antecipadamente para o celular, a cobertura do OpenStreetMap de áreas fora de Montevidéu e Punta del Este ainda está incompleta.

Outra peculiaridade importante a ter em mente é que apenas os serviços de mapas online retratam com precisão as ruas de mão única comuns em Montevidéu e em outras cidades e vilas uruguaias. Praticamente todos os roteiros em papel uruguaios (incluindo os mapas da ANCAP e os mapas oficiais do Ministério do Turismo e Esporte) não possuem setas para mostrar a direção das ruas de mão única.

Emergências[editar]

Preste atenção aos números de telefone de emergência afixados em destaque nas rodovias e mantenha-os em mente. O Uruguai não é um país perigoso, mas como é maioritariamente agrícola e pouco povoado entre as cidades, se o seu carro avariar, poderá demorar muito tempo a caminhar até ao telefone público mais próximo. Recomenda-se levar consigo um telefone celular. A Antel é a estatal e a principal fornecedora.

De ônibus[editar]

Os serviços de ônibus do país são eficientes. Serviços de longa distância e internacionais partem da estação Tres Cruces, na capital.

Uma boa referência para longas distâncias é a comparação de 1 U$ (peso uruguaio) = 1 km. Assim, por exemplo, distâncias de 400 km costumam ficar perto de U$ 400.

O Uruguai possui um extenso sistema interno de ônibus , na prática a única forma de se locomover entre as cidades se você não estiver dirigindo. De Montevidéu partem ônibus interdepartamentais da estação Tres Cruces que também atende os ônibus internacionais. Muitas vezes existem várias empresas que servem as rotas e os autocarros são frequentes, seguros, confortáveis ​​e acessíveis. Os ônibus geralmente partem na hora certa.

Dependendo da empresa, as passagens geralmente podem ser compradas online, nas rodoviárias e a bordo dos próprios ônibus. Se comprar os bilhetes antes da partida terá um lugar reservado, caso contrário poderá sentar-se em lugares que não estejam ocupados (caso contrário, há lugar para ficar no corredor). Normalmente, há um inspetor separado a bordo para vender e verificar as passagens. O inspetor pode perguntar onde você está descendo; se você planeja descer no terminal de ônibus do seu destino, basta dizer " terminal ".

As empresas que oferecem transporte de ônibus de longa distância incluem COT (Compañía de Ómnibus Turismo), COPSA (Compañía Oriental de Transportes SA), Rutas del Plata , Turil , Turismar , Rutas del Sol, Buquebus, Agencia Central, Nossar, Tata, Copay, Nuñez e Chade.

Várias cidades também possuem sistemas de ônibus locais; O de Montevidéu é naturalmente o maior. Pode ser difícil encontrar informações on-line sobre rotas de ônibus locais , especialmente para outras cidades além de Montevidéu, mas se você perguntar a um morador, ele geralmente saberá quais rotas vão para onde.

Para ônibus locais e interdepartamentais, você pode sinalizá-los em um ponto de ônibus esticando o braço horizontalmente ao lado do corpo, perpendicular à estrada, como se estivesse apontando para o outro lado da rua.

Greves de ônibus de um dia ( paros ) não são incomuns, resultando em serviço limitado ou nenhum serviço. Freqüentemente, eles servem apenas para ônibus interdepartamentais, enquanto os ônibus locais circulam sem interrupções.

De trem[editar]

Existem trens de subúrbio na região de Montevidéu e alguns trens turísticos. Os serviços de longa distância foram suprimidos. De média distância, há um trem diário para Florida, a 110km.

Existem serviços limitados de trens suburbanos em torno de Montevidéu, fornecidos pela Administración de Ferrocarriles del Estado . Existem alguns trens turísticos que não possuem horários fixos. Você precisa encontrar anúncios sobre eles na estação ferroviária de Montevidéu, localizada na esquina da Nicarágua com o Paraguai. Não há serviço regular de trem de longa distância . O meio de transporte público mais comum é o ônibus (ônibus locais dentro de Montevidéu e de Montevidéu para outras principais cidades do país).

Fale[editar]

Espanhol, português, portunhol.

O espanhol é a língua oficial e nacional do país.

A pronúncia e o uso do pronome vos em vez de é praticamente igual à variedade espanhola falada na Argentina, também conhecida como espanhol rioplatense . No entanto, é notavelmente diferente do espanhol falado na Espanha no que diz respeito à pronúncia, gramática e vocabulário. Se você não estiver familiarizado com o dialeto local, esteja preparado para ter que pedir regularmente às pessoas com quem você está conversando que repitam.

Embora a maioria dos uruguaios tenha estudado inglês na escola, na verdade eles não o falam nem o utilizam. No entanto, alguns uruguaios estudaram inglês em institutos privados, por isso falam-no bem. Fora de Montevidéu, Colônia e Punta del Este, há poucos falantes de inglês. Na maioria dos pontos turísticos (shopping centers e em Punta del Este), há alguém que fala inglês e restaurantes sofisticados e aqueles que atendem turistas geralmente têm alguém na equipe que fala inglês. Na prática, o conhecimento do espanhol básico é indispensável para viagens independentes no Uruguai.

Se você tentar se comunicar em espanhol ou com gestos, a maioria dos uruguaios tentará ajudá-lo. Aqueles que falam inglês muitas vezes irão destacar você e iniciar uma conversa, ansiosos para experimentar seu inglês. As pessoas são gentis e prestativas e ficarão felizes em conhecer um estrangeiro.

Nos principais pontos turísticos e em qualquer lugar próximo à fronteira brasileira, você pode conviver com o português . Não se surpreenda se você falar com alguém em português e ele apenas responder em espanhol, imaginando que se você falar português poderá entender espanhol o suficiente para entender o que está dizendo. Perto da fronteira também se pode ouvir Portuñol , uma mistura de português e espanhol.

A comunidade surda no Uruguai utiliza a Língua de Sinais Uruguaia ( lengua de señas uruguaya ).

Se você quer estudar espanhol em uma academia de idiomas, você pode conferir o Grupo de Turismo Idiomático, uma iniciativa do setor privado apoiada pelo Ministério do Turismo.

Veja[editar]

Embora existam coisas interessantes para ver em todo o Uruguai, os principais pontos turísticos estão concentrados no litoral. Talvez sem surpresa a maior concentração de coisas para ver seja a capital, Montevidéu . Lá o "pai da nação uruguaia", o general José Artigas repousa em um mausoléu sob uma estátua equestre de si mesmo no meio da Plaza Independencia, cercado por edifícios emblemáticos da capital, como o Palácio Salvo, o antigo e o novo palácio presidencial, o portão da cidade e o Edifício Ciudadela. Passando pelo portão da cidade chega-se ao centro histórico de Montevidéu que abriga vários museus, edifícios antigos que já foram residências de famílias ricas e também o Puerto del Mercado. Outros pontos de interesse a não perder em Montevidéu incluem o edifício neoclássico do parlamento Palácio Legislativo, o Estádio Centenário e o museu do futebol adjacente e o passeio marítimo Rambla, com 22 km de extensão, que se estende ao longo da costa atlântica, com vários pontos turísticos próximos ou próximos.

Uma viagem de ônibus de duas horas e meia para oeste leva você até Colônia do Sacramento , uma cidade fundada em 1680 pelos portugueses. Embora a parte moderna da cidade não seja uma grande atração turística, o bem preservado bairro colonial histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO . Por estar localizado a apenas uma hora de catamarã de Buenos Aires, é também um passeio popular para visitantes da capital argentina.

A leste de Montevidéu fica Punta del Este , um balneário popular entre os ricos e famosos e a cidade onde estão localizados a escultura Los Dedos e o museu resort Casa Pueblo. Ao norte de Punta del Este fica a cidade de Maldonado com o farol de José Ignacio. Mais perto da capital fica a cidade de Piriápolis onde você pode visitar o Castillo de Piria.

Mais longe dos roteiros mais conhecidos, confira a história industrial do Uruguai em Fray Bentos , onde uma antiga fábrica de processamento de carne também é Patrimônio Mundial. E é claro que essa carne tinha que vir de algum lugar – o Uruguai também tem uma forte história de agricultura, e os visitantes podem visitar estâncias (fazendas) espalhadas por todo o interior do país. No interior norte , você certamente encontrará gaúchos : vaqueiros uruguaios que ainda usam roupas tradicionais e andam a cavalo ao longo da rodovia.

Faça[editar]

  • Uma das melhores experiências para ter durante a sua estadia no Uruguai é assistir a um jogo de futebol entre Nacional e Peñarol, os dois times de futebol mais acompanhados do país, mas tome cuidado com os torcedores radicais de ambos os times, pois eles podem se envolver em brigas e violência.
  • Apanhar sol, surfar e nadar nas praias da costa atlântica. As praias mais importantes estão em Punta del Este, Piriápolis, La Paloma, La Pedrera, Cabo Polonio, Punta del Diablo e Santa Teresa (parque nacional e camping).
  • Observando as estrelas em lugares mencionados pelo projeto Mirá las Estrellas [link morto] de Fefo Bouvier
  • Observação de aves nas estâncias turísticas da Rocha.

Eventos[editar]

  • Llamadas de Reyes - tambores de candombe - 6 de janeiro em Montevidéu
  • Desfile de Llamadas - desfile de candombe - primeira sexta-feira de fevereiro no Barrio Sur, Montevidéu
  • Concurso de Carnaval - encenações populares divididas em diferentes estilos: murgas, revistas, humoristas, parodistas e lubolos - fevereiro em Montevidéu
  • Fiesta de la Patria Gaucha - celebrando a cultura gaúcha - primeira semana de março em Tacuarembó
  • Noche de la nostalgia - 24 de agosto, véspera do Dia da Independência, quando as casas noturnas tocam músicas antigas e os uruguaios festejam a noite toda

Compre[editar]

R$ 1,00 vale U$ 10,00 (pesos uruguaios) (03/out/2011), mas é melhor levar dólar para trocar lá, pois o câmbio é mais compensador (US$ 1,00 vale U$ 19,90) (03/out/2011). Os bons hotéis também fazem câmbio (somente de dólar para peso uruguaio).

Em Montevideo: artesanato e antiguidades nas imediações do Mercado do Porto, além do Shopping de Punta Carretas, próximo à praia. O prédio foi um presídio, atualmente todo reformado, abrigando lojas de grifes famosas e um magnífico supermercado com todos os produtos típicos e de excelente qualidade, como salames, compotas, vinhos, cervejas, queijos, etc., a preços convidativos.

Dinheiro[editar]

Taxas de câmbio para peso uruguaio

Em janeiro de 2024:

  • US$ 1 ≈ US$ 39
  • € 1 ≈ U$ 43
  • Reino Unido£1 ≈ U$48

As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para essas e outras moedas estão disponíveis em XE.com

A moeda uruguaia é o peso (código ISO: UYU ). Os preços são cotados utilizando o símbolo U$ , que pode ser facilmente confundido com o símbolo do dólar americano.

Os preços de bens e serviços mais caros (acima de US$ 100, em geral) são frequentemente cotados em dólares americanos em vez de pesos, e os dólares americanos são surpreendentemente amplamente aceitos, mesmo em alguns restaurantes de fast food. Locais que atendem visitantes estrangeiros muitas vezes também aceitam pesos argentinos ou reais brasileiros. Todas essas moedas usam o símbolo “$”, então verifique em qual moeda os preços estão se não tiver certeza.

As moedas no Uruguai vêm em denominações de 1, 2, 5 e 10 pesos uruguaios. As notas no Uruguai vêm em denominações de 20, 50, 100, 200, 500, 1.000 e 2.000 pesos uruguaios.

Bancário[editar]

Dinheiro, caixas eletrônicos e cartões de crédito[editar]

Os cartões de crédito não são tão amplamente aceitos como na América do Norte ou na Europa - estabelecimentos menores geralmente aceitam apenas dinheiro ( efectivo ). Tente ter o troco mais ou menos exato, pois mesmo em um supermercado de médio porte podem ter alguns problemas para devolver o troco se você estiver pagando compras no valor de U$ 600 com uma nota de U$ 1.000. Você pode trocar uma nota grande por troco menor sem pagar comissão no Abitab , um balcão único com filiais em todo o Uruguai que oferece todos os tipos de serviços, incluindo pagamento de contas, compra de ingressos para apresentações e adição de dinheiro em cartões de trânsito.

Muitos caixas eletrônicos uruguaios podem distribuir dólares americanos além de pesos. Você pode encontrar caixas eletrônicos procurando placas que digam "BanRed" ou "RedBrou". RedBrou tem taxas mais baixas, mas muitas de suas máquinas são apenas para depósito. Alternativamente, dirija-se a uma agência do Banco República, que normalmente possui caixas eletrônicos; eles declaram uma taxa de US$ 0,75-1,50, que, no entanto, aparentemente não se aplica a certos cartões, por exemplo, alguns cartões de crédito alemães que oferecem saques gratuitos em todo o mundo. Então, é melhor tentar uma vez, então você sabe.

Você pode trazer euros, mas as taxas de câmbio geralmente têm um desconto de 5 a 10% sobre a taxa oficial, enquanto muitas taxas de cartão de crédito têm apenas 1% de desconto mais a taxa normal do cartão de 0 a 3%. Portanto, vindo da Europa, provavelmente os cartões serão preferidos devido à sua segurança e conveniência. Os dólares americanos, no entanto, podem ser trocados a taxas altamente competitivas, herdando uma taxa muitas vezes de apenas 1% ou menos. Os câmbios (também conhecidos como Bureau de change ) são numerosos e difundidos; onde quer que você tenha um banco ou um (Red)Brou, provavelmente também haverá um Cambio na cidade.

Trocar euros no aeroporto é caro, com taxas de cerca de 20% de desconto nas taxas interbancárias oficiais.

Compras[editar]

O Uruguai é como muitos países em desenvolvimento no sentido de que o setor varejista ainda é dominado por pequenas lojas especializadas, pequenos supermercados e pequenos shopping centers lotados. Não existem verdadeiras lojas de departamentos no país que sejam remotamente comparáveis ​​às lojas gigantes encontradas em Nova York ou Paris. Mesmo os edifícios comerciais ao longo da Avenida 18 de Julio, no centro de Montevidéu, não são lojas de departamentos, mas coleções de 10 a 20 lojas menores. Em todo o país, existe apenas um verdadeiro hipermercado, o Geant (operava uma joint venture entre a cadeia local Disco e a cadeia francesa Geant), que constitui uma cópia razoavelmente decente dos hipermercados noutros locais (até ao enorme parque de estacionamento, ao tecto alto e aos amplos corredores). O Uruguai não tem as grandes lojas “matadoras de categoria” pelas quais os EUA são famosos (e que foram copiadas em menor grau na Austrália e na Europa).

Uma rede de supermercados bastante difundida é a Ta-ta . Esses supermercados relativamente pequenos vendem uma ampla variedade de produtos, desde alimentos e utensílios domésticos até roupas e até coisas que você pode levar para casa como lembrança. Se você esqueceu de trazer algo para sua viagem, provavelmente poderá encontrá-lo lá. A maioria deles está aberta sete dias por semana.

Lojas diurnas como Ta-Ta , Devoto , Tienda Inglesa e Disco fecham mais cedo, geralmente às 21h, mas produtos essenciais podem ser comprados em postos de gasolina que permanecem abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o país.

Existem vários shopping centers, quatro deles localizados na capital: Montevidéu Shopping Center , Punta Carretas Shopping Center , Portones Shopping , Tres Cruces Shopping (que também funciona como estação rodoviária de longa distância), e o recém-inaugurado Nuevo Centro .

Produtos[editar]

O Uruguai não fabrica a maioria dos bens de consumo localmente. A maioria dos itens nas lojas foi importada da China, da Argentina ou do Brasil. Pior ainda, o Uruguai cobra elevadas tarifas de importação e um elevado imposto sobre o valor acrescentado (IVA) de cerca de 22% sobre praticamente tudo. Conseqüentemente, os produtos importados custam tanto quanto na Austrália, no Canadá ou na Europa. Os produtos uruguaios, por outro lado – compostos principalmente por alimentos e produtos de couro – podem ser muito acessíveis.

Algumas partes das lojas uruguaias apresentam inúmeras marcas de alta qualidade familiares a qualquer norte-americano, como sabonete Dove, pasta de dente Colgate, enxaguatório bucal Listerine, frutas enlatadas Del Monte e assim por diante. Existem outras marcas com logotipos familiares, mas nomes estranhos; por exemplo, a marca sul-americana de sucos da Coca-Cola é del Valle, que tem um logotipo semelhante ao da marca norte-americana de sucos da Coca-Cola, Minute Maid.

No entanto, o Uruguai não é uma grande prioridade para a maioria das outras marcas encontradas no mundo desenvolvido, o que significa que os seus produtos são (felizmente!) raros ou inexistentes aqui. As marcas disponíveis localmente (como observado, importadas principalmente da China) tendem a ser de baixa qualidade. Dado que o mercado uruguaio é tão pequeno e a maioria dos uruguaios ainda é relativamente pobre em comparação com os consumidores de outros lugares, os retalhistas uruguaios não têm o poder de negociação dos seus homólogos norte-americanos ou europeus. Por sua vez, as fábricas chinesas vendem frequentemente as suas linhas de produtos da mais alta qualidade aos mercados dominantes do Primeiro Mundo e enviam as suas linhas de produtos de qualidade medíocre para o Uruguai e outros pequenos países em desenvolvimento. Por exemplo, enquanto os consumidores americanos e europeus estão habituados a anúncios de roupas de cama de luxo feitas de têxteis com mais de 700 fios tecidos de algodão egípcio ou pima, as roupas de cama de luxo no Uruguai consistem em têxteis com mais de 250 fios tecidos a partir de misturas de algodão/poliéster.

Itens populares para comprar incluem cabaças de erva-mate , antiguidades, tecidos de lã e artigos de couro: jaquetas, bolsas, carteiras, cintos, etc. No que diz respeito aos têxteis e artigos de couro, embora os preços possam parecer grandes pechinchas, é preciso ter em mente que os projetos locais são inferiores aos projetos de outros lugares. O Uruguai ainda está décadas atrás de outros países no que diz respeito à qualidade da metalurgia, o que é um problema sério, já que artigos de couro como bolsas e cintos possuem peças metálicas como fechos e fivelas.

Gorjeta[editar]

A gorjeta não é obrigatória. Normalmente 10% em restaurantes serão suficientes. Dar gorjeta aos taxistas é totalmente opcional.

Coma[editar]

A comida no Uruguai é cara para os padrões brasileiros, seja em restaurantes, seja nos supermercados e frutarias. Prepare-se para gastar mais do que está acostumado.

Não deixe de experimentar:

  • Doce de leite
  • Alfajor (alfajores de neve e Portezuelo Black ou Mousse, que você encontra nos supermercados TATA)
  • Chivitos (pronuncia-se "Tivitos") - Qualquer restaurante ou bar oferece esta comida. Trata-se de um sanduíche composto principalmente por bife fino de filé mignon, alface, tomate, ovo frito, presunto e queijo. Podem variar dependendo do tipo. Claro que, sempre com mais ingredientes. O exemplo citado foi o mais comum que possa se achar. Os chivitos vêm acompanhados de uma abundante porção de batata frita. Pode ser pedido ao prato, onde as porções ficam maiores. Não se surpreenda se um chivito ao prato não puder ser totalmente consumido por 2 pessoas.
  • Chorizo - Sanduíche com pão de hamburguer e recheio de linguiça, alface, tomate, chimichurri, maionese, azeitonas, batata palha, etc. Nos trailers de feira livre e parques custa R$ 6,00 (setembro 2011), incluindo refri. É muito saboroso e vale por uma refeição bem servida.
  • Hamburguesa
  • Pancho (ou Frankfurter) - Salsicha (diferente da que se come no Brasil) com muito sabor que costuma ser servida sozinha, com bacon, com mussarela ou ambas coisas. Preço muito barato que para uma pessoa dependendo do tanto que coma pode servir como refeição.
  • Empanada
  • Parrillada (ou Asado, é o churrasco feito na grelha com uso de lenha, com cortes tradicionais e todo o tipo de "hachuras" como rins, intestinos, estômago, timo, e ainda morcelas e vários tipos de embutidos)

A culinária uruguaia é típica de países temperados, rica em manteiga, gordura e grãos, e pobre em especiarias. Tem uma importante influência italiana devido à forte imigração italiana. Se você é do Mediterrâneo ou do México, achará insípido, mas se vier do Norte da Europa, da Rússia ou dos EUA, não terá problemas para se acostumar.

Preços[editar]

A partir de maio de 2014, o café da manhã para 4 pessoas (um litro de suco de frutas e dois pacotes de biscoitos) pode custar apenas US$ 100 em um supermercado, uma porção de fast food custa aproximadamente o mesmo, enquanto as refeições em restaurantes com mesas em geral começam a partir de U$300. Muitos restaurantes cobram couvert.

Restaurantes e alguns outros serviços dão descontos se você pagar com cartão de crédito estrangeiro. (O desconto, que foi estabelecido pelo governo para incentivar o turismo, é uma redução do imposto sobre o valor acrescentado.)

Especialidades[editar]

Existem muitos mercados públicos onde você pode obter uma centena de variedades de carne . Os vegetarianos podem pedir ravioli ou outras massas em qualquer lugar, mas verifique se o molho não contém carne. Os veganos podem ter problemas porque a carne e os laticínios são quase onipresentes; existem restaurantes com boas opções veganas, mas são poucos e raros.

Empanadas (tortas de carne ou queijo feitas à mão) são um excelente lanche ou almoço portátil, barato e delicioso. Você pode encontrá-los facilmente em muitas padarias de esquina.

O Uruguai tem sido tradicionalmente um país pecuário, com o gado superando o número de pessoas em mais de dois para um e, portanto, oferece bifes excelentes (e acessíveis) . Um prato que não deve faltar é o chivito , um sanduíche de ataque cardíaco em uma travessa (alguns guias o chamam de "bomba de colesterol") feito com uma combinação de bife de lombo grelhado, tomate, alface, cebola, ovos (cozido e depois fatiado), presunto, bacon, queijo mussarela e maionese e batata frita. Existem duas versões de chivito. Al pan significa que é servido “no pão”, esta é a variante clássica e parece um hambúrguer servido no prato. Se for servido al plato é como um hambúrguer sem pão e muitas vezes com mais vegetais.

Asado é um churrasco típico uruguaio, composto por uma variedade de carnes grelhadas (costela bovina, linguiça, chouriço e pães doces e outras miudezas) na brasa. Quase todos os uruguaios sabem prepará-lo e suas variações aparecem nos cardápios da maioria dos restaurantes. Para uma experiência tradicional, experimente no mercado "Mercado del Puerto", na zona portuária de Montevidéu. Como muitos dos imigrantes europeus que chegaram à região do Rio de la Plata há um século vieram da Itália, os pratos italianos têm um lugar especial na culinária local, muitas vezes com um toque local. O parente local do schnitzel da Europa Central, Milanesa , é feito com carne bovina em vez de suína e também está disponível como sanduíche.

Os bizcochos são pastéis populares que podem ser adquiridos nas padarias locais entre outras confeitarias locais e sanduíches como o sanduíche olímpico , que também pode ser encontrado na maioria dos supermercados.

Tortas fritas (uma espécie de panqueca frita), pastéis e garrapiñada (amendoins torrados com açúcar), além de hambúrgueres e choripanes , são comumente vendidos na rua.

O Uruguai, com seu extenso litoral, também desfruta de uma excelente variedade de frutos do mar e peixes . O sabor do peixe mais comumente oferecido, a brotola , pode ser familiar aos povos da América do Norte, onde é chamada de pescada.

Nas sobremesas, o doce de leite , uma espécie de caramelo feito com leite adoçado, é encontrado em todos os tipos de confeitos, desde sorvetes até alfajores (sanduíches de biscoito recheados com doce de leite), Ricardito e chajá (disponíveis em todos os supermercados).

Beba e saia[editar]

  • Mate
  • Cervejas Patricia, Norteña, Pilsen e Zillertal são excelentes.

O vinho da uva Tannat é hoje a maior preciosidade uruguaia. Além de ser um vinho de primeira qualidade é também recomendado pelos cardiologistas como remédio para baixar o colesterol devido ao alto teor de antioxidantes. Atualmente há um verdadeiro frenesi mundial por esse vinho. O bar El Pony Pisador, nas proximidades do Teatro Solís, é um dos pontos altos da noite uruguaia.

  • Mate ( MAH-teh ) - O mate é derivado da planta erva-mate que foi originalmente usada pelos indígenas Guarani que viviam perto do Rio da Prata . Esta bebida tradicional é onipresente – você verá mais pessoas carregando uma cabaça de mate e uma garrafa térmica nas ruas de Montevidéu do que pessoas com café para viagem em Nova York. No entanto, dificilmente pode ser encomendado em restaurantes; como jovens e velhos andam com seu próprio copo e garrafa térmica na rua, provavelmente não haveria ninguém pedindo isso em um café ou restaurante, se eles os oferecessem. Talvez você precise comprar um pacote em um supermercado e fazer o seu próprio. As cabaças estão amplamente disponíveis e variam de econômicas a superluxuosas de prata e chifre. A maioria dos uruguaios prefere beber o mate sem açúcar, chamado Mate amargo . Cabaças e chifres são constantemente reabastecidos com a bebida, do nascer ao pôr do sol. Mas como cada um prepara o seu próprio companheiro, os cafés e restaurantes raramente o servem. Mate é uma bebida social. Se você estiver com um grupo de uruguaios, provavelmente eles lhe oferecerão um pouco, fique atento, será quente e poderá ter um sabor um pouco amargo. Se você experimentar, todos ficarão felizes.
  • Salus – Uma água mineral engarrafada no Uruguai. Se você está um pouco apreensivo em beber água da torneira, esta é uma ótima opção!
  • Tutti Frutti — Uma mistura de delicioso suco de fruta espremido na hora com gelo.
  • Cerveja – O álcool é relativamente barato. A cerveja costuma ser vendida em garrafas de 1L. Você basicamente tem uma seleção de cervejas típicas. Os mais comumente encontrados são Patricia ou Pilsen, com Zillertal também frequentemente disponível. Você também pode pedir um chopp, que é um chopp (e se não for especificado, normalmente é Patrícia). As cervejas uruguaias podem ser compradas a US$ 80 nos supermercados.
  • Uvita – Especialidade do Bar Fun Fun, licor com sabor de passas servido em copo shot.
  • Medio y Medio – Um mix especial de bebidas feito por "Roldós", no Mercado del Puerto
  • Paso de los Toros (um refrigerante exótico à base de pomelo)
  • Vinho – O Uruguai também vem adquirindo reputação por seus vinhos finos, especialmente os produzidos a partir da uva Tannat. O rótulo "VCP" ( Vino de Calidad Preferente ) identifica vinhos qualificados, em contraste com os vinhos de mesa ( vinos de mesa ). Uma mistura engarrafada de vinhos chamada medio y medio pode ser encontrada na maioria das lojas.
  • Uísque – A bebida alcoólica forte mais comum é surpreendentemente o uísque, mesmo muitas marcas famosas, como Johnnie Walker, sendo fabricadas no Uruguai sob licença. Uma garrafa de 1l das marcas mais baratas pode ser comprada por US$ 250 no supermercado.
  • Grappa – Álcoois fortes ainda mais baratos são as grappas e cañas destiladas localmente que podem ser compradas na maioria dos supermercados e também podem ser degustadas em muitas pizzarias onde também vendem grappa con limón , o mesmo licor aromatizado com limão.
  • Comparado ao Brasil, o café servido tanto em cafeterias quanto em hotéis é supostamente bastante insípido, porém na rede de sorveterias Freddo eles têm um bom café.

A vida noturna vai até tarde no Uruguai. As casas noturnas geralmente dispensam o couvert para chegadas “antecipadas” até meia-noite, e não é incomum que um show ou uma noite de festa termine ao amanhecer.

Durma[editar]

Nas proximidades da Ciudad Vieja e da Plaza Independencia, há abundância de hotéis dos mais variados estilos e preços. Um hotel barato, com ótima localização e atendimento impecável é o Palacio, localizado na Rua Bartolomé Mitre, a uma quadra da Plaza Independencia. Outra recomendação boa é o hostel. Existem dos mais variados e com preços acessíveis. Com a diária aproximada de R$ 30, alguns oferecem café-da-manhã. Para quem não tem problema de compartilhar quartos e/ou banheiros é uma excelente opção.

Para os amantes da natureza, observadores de aves e aqueles que procuram um descanso do mundo acelerado, existem muitas “estâncias” em ambientes serenos e pacíficos, rodeadas por muitas espécies de aves nativas e migratórias, que oferecem uma oportunidade única de reconexão com a natureza.

Há muito mais casas de praia para alugar ao longo da costa do que quartos de hotel reais. Eles são abundantes e fora da alta temporada são acessíveis. Durante as duas primeiras semanas de janeiro é impossível encontrar alguma coisa, todas as casas e quartos de hotel são reservados com meses de antecedência.

Além disso, é possível acampar em vários locais (gratuitos ou com comodidades), principalmente perto da praia. No entanto, considere que muitos terrenos são propriedade privada, por isso você não deve acampar aqui. Consulte o OpenStreetMap , que muitos aplicativos móveis como OsmAnd ou Mapy.cz usam, para encontrar locais que foram marcados por outras pessoas como possíveis locais de acampamento.

Aprenda[editar]

Sobre a cultura do país em que está visitando, pois assim será bem mais fácil o entrosamento e o convívio com as pessoas durante sua estadia.

A sociedade uruguaia sublinha a importância da educação e o país tem uma das mais altas taxas de alfabetização e sistemas educacionais mais respeitáveis ​​da América do Sul. Os educadores são geralmente membros respeitados da sociedade uruguaia; levam muito a sério os seus deveres, praticamente não há corrupção no sistema educativo e espera-se que os professores desempenhem um papel vital na definição do futuro do país.

No entanto, o Uruguai não é um destino muito popular para estudantes estrangeiros e o país possui um número moderado de universidades. A maioria das universidades ministra aulas em espanhol ; portanto, ter um excelente conhecimento de espanhol é essencial para desbloquear toda a gama de oportunidades de aprendizagem no país.

A Universidade da República é a universidade mais antiga e prestigiada do país, com mais de 150.000 alunos.

Trabalhe[editar]

Encontrar emprego no Uruguai pode ser uma questão competitiva; a pequena dimensão da economia e uma oferta excessiva de mão-de-obra qualificada significam que não há trabalho suficiente para as pessoas e estes factores levam muitos uruguaios a procurar oportunidades de emprego no estrangeiro.

Existem inúmeras escolas de inglês que procuram falantes nativos como professores . Eles podem organizar documentos ou pagar professores por baixo da mesa. O salário não é bom, mas suficiente para viver em Montevidéu. As autorizações de trabalho não são particularmente difíceis de obter e o Uruguai permite converter um visto de turista em visto de trabalho sem sair do país. Os vistos de residência sem permissão para trabalhar exigem apenas que você comprove acesso a US$ 500 por mês.

O voluntariado (e aprender espanhol ao mesmo tempo) é algo importante na América do Sul – confira as informações gerais no artigo sobre a América do Sul .

Segurança[editar]

Segundo a opinião de especialistas, depois de Canada, o Uruguay é o segundo país mais seguro das Américas. O noticiário criminal local divulga curiosidades como a captura de meliantes que entraram em um boteco a noite para roubar cigarros! Crimes violentos, só na TV! Contudo, os nativos recomendam evitar a Ciudad Vieja durante a noite. Melhor não arriscar!

Historicamente, o Uruguai tem desfrutado de uma taxa muito baixa de crimes violentos em comparação com os seus vizinhos . Assim, argentinos e brasileiros tradicionalmente vão de férias ao Uruguai porque adoram não ter que se preocupar em serem roubados, sequestrados ou assassinados durante as férias. Ainda hoje, o Uruguai ainda está relativamente livre desses tipos de crimes.

No entanto, isso não significa que o Uruguai esteja livre do crime. As principais diferenças são que a maioria dos crimes uruguaios são de natureza não conflituosa ou não envolvem o uso gratuito de armas de fogo. Montevidéu, em particular, viu a sua taxa de criminalidade aumentar gradualmente desde a grave crise financeira de 2001-2002, e apresenta agora níveis moderadamente elevados de furtos, furtos e roubos, semelhantes aos encontrados nas principais cidades dos EUA. Felizmente, Punta del Este e a maioria das áreas rurais continuam a apresentar níveis de criminalidade relativamente baixos. Em Montevidéu, tome precauções: use cinto de dinheiro e/ou cofre de hotel para guardar objetos de valor, fique atento, fique longe de favelas óbvias e evite perambular por bairros desconhecidos ou duvidosos à noite. No geral, Montevidéu é tão segura quanto as grandes cidades europeias como Paris, Berlim, Londres ou Madrid.

Em uma emergência de segurança, ligue para 911 ou 999 . Para bombeiros, ligue para 104 . Para ambulância, ligue 105 .

A cannabis é uma das drogas mais consumidas no país e também legal. O Uruguai é o primeiro país do mundo onde a venda, o cultivo e a distribuição de cannabis são legais. Quanto à legalidade da maconha, o porte para uso pessoal não é penalizado se for de pequenas quantidades (alguns gramas), sejam uruguaias ou estrangeiras. A posse de grandes quantidades (por exemplo, um quilograma) é ilegal e punível por lei . A legalização desta droga em 2013 para uso pessoal (medicinal ou recreativo), venda ou armazenamento da planta (~480 gramas por ano) é apenas para cidadãos uruguaios maiores de 18 anos (cidadania natural ou legal) com capacidade legal. Da mesma forma que com o álcool, não é permitido dirigir sob o efeito de maconha, e tal infração pode acarretar multa.

Cães vadios podem ser encontrados em todo o Uruguai. Eles podem segui-lo um pouco esperando por comida, mas raramente são agressivos . Se eles chegarem perto demais para o seu gosto, (finja) pegue uma pedra e eles entenderão.

Desastres naturaar[editar]

O Uruguai é vulnerável a inundações . Se chover muito, as estradas podem ficar intransitáveis ​​e as casas ribeirinhas podem ter de ser evacuadas.

O Uruguai também é vulnerável a tornados e faz parte do Corredor de Tornados da América do Sul , a segunda área mais propensa a tornados do mundo (atrás do Beco do Tornado dos Estados Unidos). Monitore os avisos da mídia local e se você perceber que o céu está escuro, a luz assume um tom amarelo-esverdeado ou um som alto que parece um trem de carga, isso pode ser uma indicação de um tornado. Encontre abrigo imediatamente. Consulte o artigo sobre segurança contra tornados para análise dos problemas aqui.

Saúde[editar]

O Uruguai possui um dos melhores sistemas de saúde da América do Sul; a maioria das instalações médicas são comparáveis ​​aos padrões dos EUA e o país tem uma das maiores expectativas de vida do continente.

A água da torneira é segura para beber em todas as grandes cidades, embora a maioria dos moradores prefira beber água engarrafada. Dito isto, se o seu hotel ou anfitrião lhe disser para beber água engarrafada, você deve seguir as instruções deles – algumas casas têm tanques de armazenamento de água que podem não estar completamente limpos.

O Hospital Britanico (Hospital Britânico), SUMMUM e BlueCross & BlueShield Uruguai possuem serviços de qualidade europeia e são limpos e eficientes. Asociación Española, Medica Uruguaya e CASMU são as maiores empresas de saúde do Uruguai e possuem nível de qualidade europeu. Apenas não tome decisões imprudentes sobre o consumo de álcool.

As doenças tropicais não são uma grande preocupação no Uruguai; a malária e a dengue presentes em partes dos países próximos estão ausentes aqui. No entanto, as vacinas são geralmente recomendadas para hepatite A e febre tifóide.

No inverno do Hemisfério Sul você não encontrará muitos insetos no Uruguai, mas no verão há alguns mosquitos, especialmente depois de grandes tempestades.

Respeite[editar]

Os uruguaios, assim como os brasileiros e argentinos, são muito orgulhosos de seu futebol e de suas conquistas em copas do mundo. Ao conhecer Montevideo, sempre é de bom tom visitar o estádio Centenário, onde ocorrem os jogos da seleção e os grandes clássicos do país, dentre eles Nacional x Peñarol.

O Uruguai é considerado seguro e acolhedor para visitantes gays e lésbicas : está classificado em 12º lugar no mundo no Spartacus Gay Travel Index . Foi o primeiro país latino-americano a aprovar uma lei de união civil, e o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado em meados de 2013. Mesmo nas zonas rurais, os viajantes gays sofrem pouca discriminação manifesta. Existem alguns bares gays e lésbicas em Montevidéu e em Punta del Este. O único monumento público à diversidade sexual fica na Ciudad Vieja (cidade velha), em Montevidéu. Na última sexta-feira de setembro, Montevidéu celebra o “Mês da Diversidade” com um desfile no dia 18 de julho no centro da cidade.

Como em outros países da América Latina, é comum cumprimentar as pessoas com um beijo na bochecha. Mas ao contrário da maioria dos outros países, onde isto só é feito entre duas mulheres ou entre uma mulher e um homem, no Uruguai não é incomum os homens cumprimentarem-se desta forma também! (Aqueles homens que preferem não beijar outro homem na bochecha, em vez disso, apertarão as mãos.) Como em muitos países, esses beijos são, na verdade, mais um toque de bochecha a bochecha com um beijo no ar.

A pontualidade não é essencial aqui – encontrar-se alguns minutos atrasado não é incomum nem considerado rude.

Os uruguaios normalmente ficam calçados ao entrar em uma casa; A sabedoria convencional aqui é que andar descalço pela casa torna mais fácil pegar um resfriado.

Linguagem corporal[editar]

O sinal de “OK” (polegar e indicador em círculo) é um gesto excepcionalmente ofensivo. Não exiba isso. Um sinal de positivo é bom e não ofensivo.

Passar as costas da mão sob o queixo significa “não sei” ou “não sei do que você está falando”.

Não coloque os pés em cadeiras, escrivaninhas ou mesas.

Mantenha contato[editar]

Para ligar para o Brasil a cobrar, via Embratel, disque 0004555 de qualquer telefone.

Telefone[editar]

O monopólio nacional da telefonia fixa é a Antel , que fornece todos os postos públicos e também é a única provedora do serviço de Internet fixa.

Embora os telefones públicos da Antel aceitem apenas cartões magnéticos proprietários da Antel (que são difíceis, senão impossíveis de obter), é possível usar cartões telefônicos internacionais para ligar para casa tirando o telefone do gancho, aguardando o tom de discagem e discando o número correto Código de acesso. No entanto, observe que muitos telefones públicos não recebem manutenção adequada. Se você não ouvir um tom emitido para cada tecla, significa que o telefone está com defeito e você deve tentar outro.

O código do país do Uruguai é +598. Montevidéu e subúrbios têm números fixos começando com 2, enquanto o resto do país tem números fixos começando com 4.

Celular[editar]

A Antel também opera uma rede de telefonia celular e concorre com duas empresas privadas, Movistar e Claro. Todos os três possuem inúmeros quiosques e lojas em todo o país. São utilizadas as frequências europeia (1800 MHz) e norte-americana (1900 MHz).

Alguns albergues em áreas turísticas, como Colônia ou Costa Atlântica durante o verão, oferecem cartões SIM gratuitos, e as operadoras costumam patrocinar grandes eventos, nos quais também podem ser distribuídos cartões SIM gratuitos. A partir de 2023, os cartões SIM Antel gratuitos serão entregues no balcão de informações do aeroporto de Carrasco.

Todas as três empresas oferecem conectividade GSM, 3G HSPA e 4G LTE. No início de 2018, a Claro cobrava uma tarifa fixa de US$ 15 por dia pelo uso de dados móveis, e também tinha muitos outros pacotes disponíveis. A Antel cobra por uso de dados, e o conhecimento local diz que US$ 200 são suficientes para um mês.

Correspondêncar[editar]

O serviço postal nacional é o Correo Uruguayo . A maioria dos correios é muito difícil de encontrar e está aberta das 09h00 às 17h00; alguns estão abertos das 09h00 às 12h00.

As caixas de correio para depósito de correspondência de saída são feitas de plástico translúcido azul barato e são extremamente difíceis de encontrar fora dos correios. Algumas estações de correios possuem três caixas: uma para a cidade local, uma para correio nacional (“interior”) e outra para correio internacional (“exterior”).

As caixas de correio uruguaias são projetadas apenas para uso interno. Tenha em mente que a Correos licencia muitos varejistas, como farmácias, como agentes postais, e às vezes também podem ser encontradas caixas de correio nas instalações desses agentes.

Internet[editar]

A Antel é a única provedora de serviço de Internet fixa, enquanto a Dedicado é a principal provedora de serviço de Internet fixa sem fio. O WiFi é onipresente e pode ser encontrado em praticamente todos os hotéis decentes, bem como em muitos restaurantes, cibercafés e shopping centers.

Os hotspots WiFi da Antel normalmente estão disponíveis apenas para assinantes de Internet fixa da Antel, a menos que você esteja em um local com serviço gratuito como o Aeroporto Internacional de Carrasco, caso em que um nome de usuário e senha públicos para acesso gratuito são postados em destaque e sempre nome de usuário: senha antel: wifi. Os pontos de acesso WiFi dedicados são gratuitos para todos.

Alguns parques públicos também têm WiFi gratuito (mas não confiável) fornecido pelo governo – procure uma rede com um nome como “Ceibal” ou “Ceibalwifi”.

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!